PASSAGEIROS APONTAM VIRACOPOS COMO O MELHOR DO BRASIL

O Aeroporto Internacional de Viracopos é o melhor aeroporto do
País, de acordo com Uma pesquisa realizada com passageiros através da
Secretaria da Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, no quarto
trimestre de 2013, nos 15 aeroportos que serão utilizados na Copa do Mundo
apontou que o aeroporto internacional de Viracopos em Campinas foi considerado
o melhor do país.
Administrado pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, o
aeroporto da região de Campinas teve boa média entre os 41 indicadores
pesquisados e aparece em primeiro lugar nos quesitos de “Instalação de
estacionamentos”, “Tempo de fila check-in autoatendimento”, “Limpeza de
banheiros” e “Velocidade de restituição de bagagem”.
Viracopos teve a média geral de 4,12, em uma escala que vai de 1
(péssimo) a 5 (muito bom). O segundo colocado foi Curitiba, com média geral de
4,07. A pesquisa da SAC é realizada trimestralmente. 
Enquanto a nota de Viracopos foi de 4,12, a média nacional dos
aeroportos do País foi de 3,82. Com isso, o aeroporto saltou da 10ª posição (1º
trimestre de 2013) para a 1ª posição (4º trimestre de 2013).
No primeiro trimestre (janeiro a março) do ano passado, a nota
foi de 3,65, a décima melhor. No segundo trimestre (abril a junho), a nota de
Viracopos foi 3,8, a sétima no geral. No terceiro trimestre (julho a setembro),
o aeroporto ficou com 3,97.
O desenvolvimento coincide com o início da operação da
concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que em fevereiro de 2013 passou a
administrar totalmente o aeroporto.“A concessionária Aeroportos Brasil
Viracopos investe significativamente e não mede esforços para implementar
melhorias no aeroporto para tornar a experiência de viajar por Viracopos cada
vez melhor. Viracopos foi eleito o melhor aeroporto do Brasil com o atual
terminal e deve melhorar muito mais quando apresentarmos o novo terminal de
passageiros que está em construção”, disse o diretor-presidente da
concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Küster.  
No quarto trimestre de 2013, a coleta de dados foi distribuída
ao longo dos meses de outubro, novembro e dezembro, totalizando 18.213
entrevistas em todos os 15 aeroportos pesquisados.
Viracopos avançou em praticamente todos os indicadores
pesquisados e voltou a ser o melhor em limpeza dos banheiros. O terminal também
teve bom desempenho na agilidade do conjunto de operações de embarque e
desembarque.
Medidas como a reforma de todos os sanitários e a construção de
mais quatro permitiram a melhora. Além disso, a inspeção nos banheiros foi
ampliada, com a alocação de funcionários de limpeza exclusivos.
Adequações dos espaços de check-in, aduana, área de embarque,
emigração e imigração foram realizadas, refletindo em mais velocidade,
segurança e conforto ao passageiro.
A integridade da bagagem e a velocidade de restituição de
bagagem também foram destaque. Para tanto, os procedimentos foram reavaliados e
novas medidas discutidas com as companhias aéreas, resultando na evolução.
Outros destaques foram a cortesia dos funcionários de diversos
setores como, por exemplo, no atendimento do check-in.
O acesso ao aeroporto também melhorou significativamente durante
2013. No quesito instalações de estacionamentos, Viracopos saiu de 8ª para a 1ª
melhor.
A Aeroportos Brasil Viracopos fez de Viracopos o primeiro
aeroporto brasileiro a oferecer internet / wi-fi gratuito e por tempo ilimitado
em todas as áreas – públicas e restritas – do terminal de passageiros. Com
isso, o serviço saltou de 7º para 3º melhor.
O Relatório Geral dos Indicadores de Desempenho Operacional em
Aeroportos é realizado trimestralmente pela Comissão Nacional de Autoridades
Aeroportuárias (Conaero), ligada à SAC/PR. Foram aferidas oito áreas, somando
41 itens de avaliação como acesso, procedimentos de embarque, instalação
aeroportuária e o ambiente do aeroporto.

De acordo com a SAC, o mapeamento dos indicadores de desempenho
aeroportuário brasileiro ajudam a SAC a aperfeiçoar a governança do setor. A
ideia é que a Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) analise
os resultados da pesquisa e estipule metas para que os aeroportos se tornem
mais eficientes na percepção do passageiro. 

A partir do mapeamento, os aeroportos deverão desenvolver um plano de gestão
para manter as avaliações positivas e melhorar os indicadores das áreas que com
baixa avaliação do passageiro.

Foto 1 – Aeroporto de Viracopos
Foto 2 – diretor-presidente da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Küster.  

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

UMA HISTÓRIA DE PROTAGONISMO NO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL

ARTIGO DE RAFAEL CERVONE O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn