O PAPEL DOS CIOs NA DIFUSÃO DO MINDSET DIGITAL E EM SUA MATERIALIZAÇÃO NOS NEGÓCIOS

ARTIGO DE MAURO HOLTZ

A computação em nuvem (cloud computing) é considerada um dos principais expoentes da transformação digital, por oferecer mais agilidade, segurança e ainda ajudar a reduzir os custos de TI.  Falamos de um mercado de USD 600 bilhões no mundo, não é por acaso que em 2023 os gastos com Nuvem devem crescer 29.8% como previsto pelo Gartner, em recente pesquisa global, Gartner Forecasts. Segundo Sid Nag, analista e vice-presidente do Gartner, as organizações só podem gastar o que têm. Os gastos com nuvem poderão diminuir se os orçamentos gerais de TI encolherem, dado que a nuvem continua a ser a maior fatia dos gastos de TI e o crescimento orçamentário é proporcional.

Vale incluir um ingrediente a mais aqui, por trás desse avanço tecnológico de como consumimos tecnologia, existe antes de tudo uma verdadeira revolução no campo das ideias, pautada por uma nova mentalidade nos líderes de negócio, chamada de mindset digital. O conceito já é parte do dia a dia dos CIOs, mas muito mais do que ideias inovadoras, trata-se de uma cultura que possibilita a adaptação das organizações à nova realidade tecnológica. Assim, novos modelos de negócios são definidos e as organizações conseguem se antecipar às mudanças de mercado que não param. Ser um CIO protagonista, com atributos do mindset digital requer se posicionar como gerador de novas receitas, conectar clientes a produtos e serviços, liderar times multidisciplinares, e tornar a empresa toda disponível e acessível de forma ágil e segura, a qualquer momento, 24h por dia.

Voltando à nuvem, mas com os pés bem firmes no chão, para muitos CIOs, essa tecnologia se alinha ao mindset digital ao trazer celeridade às implementações de novos sistemas e projetos das áreas de negócios. Seja nos modelos de nuvem privada, pública ou híbrida, modelos de computação em nuvem possibilitam previsibilidade financeira, com capacidade elástica de crescimento, elementos essenciais para os negócios digitais.

Em relação à nuvem híbrida, por exemplo, minha experiência tem mostrado que é possível se beneficiar de condições vantajosas de uma solução dentro do país, com custos locais em reais, sem variação cambial, trazendo diferencial competitivo. Melhor ainda, é poder combinar plataformas dentro de um único Datacenter, onde os gigantes da indústria dividem o mesmo espaço, como a AWS, Microsoft, Google, IBM e Oracle. É assim que fazemos na Ativy Digital, levamos as empresas uma condição única de conectividade de alto desempenho e sem cobrança de dados trafegados, conectando Cloud Pública e Privada, com baixa ou sem latência.

Não há uma receita única, nem certa ou errada para se construir esse mindset digital dentro das organizações, mas sim aquela que funciona melhor para cada negócio. Por isso é preciso customizar os projetos, conforme a cultura e demanda de cada empresa. Nossa experiência diária mostra que vale a pena iniciar essa jornada com projetos de curto prazo e com alto valor agregado para o negócio. Esta é uma boa forma de provar o mindset digital e de começar a colher seus frutos.

 

Mauro Holtz é Diretor Comercial da Ativy, ecossistema brasileiro de tecnologia. Formado pela Universidade São Francisco e Marketing na ESPM, atuou 17 anos na IBM como executivo na área de vendas, onde foi diretor de vendas de serviços na área de Value Creation, para América Latina. Antes trabalhou com vendas de soluções de grande porte na Dell/EMC2 e foi diretor de novos negócios no Gartner.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LK DESIGN HOTEL TEM NOVA CARTA DE VINHOS E LANÇA BEBIDA DE MARCA PRÓPRIA

Um dos mais badalados hotéis da capital catarinense, o LK Design, renovou sua carta de …

Facebook
Twitter
LinkedIn