PARQUE D. PEDRO SHOPPING SE PREPARA PARA RECEBER TURISTAS DA COPA

O Parque D. Pedro Shopping, um dos maiores centros de compras do Brasil,
que fica em Campinas, está investindo na formação de seus colaboradores
oferecendo curso de inglês, além de formação em atendimento ao cliente ,
Etiqueta Profissional, Qualidade, entre outros. O objetivo é oferecer um
atendimento diferenciado aos turistas que são esperados durante a Copa do Mundo
do Brasil. Campinas é subsede da Copa e espera receber um grande número de
jornalistas, comitivas e turistas, pois a cidade hospedará as seleções de
Portugal e Nigéria e a região receberá outras cinco equipes durante o mundial.
A gerente de marketing do Parque D. Pedro Shopping, Joana Corsi, acredita que
deve aumentar o fluxo de clientes estrangeiros no empreendimento. “A nossa
expectativa não é um aumento  de fluxo de
pessoas, mas sim um aumento do fluxo de turistas estrangeiros por conta das
seleções estarem aqui. Tem todo um staff, equipe de josnalistas de outros
países que vem fazer a cobertura dos jogos e que acompanham as seleções e
naturalmente turistas dessas cidades de países estrangeiros”, diz.
O programa “Brasil Bilíngue” é
um intensivo com duração de três meses, ministrado
pela escola de idiomas Wizard D. Pedro. As aulas já começaram e vão até junho.
Cerca de 40 profissionais (próprios e terceirizados) fazem duas horas de
aula/semana com material didático específico para as situações típicas do
varejo. Com o curso será possível capacitar os profissionais que fazem o
primeiro contato com o público, para que possam dar informações de forma
adequada. “Selecionamos atendentes, recepcionistas, seguranças e supervisores
que poderão prestar atendimento e direcionamento aos visitantes. Além disso, o
shopping já contratou recepcionistas bilíngue, diferencial que será mantido
mesmo após o término dos jogos mundiais”, aponta.
Já lojistas e vendedores recebem
formação específica para o Atendimento
ao Turista, que aborda o perfil do turista nacional e internacional e
fala sobre a importância em oferecer um atendimento diferenciado a este
visitante. Eles receberão noções básicas no idioma inglês, principais frases
para cumprimento, agradecimento e despedida e um guia com a tradução da tabela
de roupas femininas e masculinas: numeração; cartela de cores e materiais
utilizados em moda e acessórios; conversão do sistema de numeração para roupas
e calçados (brasileiro x europeu x americano); tradução dos principais itens de
cardápio em pontos de venda de alimentos; entre outras dicas essenciais para um
bom atendimento ao visitante. “O nosso foco realmente é proporcionar um
atendimento ao cliente diferenciado porque um turista estrangeiro tem
particularidades e é nisso que a gente está se focando porque na realidade
estas iniciativas que o shopping está promovendo em relação a treinamento elas
foram motivadas pela Copa do Mundo e por eventualmente turistas estrangeiros
que vão vir a Campinas, no entanto,  a
gente acredita muito que é um diferencial que deveria ter o ano inteiro porque
a gente receber turistas de outras partes do mundo já é uma realidade no nosso
shopping. As indústrias multinacionais que tem na nossa região atraem
executivos de várias partes do mundo e eles já frequentam o shopping.”,
explica.
Joana Corsi contou que um guia básico
está sendo atualizado numa versão bilíngue que vai proporcionar ao turista
chegar a um estabelecimento do Parque D. Pedro e encontrar respostas para
aquilo que ele precisa. “A gente também está traduzindo dois materiais que
são importantes para uma pessoa que vem ao shopping pela primeira vez. Uma
delas a gente  tem um guia de lojas
impresso que contém um mapa do shopping com todas as lojas e divididas por
seguimentos. Esse é um material que nós já temos aqui no shopping e que nessa
atualização nós vamos ter a versão em inglês A gente já vai estar
disponibilizando até o final do mês de maio. Para o mês de junho a gente vai
instalar diretórios de lojas, que é aquele mapa que fica fixo em vários pontos
do shopping. Ele e talk screen, ele é digital, então ele facilita muito a vida
de uma pessoa que quer se localizar dentro do shopping ou buscar alguma loja,
algum restaurante e até o cinema porque ele traça o trajeto porque ele traça o
trajeto de onde você está  até a loja.
Esse diretório vai Sr instalado na versão bilíngue”, diz.
A gerente de Marketing do Parque D.
Pedro, Joana Corsi, disse ainda que a administração está estudando como vai
funcionar o empreendimento nos dias de jogos do Brasil. Segundo ela, a
tendência é de que as operações sejam finalizadas uma hora antes do jogo e
retomadas uma hora após o término do jogo.

O Parque D. Pedro Shopping é
administrado pela Sonae Sierra Brasil – especialista na gestão de shopping
centers. Criado a partir de um conceito inovador, o shopping é dividido em seis
Alas nas quais reúne 400 operações: 28 âncoras, 287 satélites, 37 lojas de
serviços, 45 de fastfood, 12 restaurantes, 15 salas de cinema e um teatro para
mais de 300 espectadores, além de oito mil vagas de estacionamento. O Parque D.
Pedro Shopping também é referência como empreendimento sustentável. Foi o
primeiro do setor no Brasil a receber certificações por seus Sistemas de Gestão
Ambiental (norma ISO 14001) e de Gestão de Segurança & Saúde (norma OHSAS
18001), que atestam a qualidade e as boas práticas implementadas nestas áreas.
Fotos 1 e 2 – Treinamento dos funcionários do shopping.
Foto 3 – Gerente de marketing do Parque D. Pedro Shopping, Joana Corsi
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