OXITEC E INDAIATUBA EXPANDEM COLABORAÇÃO NO PROJETO AEDES DO BEM™ COM APOIO DA FUNDAÇÃO WELLCOME TRUST

A Oxitec Ltd, líder em soluções biológicas para o controle de pragas que transmitem doenças, destroem plantações e prejudicam a pecuária, acaba de anunciar a expansão de sua colaboração com a Prefeitura de Indaiatuba (SP) para uma nova etapa do projeto Aedes do Bem!TM, que contará com o apoio da Fundação Wellcome Trust, da Inglaterra.

Oxitec e Indaiatuba concordaram em expandir a escala de sua colaboração para otimizar as integrações técnicas e operacionais do Aedes do Bem!TM à rotina de controle de vetores já adotada pelo Programa de Controle do Aedes aegypti da cidade, com foco na redução de custos e na acessibilidade da tecnologia a comunidades que sofrem com doenças transmitidas pelo mosquito.

A expansão do projeto acontece após o excelente desempenho da tecnologia na cidade nos últimos três anos. Nesse período, os resultados mostraram que a supressão do mosquito Aedes aegypti atingiu picos de 96% nos bairros tratados, e a solução recebeu ampla aceitação da comunidade, com 97% dos entrevistados apoiando a expansão do projeto para outros bairros.

Esta nova etapa do projeto Aedes do Bem!TM em Indaiatuba teve início em setembro de 2021 e se estenderá até meados de 2023. O projeto cobrirá cerca de 400Ha da área urbana do município, e incluirá os bairros Jardim Morada do Sol, Jardim Teotônio Vilela, Jardim São Conrado, Jardim Juscelino Kubitscheck, Vila Pires da Cunha, Parque das Nações, Jardim Regina, Jardim do Valle, Jardim Alice e Jardim Tancredo Neves.

Grey Frandsen, CEO da Oxitec, destacou a importância da parceria com Indaiatuba. “Tendo trabalhado em parceria com Indaiatuba durante vários anos, estamos honrados em ampliar nossa colaboração com este novo projeto. Com o apoio contínuo da Fundação Wellcome Trust, estamos aprimorando a tecnologia para tornar o Aedes do Bem!TM uma solução universalmente acessível para aqueles que mais precisam”, declarou.

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), ressaltou a importância da parceria para controle do Aedes aegypti no município. “Estamos iniciando mais um passo importante na parceria com a Oxitec, a qual vem desenvolvendo um trabalho de excelência junto à Secretaria de Saúde no combate ao Aedes aegypti. Indaiatuba é pioneira na utilização do projeto Aedes do Bem!TM , e neste ano o município registrou o menor número de casos de Dengue entre as cidades com mais de cem mil habitantes da Região Metropolitana de Campinas”, disse.

A Diretora Geral da Oxitec do Brasil, Natalia Ferreira, comemorou em relação a esta nova fase do projeto. “Com o Aedes do Bem!TM completamente aprovado pela autoridade brasileira em biossegurança em 2020, nossa tecnologia representa um grande avanço no controle biológico do Aedes aegypti de maneira segura, simples e sustentável. Projetamos essa solução para que ela possa capacitar governos, empresas, comunidades e indivíduos a participarem ativamente do controle do mosquito transmissor da dengue. Estamos muito felizes em continuar trabalhando lado a lado com a Secretaria de Saúde de Indaiatuba e sua excelente equipe para otimizar esta tecnologia para uso em todos municípios no Brasil“, destacou.

 

Foto 1: Parceria entre a Oxitec e a prefeitura de Indaiatuba.

Crédito: Eliandro Figueira – RIC/PMI

Foto 2 – Trabalho de pesquisa realizado pela Oxitec.

Crédito: Divulgação.

 

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

AFINZ FECHA PARCERIA COM CENTRO ODONTOLÓGICO VOLTE A SORRIR PARA EMIOSSÃO DE CARTÃO DE CRÉDITO

A Afinz, plataforma de soluções financeiras e de cuidado, de A a Z, anuncia parceria …

Facebook
Twitter
LinkedIn