PARCERIA ENTRE EMPRESA MULTINACIONAL E UNIVERSIDADE CRIA AMBIENTE 100% AUTOMATIZADO

A Balluff Brasil, empresa alemã que atua no Brasil há 34 anos e com sede em Vinhedo, tem uma parceria com o Instituto de Pesquisas e Estudos Avançados Sorocabano (IPEAS), na qual os alunos da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) tem a oportunidade de colocar em prática o aprendizado em sala de aula ainda durante a graduação. A Balluff é uma empresa especializada no desenvolvimento de sensores e soluções para automação industrial dentro do conceito da indústria 4.0. O objetivo do projeto é apresentar de uma forma simplificada os conceitos da indústria 4.0 e a aplicação dos produtos da empresa. fachada Balluff DSC00791

O coordenador de serviços da Balluff, Bruno Castellani, explica que o IPEAS seleciona os alunos da Facens para trabalhar com a empresa em alguns projetos internos. “Vamos fazer uma automação num processo nosso, então a gente chama o IPEAS e explica o que a gente precisa e qual é o desafio. Em cima disso eles direcionam os alunos. Tem um trabalho envolvendo a empresa, o aluno e o IPEAS como um apoiador para o aluno dentro da Facens”, diz.

A implementação do projeto possibilitou a gestão dos processos de encapsulamento e do fluxo de materiais com maior transparência e confiabilidade no processo, bem como o controle completo das variáveis com melhoria na qualidade dos produtos. Além da redução do tempo total de processo, melhoria do cumprimento dos prazos nas ordens de produção, e o fortalecimento da parceria da empresa com instituições de ensino e pesquisa.

Segundo Bruno Castellani, o principal ganho obtido com o sistema para a empresa foi s possibilidade de mapear não somente o tempo de produção, mas o tempo de cada fase produtiva, que não eram mensurados anteriormente rastreando on-line as ordens de produção e criando indicadores de tempos para as etapas, o que permitiu à empresa identificar gargalos e pontos de melhorias. “Tivemos a redução de 20% do tempo total do processo de encapsulamento, uma melhoria do atingimento do prazo de entrega das ordens de produção para estoque de 81% para 92% e das ordens de produção sob encomenda para 98%. Além disso obtivemos uma redução do tempo entre o momento do pedido do produto até a entrega do mesmo para estoque de sete para seis dias e o de encomendas para três dias. Isso demonstra aos nossos clientes como o conceito da indústria 4.0 pode melhorar a competitividade e também mostrar a aplicabilidade de nossas tecnologias”, diz.

Para o diretor de pesquisas da Facens, Antônio Carlos Gomes Junior, o grande ganho obtido com o projeto é oferecer interfaces de trabalho conjunto com benefício mútuo aos alunos e a empresa. “A interação contínua entre empresa e escola é uma excelente oportunidade. Neste contexto, os alunos têm acesso à pesquisa aliada a obtenção de experiência profissional, grande potencial para desenvolver novas tecnologias e estabelecer rede de contatos. Em contrapartida, as empresas que contribuem para a formação profissional, têm como principal vantagem à inovação tecnológica, a melhoria contínua de processos e aliado a isso, menores custos, ” afirma Junior.

O projeto resultou na instalação de um painel na produção, onde são apresentadas as ordens em processo produtivo, qual a etapa de cada uma, os tempos estipulados e o próximo passo. Ao concluir uma fase produtiva, o sistema a destaca no painel de controle e emite um aviso sonoro para o operador, sem a necessidade a intervenção manual, utilizando a tecnologia RFID, que utiliza a frequência de rádio para a captura de dados.

Para Adriana Silva, CEO da Balluff, parcerias entre o meio corporativo e o mundo acadêmico são eficientes para suprir necessidades da sociedade e são atributos comuns e marcantes em países mais desenvolvidos. “Em nosso país, precisamos amadurecer e incentivar essa relação que é benéfica para os dois lados, pois afeta diretamente no futuro profissional dos estudantes e na transformação do Brasil com as empresas, ” finaliza.

Foto: Sede da Balluff em Vinhedo.

Crédito: Divulgação.

 

 

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SANTANDER OFERECE A SEUS CLIENTES ACESSO À ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL, COM ECONOMIA DE TARIFA

O Santander Brasil oferece a correntistas de 20 estados brasileiros, entre eles São Paulo, e …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn