PARQUE D. PEDRO SHOPPING OFERECE OPORTUNIDADES PARA EMPREENDEDORES

22 de setembro de 2014.
O Parque D. Pedro Shopping, o maior
centro de compras, cultura e lazer da região de Campinas, empreendimento do Grupo
Sonae Sierra Brasil, buscando sempre oferecer um mix variado de produtos e
serviços aos seus clientes também oferece a possibilidade a futuros empresários
que queiram testar seus produtos ou iniciar o seu negócio sem precisar investir
em instalações físicas. Os carts, uma estrutura parecida com os quiosques,
foram criados pelo Parque D. Pedro em parceria com o Grupo Sonae Sierra Brasil
para atrair esse segmento de empreendedores.

Os carts são muito utilizados nos
shoppings norte americanos e as vantagens são a versatilidade e a
flexibilidade, nas quais permitem que o empreendedor adapte de acordo com o seu
produto a disposição das prateleiras, adesivos e decoração.O superintendente do
Parque D. Pero Shopping, André Lupo, disse que os contratos de locação dos
carts varia de 30 dias a 11 meses. “O cart é uma forma agradável e barata que
dá uma oportunidade para o pequeno lojista testar um conceito novo dentro do
varejo”, diz.

O Parque D. Pedro também disponibiliza
além dos carts, os quiosques, no entanto, diferentemente dos carts que já estão
prontos, o empreendedor necessita de um investimento maior, pois ele monta o
quiosque e toda a sua infraestrutura. Os dois modelos de negócio tem suas
estruturas instaladas nos corredores do shopping.
Nos carts, o empreendedor pode abrir
seu comércio investindo apenas o valor de aluguel, que pode variar dependendo
do tipo de produto, período e localização escolhida. No caso dos quiosques há
ainda diversas opções em franquias, as quais se utilizam destes espaços, com
custos acessíveis, bons resultados e o respaldo garantido pela franqueadora. O
aluguel inclui o fornecimento de energia elétrica e as locações podem ser
feitas para um período mínimo de 30 dias, podendo ser renovadas por outro
período similar até no máximo de 11 meses. “O aluguel dos carts varia de R$ 6
mil a R$ 12 mil por mês. No caso dos quiosques, em função dos tamanhos, o
aluguel varia de R$20 mil. Você pode ter quiosques de 4 metros quadrados a 15
metros quadrados”, explica Lupo.
No centro de compras hoje, são 33 carts
e cerca de 70 quiosques dispostos pelos corredores. Entre os produtos ofertados
estão: alimentos, camisetas, acessórios para celulares, cosméticos, maquiagem,
perfumaria, óculos, produtos ecológicos, brinquedos e muitos outros.  “A
procura por carts e quiosques no Parque D. Pedro Shopping têm crescido. A
modalidade tem gerado demanda tanto de quem vai começar um negócio ou quer
ampliar a exposição de produtos, quanto de quem quer aproveitar momentos
sazonais de vendas com a proximidade de datas comemorativas”, aponta André
Lupo.
Para atender os investidores o Parque
D. Pedro tem um departamento de Mall e Merchandising, que além ser responsável
pelas locações dos carts e quiosques também avalia o tipo de produto que vai
estar em exposição, de forma a também não ferir o mix de produtos
disponibilizado no empreendimento. A equipe faz uma avaliação do ponto onde
esse empreendedor vai ter um maior retorno do seu investimento. Além disso, o
departamento é responsável por todos os merchans que são disponibilizados no
empreendimento.
Segundo o superintendente do Parque D.
Pedro Shopping, André Lupo, quiosques, carts e merchandising representam 15% do
total de receitas do empreendimento. Ele explicou que o merchandising atende a
divulgação de produtos e de marcas dentro do shopping com opções de banners,
totens espalhados no Parque D. Pedro, adesivos nas escadas rolantes e banners
gigantes na praça de alimentação. “São formas e maneiras que algumas marcas tem
de anunciar seus produtos dentro do shopping”, diz.
Presente em todos os shoppings da Sonae
Sierra Brasil desde 2010, os carts possuem uma estrutura pronta e padronizada,
apropriada para exposição de diversos tipos de produtos. Inicialmente esses
carts eram importados diretamente dos Estados Unidos. Hoje um fornecedor no
Brasil fabrica os carts e entrega. Essa estrutura também pode ser customizada
através de comunicação visual, instalação de prateleiras e vitrines, por
exemplo. Dessa forma, os lojistas que optam por esta modalidade não precisam
investir ou se preocupar com a construção de um quiosque. Já no caso dos
quiosques os investidores alugam o espaço e instalam a estrutura de acordo com
seu projeto ou a necessidade do seu negócio, permitindo uma apresentação
diferenciada. “O Parque D. Pedro Shopping é referência para quem quer ampliar
seu negócio ou começar uma nova empreitada. Consolidado na cidade de
Campinas recebe mais de 1,6 milhões de visitas/mês. O shopping oferece
inúmeras condições para os novos empreendedores e é considerado como um polo
para o lançamento de novas marcas, produtos e tendências”, afirma Lupo.
O Parque D. Pedro Shopping, empreendimento da Sonae Sierra Brasil, foi criado
a partir de um conceito inovador, o shopping é dividido em seis Alas nas quais
reúne 400 operações: 28 âncoras, 287 satélites, 37 lojas de serviços, 45 de
fastfood, 12 restaurantes, 15 salas de cinema e um teatro para mais de 300
espectadores, além de oito mil vagas de estacionamento. O Parque D. Pedro
Shopping também é referência como empreendimento sustentável. Foi o primeiro do
setor no Brasil a receber certificações por seus Sistemas de Gestão Ambiental
(norma ISO 14001) e de Gestão de Segurança & Saúde (norma OHSAS 18001), que
atestam a qualidade e as boas práticas implementadas nestas áreas.
Foto 1 – Superintendente do Parque D. Pedro Shopping, André Lupo.
Fotos 2 a 4 – Carts
Crédito: Divulgação.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LIDE CAMPINAS PROMOVE ENCONTRO SOBRE INVESTIMENTO E MORADIA NOS ESTADOS UNIDOS

O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn