O QUE ESPERAR DA ECONOMIA PARA 2021 E QUAIS AS PRINCIPAIS OPORTUNIDADES?

Quais serão os rumos da economia e das finanças para o próximo ano? A pandemia causou muitos prejuízos ao longo de 2020 e criou um cenário desafiador para as empresas. Diante disso, as organizações precisarão agir de forma ainda mais estratégica. A fim de apoiá-las nesta jornada de adaptação e preparação para a retomada econômica, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná) promove o webinar “Cenários econômicos para 2021: o que esperar da economia brasileira e mundial e quais são as oportunidades?”, por meio do Grupo de Intercâmbio de Experiências em Planejamento Estratégico (GIEPE).

O encontro virtual marcado para o dia 10 de dezembro (quinta-feira), às 10h30, trará as perspectivas econômicas e tendências para o mercado nacional e internacional. No time de palestrantes estão: Carlos Eduardo Guimarães, sócio-fundador da 4Trader Investimentos; Gabriele Gotwald, sócia-fundadora da 4Trader Investimentos; Debora Nogueira, economista na AZ Quest e Vinicius Langoni, que atua no relacionamento com investidores dos fundos geridos pela AZ Quest.

O objetivo principal é abordar as projeções para o cenário econômico em 2021, mostrando os riscos e as oportunidades por meio de questionamentos e temas pontuais. Entre eles, a possibilidade de recuperação do PIB, após a queda em 2020; cenários pós-eleição americana (o novo presidente trará um ambiente global menos protetivo e mais globalista?); a liquidez global e o risco de inflação (fenômeno passageiro ou duradouro?); os juros em 2021 conseguirão permanecer em 2% ao ano?; possibilidades de atratividade para investidores estrangeiros e oportunidades para as empresas dentro desses cenários.

O palestrante Carlos Eduardo Guimarães comenta sobre o impacto nos resultados financeiros das empresas e no poder de compra das pessoas. “Foi um ano de mudanças expressivas. A pandemia da covid-19 afetou profundamente a trajetória esperada para a economia brasileira em 2020, que havia começado com boas perspectivas. Após o impacto inicial da crise, a economia apresentou recuperação ao longo do segundo e do terceiro trimestre”, relata.

O sócio-fundador da 4Trader Investimentos ainda acrescenta a importância da visão estratégica das empresas neste momento. “É necessário entender o que nos espera pela frente para antecipar possíveis desafios no decorrer do caminho e auxiliar na tomada de decisões”, conclui Guimarães.

Estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Esta é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), entidade atualmente dirigida pelo Conselheiro de Administração e Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas F. H. Hoffrichter.

Fundada em 1972, a AHK Paraná integra uma rede composta por mais de 140 Câmaras binacionais alemãs em 92 países ao redor do mundo que trabalham em prol do fomento profissional de seus associados e no estímulo ao networking entre diferentes organizações. Com foco no desenvolvimento do Paraná, a AHK Paraná está entre as cinco melhores e mais completas câmaras bilaterais do Brasil e agrupa empresas de capital ou know-how alemão e companhias brasileiras instaladas no estado com interesses na Alemanha.

 

Foto: Palestrante Carlos Eduardo Guimarães, sócio-fundador da 4Trader Investimentos.

Crédito: Divulgação.

 

 

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

VIRACOPOS DEVE RECEBER 248 MIL PASSAGEIROS NO FERIADO DE PÁSCOA

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), deve receber 248 mil passageiros entre esta …

Facebook
Twitter
LinkedIn