O QUE ESPERAR DO MERCADO DE AUTOTECHS PARA OS PRÓXIMOS ANOS?

ARTIGO DE YAGO ALMEIDA

2019 já começou e com fortes mudanças em todos os cenários mundiais. O Brasil não foge à regra e tem passado por novidades tanto no âmbito econômico, quanto político e financeiro. Ao acompanharmos o noticiário vemos matérias que apontam para o aquecimento de alguns setores.

Um dos ecossistemas que devem sofrer grandes mudanças nos próximos anos será o automotivo. As chamadas Autotechs, ou seja, startups que aplicam tecnologias para o segmento, têm conseguido acompanhar as exigências do consumidor e trazê-las para um ambiente antes considerado tradicional.

Segundo estudo da Liga Ventures, uma das maiores aceleradoras do país, existem no Brasil 193 startups, separadas em 22 categorias e que atuam nos seguintes mercados: mobilidade, transporte, logística, tecnologias automotivas e tecnologias aplicadas ao setor. Dentro da área de Tecnologias Automotivas, por exemplo, existem startups de Experiência de Compra, Venda e Revenda; Finance & Insurance; Marketplace de carros e peças pesadas; Monitoramento de veículos; e Serviços de Manutenção.

Apenas com o exemplo de uma das muitas áreas em que as autotechs têm aplicado sua inteligência e tecnologia, vemos que há uma gama gigante de mercado em que ainda podemos contribuir para que o Brasil tenha cada vez mais destaque no setor automotivo mundial. O brasileiro é apaixonado por carros e sempre procura por novidades. Portanto, cabe a nós, empreendedores, investir em soluções em encantem e facilitem seu dia a dia.

Além disso, segundo um estudo realizado pela consultoria Cognizant, o futuro do setor automotivo até 2025 nos reserva surpresas, como a popularização dos carros autônomos. O crescente interesse por esses veículos mudará a forma como as montadoras incorporam tecnologias aos seus produtos e o foco será na experiência do consumidor com o veículo.

A personalização também será item essencial para quem não quer perder mercado. Por meio de tecnologias e análise de dados, será preciso que as montadoras apostem em carros que tenham ligação com o propósito de cada cliente, e não mais com designs generalistas.

Por fim, a tendência de veículos compartilhados também deve crescer e se estabelecer, mudando os modelos de negócios. O que antes era baseado na propriedade de um carro, agora deve ser considerado como um modelo de assinaturas ou por meio de aplicativos da área automobilística.

E aí, você está preparado para o carro do futuro?

 

Yago Almeida é Diretor Comercial da Olho no Carro, uma startup que oferece segurança para transações de compra de veículos. O primeiro aplicativo web de consultas veiculares do país, analisa em poucos segundos, mais de dez variáveis, como  Decodificador de Chassi, Base Nacional – Dados Cadastrais do veículo com base no Renavam, Restrições e Impedimentos do veículo, Histórico de Roubo e Furto, Acidentes (sinistro de perda total), Indício de Sinistro, Leilão, Gravames (SNG), Histórico de Proprietários e Histórico de KM.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SAIBA USAR O TEMPO COMO ALIADO NO PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO

ARTIGO DE JOÃO GUILHERME CAENAZZO O planejamento sucessório – que por décadas chegou a ser …

Facebook
Twitter
LinkedIn