OS BENEFÍCIOS DO FGTS DIGITAL

O FGTS Digital é uma plataforma inovadora que promete simplificar a gestão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), está em operação desde março de 2024. Com a regulamentação pela Portaria nº 240, essa iniciativa melhora a coleta, transmissão e cobrança dos valores devidos, reduzindo o tempo e os custos operacionais para empregadores.

De acordo com o contador Anderson Marioto, da Marioto Associados Contabilidade Empresarial, essa iniciativa representa uma nova abordagem na administração do FGTS, melhorando a coleta, transmissão de informações, fiscalização e cobrança dos valores devidos, tanto para empregadores quanto para trabalhadores.

Um estudo realizado pelo Grupo de Trabalho Piloto do eSocial demonstrou que antes da implementação do FGTS Digital, os empregadores dedicavam aproximadamente 34 horas por mês ao recolhimento do FGTS, somando-se às 25 horas necessárias para cumprir as obrigações legais do eSocial. Com a chegada do FGTS Digital, espera-se uma economia significativa de tempo e redução de custos operacionais.

Durante o período de testes, a Plataforma FGTS Digital foi disponibilizada em versão limitada para que os empregadores pudessem se familiarizar com suas funcionalidades e se preparar para a nova sistemática. A plataforma tem potencial para auxiliar milhões de empregadores na gestão de milhões de trabalhadores, emitindo mensalmente milhões de guias para recolhimento do FGTS.

A adição do PIX como forma de pagamento traz vantagens como a eliminação de pagamentos duplicados e facilidades na arrecadação.  “O sistema tem potencial para beneficiar milhões de empregadores, agilizando os processos e contribuindo para a gestão eficaz do FGTS”, finaliza o contador.

 

Foto: Contador Anderson Marioto.

Crédito: Divulgação.

 

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

OS BENEFÍCIOS DA INTERGERACIONALIDADE NO MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho passa constantemente por transformações significativas, e uma das mudanças que está …

Facebook
Twitter
LinkedIn