OFTALMOLOGISTA ALERTA PARA OS ERROS MAIS COMUNS QUE AS PESSOAS COMETEM COM OS OLHOS

No próximo dia 10 de julho é comemorado o Dia da Saúde Ocular e a Dra. Cláudia Benetti, do Centro de Cirurgia Oftalmológica, alerta para os erros mais comuns que seus pacientes cometem com os olhos.

Dormir de maquiagem é um dos primeiros. “Quando a pessoa dorme com a maquiagem nos olhos, corre o risco de acordar com os olhos irritados. A longo prazo este hábito pode levar à alergia crônica e impossibilidade de uso de lentes de contato ou da própria maquiagem, por exemplo”, alerta a doutora.

O uso incorreto das lentes de contato é o outro vilão. “Os usuários não seguem o tempo de vida útil das lentes, usam além do período indicado e fazem incorretamente o armazenamento e higienização. É comum guardar as lentes em soro fisiológico, mas o soro não limpa nem desinfeta, favorecendo o acúmulo de bactérias, gorduras e proteínas, o que pode causar lesões nas córneas”, explica Cláudia.

A automedicação é outro perigo lembrado pela médica. Aceitar indicações de colírios recomendados pelos farmacêuticos podem causar sérios riscos à visão. É sempre mais seguro visitar um oftalmologista, que saberá diagnosticar exatamente qual é o problema nos olhos.

Utilizar óculos de leitura emprestados ou comprados em farmácias, mercados e bancas de jornais também é um erro comum que, a longo prazo, pode levar a uma fadiga crônica e baixa no desempenho no trabalho e estudo. “Raramente o grau de ambos os olhos é igual e o óculos que se encontra pronto é com o mesmo grau nas duas lentes. A curto prazo funciona bem porque é como se fosse uma lente de aumento para quem não consegue mais ler de perto, mas a longo prazo a visão vai sendo prejudicada. Aparecem as dores de cabeça constantes e a vista cansada. O empréstimo de óculos parece loucura, mas é muito comum entre casais”, revela.

Ao falar dos óculos, a oftalmologista aproveita para lembrar que vale a pena investir em óculos de sol com lentes de boa qualidade para proteger os olhos dos raios ultravioleta. Muitos óculos vendidos por camelôs têm lentes de má qualidade e sem o filtro de proteção, o que pode causar sérias alterações na visão.

Outro péssimo hábito que as pessoas têm é coçar os olhos. “Quando coçar os olhos se torna muito comum,  há uma alteração na estrutura da córnea a médio prazo e isso tem muitas consequências para a visão”, diz.

Deixar as crianças em contato com a luz azul, emitida por celulares e tablets é outro perigo comum. “A luz azul interfere no ciclo dia/noite pois o cérebro entende que ainda é dia e os hormônios produzidos de noite são reduzidos, o que leva à alteração na qualidade do sono e, consequentemente, ao desempenho no trabalho e na escola no dia seguinte”, alerta.

O oftalmologista é um dos médicos que devem ser visitados anualmente!

Dra. Cláudia Benetti é formada pela PUC-Campinas, especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), pós-graduada em Medicina Chinesa e Acupuntura pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp) e pós-graduada em Medicina Integrativa pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

 

Foto: Doutora Claudia Benetti em atendimento.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

O MERCADO BILIONÁRIO DAS REVENDAS

Atualmente, uma tendência crescente desafia a noção convencional de consumo que é o mercado de …

Facebook
Twitter
LinkedIn