O NOVO PERFIL DO PROFISSIONAL DO VAREJO

08 de dezembro de 2014.
COLUNA DA ESPECIALISTA EM RH VIVIANE GONZALEZ
Já se foi o tempo em que os melhores vendedores eram promovidos a
gerentes. Atualmente, as exigências do mercado aumentaram e para se tornar um
gerente no varejo e exercer com excelência esta função é preciso ter, no
mínimo, conhecimento de custos, gestão de pessoas, logística e, claro, saber
vender.
Aliado a tudo isso, o profissional procurado – e que está em falta – no
mercado de varejo dever ter carisma e capacidade de liderar grandes times. Deve
ser ávido por desafios, eficaz no curto prazo e, acima de tudo, um bom
planejador.
O malabarismo também faz parte do dia-a-dia deste profissional, que
precisa saber fazer muito com muito pouco, ou seja, gerar grandes
resultados  com pouquíssima verba, e ainda alinhar suas estratégias com as
da matriz.
Mas é preciso se atualizar também. Profissionais do varejo precisam
dominar o idioma inglês, e adentrar o mundo digital, ter conhecimento das
mídias digitais e redes sociais. Nunca, jamais ficar desinformado. É
inaceitável um profissional que não esteja antenado com o que está acontecendo
na sua cidade, região, estado, país e até no mundo.
Hoje, quem não colocar seu produto disponível onde, quando e como o
cliente quiser, está fadado ao esquecimento e, consequentemente, à morte.
Conhecer plataformas digitais de venda e utilizá-la de maneira benéfica é um plus que
o profissional do varejo tem a oferecer.
Difícil? Não. Possível. Mais do que isso, uma grande oportunidade para
quem se encaixa nas características citadas acima, já que temos notado uma
grande carência por profissionais no setor varejista.
Porém, com tudo isso vem também a valorização do profissional que atua
no mercado de varejo, o que corresponde a maior reconhecimento e a salários
mais altos, claro.
Muito valorizado e bem visto no mercado, o profissional de varejo é
multifuncional, sabe trabalhar sobre pressão e tem foco em resultados. São
verdadeiros líderes: carismáticos, simpáticos, dinâmicos e com uma imensa
capacidade de motivar qualquer equipe.
É muito comum ouvir: “Se fulano trabalhou no varejo está apto para
exercer a função em qualquer empresa de qualquer setor”. Se você trabalha na
área ou pretende entrar é preciso saber que, no varejo, nem todos os fatores de
interferência são previstos, coisas acontecem constantemente, a concorrência
lança novos produtos.
Tente antecipar as tendências, mas deixe espaço para mudanças. Esteja
sempre à frente da concorrência e, acima de tudo, entenda e se relacione bem
com seu público alvo.
Atente-se ao consumidor e inove em busca da excelência do atendimento,
sempre com foco em resultados. E Lembre-se: Quanto mais exigente se torna o
consumidor final mais qualificado tem que ser o profissional do varejo. A busca
é constante!
Sócia
Fundadora da Weplace, Viviane Gonzalez acumula mais de 9 anos de
experiência em Executive Search. Atualmente é a responsável pela Weplace
Talent, baseada em Campinas, que assessora clientes na busca por talentos e
futuros líderes para suas organizações. Viviane é graduada em Administração de
Empresas pela PUC-RS e tem MBA em Marketing pela FGV-RS. É fluente em inglês.
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