PACTO PARTICIPA DA 1ª EXPO ESG DO ESTADO DE SÃO PAULO

A Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial,  participará da primeira edição da Expo ESG, que acontece no Teatro do Engenho, em Piracicaba (SP), nos dias 27 e 28 de julho, das 8h30 às 18h30. Durante o evento serão discutidos temas relacionados às boas práticas sociais, ambientais e de governança, de maneira totalmente gratuita e aberta para toda a sociedade (empresas, fundações e cidadãos), a organização da conferência receberá 26 palestrantes, que irão compartilhar histórias de vida e carreira, conhecimento e experiências com os convidados.

Serão mais de 24h de conteúdo, networking e práticas sustentáveis, além de uma corrida exclusiva. Uma oportunidade única para acompanhar de perto reflexões de especialistas em ESG, com temas relevantes para o avanço da agenda do desenvolvimento sustentável das organizações e do cotidiano de todas as pessoas. “A necessidade de ampliarmos os espaços de discussão sobre a promoção da equidade racial nas empresas precisa ser entendida como uma urgência. Estar na Expo ESG em Piracicaba traz a oportunidade de conversarmos com as empresas sobre soluções técnicas de como mensurar o desequilíbrio racial, mas também sobre como vamos combater esse processo. O Pacto tem uma ferramenta e metodologia inovadora e gratuita para ajudar as empresas a serem líderes em diversidade e garantirem uma certificação em equidade racial, tudo com base nas premissas do ESG”, afirma Gibson Trindade Torres, gerente executivo da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial.

Em seu painel na 1ª Expo ESG do Estado de São Paulo, no dia 27 de julho, às 16h20, o executivo irá discutir a diversidade e inclusão nas empresas sob a ótica do índice ESG de Equidade racial.

Expo

O evento contará com uma área para 20 estandes de demonstração das empresas e entidades, com o objetivo exclusivo de demonstrar quais as práticas ESG que são parte do dia a dia da empresa, de modo a colaborar com a disseminação desses princípios, através de exemplos práticos de iniciativas de sucesso.

Corrida Expo ESG

A Corrida de Rua ESG é organizada pela Chelso Sports and Business e encerra as atividades da 1ª Expo ESG, no dia 29 de julho. Serão percursos de 4 km e 8 km pelas principais avenidas do bairro nova Piracicaba.

A Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial é uma iniciativa inovadora que chegou para revolucionar a forma que as empresas, investidores institucionais e a sociedade civil podem contribuir para equacionar o problema da equidade racial no Brasil, daqui para frente. É a junção de empresas, movimentos sociais e representantes da sociedade civil, no esforço coletivo para reduzir as desigualdades sociais e raciais no Brasil, por meio do protocolo ESG.

A proposta do Pacto é implementar um protocolo ESG racial para o Brasil e promover sua adoção por empresas e investidores institucionais, contemplando ações que estimulem uma maior equidade racial. Também objetiva incentivar e fortalecer a adoção de ações afirmativas, a melhoria da qualidade da educação pública e a formação de profissionais negros.

Para viabilizar essas ações, o projeto se utiliza de dados quantitativos, como, por exemplo, o número de profissionais negros existentes nas empresas, e em que posições eles atuam. E para obter números precisos, que realmente condizem com a realidade, o Pacto criou o Índice ESG de Equidade Racial (IEER), que mede o desequilíbrio racial dentro das companhias, utilizando reconhecidas instituições, tais como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e a como fonte de informação.

Renomados economistas do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), da Universidade de São Paulo (USP) e do Banco Mundial criaram um algoritmo capaz de mensurar o desequilíbrio racial das organizações, considerando os salários médios das ocupações e a distribuição racial na região – seja por cidade e/ou estado em que a empresa opera.

As companhias que aderem ao Pacto têm acesso a metodologia de medição e recebem o selo oficial do projeto. Ou seja, são reconhecidas como organizações comprometidas com a equidade racial. Além disso, trabalham com diretrizes, orientações e acompanhamento propostos pelo projeto, gerando uma pontuação para cada iniciativa, investimentos em equidade racial e ainda tem a possibilidade de elevar a sua pontuação no IEER, que serve como medidor para as organizações.

 

Foto: Gibson Trindade Torres, gerente executivo da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

COMO O CIDADÃO PODE SE PROTEGER DAS FAKE NEWS NAS ELEIÇÕES

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já disponibiliza aos cidadãos o Sistema de Alerta de Desinformação …

Facebook
Twitter
LinkedIn