OFTALMOLOGISTA ALERTA PARA CUIDADOS COM OS OLHOS NO CARNAVAL

Carnaval é época de brincadeira, mas também pede certos cuidados específicos com os olhos. Algumas ocorrências são comuns em todos os carnavais no consultório de oftalmologistas. O perigo mais recente é o spray de espuma. Quando o produto entra em contato com os olhos, pode gerar uma reação alérgica ou inflamação. O ideal é lavar com muita água e, se o incômodo persistir, procurar um oftalmologista.

Excesso de maquiagem e não retira-la para dormir costuma ser outro problema que se agrava no carnaval. “As pessoas excedem na quantidade de maquiagem, dormem sem remover e, ao repetir isso por alguns dias, os olhos tendem a inflamar mesmo”, explica a oftalmologista Claudia Benetti, do Centro de Cirurgia Oftalmológica. Outra dica que a oftalmologista dá é evitar compartilhar os pincéis de maquiagem. “Caso a pessoa que te emprestou tenha algum problema ocular, você pode pegar”, diz.

Glitter e purpurina também são inimigos da saúde ocular. “Se a pessoa utiliza substância que não é própria para maquiagem pode acontecer de entrar nos olhos. Já vi casos de lesão na córnea e infecção porque a lesão auxiliou a entrada de vírus ou bactéria. O suor faz o produto escorrer e entrar em contato com os olhos é comum. Se não for um produto específico para a região dos olhos, pode ser perigoso porque essas micropartículas grudam”, explica.

Os cílios postiços são outro perigo. A oftalmologista alerta para o uso da cola própria para a colocação do produto e nunca usar mais de uma vez o mesmo par. “Retirar toda a cola é muito importante porque o material pode inflamar. A região dos olhos é muito sensível! Todo cuidado é pouco”, alerta a oftalmologista.

A drª Cláudia Benetti é médica formada pela PUC-Campinas, especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), pós-graduada em Medicina Chinesa e Acupuntura pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp) e pós-graduada em Medicina Integrativa pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

O Centro de Cirurgia Oftalmológica de Campinas, que fica no bairro Cambuí, possui centro cirúrgico próprio, onde são realizadas cirurgias em esquema ambulatorial. O paciente faz a cirurgia sem a necessidade de internação. As intervenções são sempre acompanhadas e supervisionadas por um anestesista. Os equipamentos modernos e profissionais capacitados possibilitam um atendimento seguro e eficaz para total recuperação da capacidade visual funcional.

 

Foto: Oftalmologista Claudia Benetti, do Centro de Cirurgia Oftalmológica.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

BEG GIN DOA MIL LITROS DE ÁLCOOL 70% PARA O HC DA UNICAMP E OUTROS HOSPITAIS DA REGIÃO

A BEG Distillery Co., destilaria com sede em Campinas (SP) e responsável pela produção do …

Facebook
Twitter
LinkedIn