PASSOS PARA USAR O LINKEDIN COMO FERRAMENTA PARA BUSCAR RECOLOCAÇÃO NO MERCADO

15 de maio de 2016.
Principal referência
quando o assunto é destacar-se profissionalmente e encontrar oportunidades, de
emprego ou negócios, o LinkedIn é relativamente pouco explorado como rede
social na busca por resultados, conforme explica o especialista em marketing
digital Fábio Ricotta. Nessa rede, é possível incluir o perfil profissional,
listando as habilidades, atividade atual, empresas pelas quais passou, além de
cursos e treinamentos já realizados. O empresário explica porque a rede social
é uma ótima ferramenta para buscar recolocação no mercado de trabalho, e
destaca os três passos necessários para  destacar no LinkedIn.
1- Use a estratégia
de conexão
Quando o usuário se
conecta a alguém no LinkedIn, ele passa a ter acesso a algumas informações
sobre a pessoa. “Em alguns casos, é possível ter acesso ao e-mail e até mesmo
ao telefone, e essa pode ser uma boa oportunidade de conseguir um contato
direto com a pessoa e também pode ser uma boa estratégia de prospecção”, conta
o especialista. Ricotta ensina que, caso a rede social ainda não seja um
hábito, ela deve ser incluída no radar. “Mantenha-se ativo dentro da rede
social, e então sempre que as pessoas interagirem com você, as conexões dela
também receberão notificações, e isso pode ser uma ótima oportunidade para se
conectar a ainda mais pessoas”, destaca o empresário, que reforça que, no
LinkedIn, você não adiciona amigos, diferente do Facebook, por exemplo.
2- Participe das
comunidades da rede social
Assim como no
Facebook existem os grupos, no LinkedIn existem as comunidades. Como o foco da
rede é discutir mais assuntos relacionados a carreiras e negócios, a maioria
das comunidades tratam de assuntos relacionados a trabalho. “Nessa rede social
não é comum ver pessoas discutindo sobre assuntos supérfluos. Minha
recomendação é que você comece a participar dessas comunidades do LinkedIn e
passe a observar o que as pessoas discutem”. Observar os tópicos que geram mais
engajamento e em momentos oportunos, compartilhar conteúdos, sempre no sentido
de ajudar alguém com algum tema ou questão ou pedindo um feedback sobre algum
material produzido são alguns conselhos do especialista. “Nunca faça SPAM e
nunca seja aquele cara chato que a todo momento fica compartilhando links. Em
outras palavras, utilize as comunidades de forma inteligente.”
3 – Publicação de
conteúdo
Embora pareça uma
estratégia melhor para empresas, é possível até mesmo para perfis de profissionais
utilizar a rede social para publicar conteúdos relevantes. “Conteúdos sobre
gestão e produtividade são muito bem aceitos dentro do LinkedIn”, explica
Ricotta, que sugere acessar as comunidades e grupos para ver o que as pessoas
estão discutindo. “Anote o que estão debatendo e quais publicações estão sendo
mais curtidas, para então começar a participar e publicar alguns artigos”,
ensina. Ricotta também ensina que vale a pena usar as comunidades para pedir
opiniões e ideias para artigos e vídeos, por exemplo. “Responda às perguntas
das pessoas e peça sugestão de como você pode continuar os assuntos”, explica.
Foto: Especialista em marketing digital, Fábio Ricotta.
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