PERFIL REGIONAL DE VENDAS DAS INDUSTRIAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO AO VAREJO

A ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulga os dados regionais de vendas de materiais de construções da indústria ao varejo no primeiro trimestre de 2018. Trimestralmente a associação divulgará esse estudo.LOJA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO6195922354_f6f2e177b8_o

No primeiro trimestre de 2018, as vendas ao varejo foram responsáveis por garantir o crescimento das indústrias de materiais de construção. No acumulado dos 3 meses, o resultado foi um crescimento de 4% nas vendas, que ajudou na expansão geral de faturamento do setor no mesmo período, que atingiu 2,1% segundo o Índice da ABRAMAT.

Analisando o primeiro trimestre do ano corrente (Janeiro, Fevereiro e Março), temos a indústria de materiais de construção vendendo R$ 21,3 bilhões ao varejo. Desse montante, R$ 4,87 bilhões foram de vendas feitas no estado de São Paulo, caracterizando o estado como o maior mercado nacional. Seguem os dados do último trimestre, assim como o consolidado dos 12 meses de 2017, região a região.

Região Norte

A região Norte obteve no ano um crescimento de 4,2% nas vendas da indústria ao varejo. No primeiro trimestre, tais vendas geraram um volume de R$ 1,87 bilhão de reais. Como destaque positivo temos o estado do Amazonas com aumento de 7,1% no fechamento do trimestre, comparado aos 3 primeiros meses do ano anterior.

Região Nordeste

A região Nordeste fechou o primeiro trimestre de 2018 com 6,8% de aumento nas vendas da indústria de materiais de construção ao varejo. Foram movimentados R$ 4,59 bilhões no trimestre inicial do ano. Destaque positivo fica com o Ceará com crescimento de 7,2% no acumulado dos primeiros 3 meses de 2018 em relação a 2017.

Região Sudeste

A região Sudeste apresentou desempenho positivo de 3,9% em 2018. No primeiro trimestre do ano, foram R$ 9,28 bilhões em vendas da indústria de materiais de construção ao varejo. Destaque positivo fica com São Paulo, que contou com 4,2% de aumento no ano em relação ao mesmo período em 2017.

Região Sul

Em 2018, na região Sul, a venda da indústria de materiais de construção ao varejo foi 4,0 % maior, no primeiro trimestre, do que em 2017. No período foram R$ 3,7 bilhões em vendas na região. O destaque fica com o estado de Santa Catarina, com crescimento de 4,3% no acumulado do ano até aqui.

Região Centro Oeste

No primeiro trimestre de 2018, as vendas da indústria de materiais de construção ao varejo cresceram 3,6% na região centro oeste, se compararmos ao mesmo período no ano passado. Nesse ínterim foram R$ 2,25 bilhões em vendas e o estado com maior destaque foi o Distrito Federal, com desempenho 4 pontos percentuais acima do registrado no primeiro trimestre de 2017.

Desde sua fundação, em abril de 2004, a ABRAMAT acompanha e contribui para o crescimento da Construção Civil no país, atuando como interlocutora do setor junto ao Governo e demais agentes da cadeia produtiva. A entidade conta atualmente com mais de 40 empresas associadas e aproximadamente 300 fábricas situadas em todas as regiões do país, que são líderes na produção de materiais de construção em diversos segmentos do setor. Entre os pilares de atuação da entidade estão a conformidade técnica e fiscal na produção e comercialização dos materiais, a competitividade e sustentabilidade da indústria, e a capacitação da mão-de-obra da construção. Para a elaboração de seus relatórios são utilizados dados oficiais disponíveis, pesquisas com associados, análise interna da equipe e metodologia FGV desenvolvida com exclusividade para a ABRAMAT.

Foto: Loja de material de construção.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ACREFI ELEGE O PRIMEIRO PRESIDENTE NEGRO EM 66 ANOS DE EXISTÊNCIA DA ENTIDADE

A Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) acaba de eleger seu …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn