PESQUISA APONTA NOVO CENÁRIO DO CRÉDITO NO BRASIL

A Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) elaborou uma pesquisa que traça o novo cenário do crédito no Brasil, com mudanças significativas. Este é o primeiro levantamento de amplitude nacional sobre o comportamento do consumidor nesse novo quadro de expansão do crédito que elevou a relação crédito/PIB de 24% para 50% em cerca de 10 anos.
A pesquisa mostrou que afirmações de senso comum em relação ao mercado de crédito nem sempre são verdadeiras. Declarações como “consumidores de baixa renda pagam suas contas em dia”, “o consumidor não pensa em juros, mas no valor da parcela” e “a renda das famílias de classe baixa é mais volátil” foram colocadas à prova no levantamento e algumas se mostraram inverídicas.
O diretor de Sustentabilidade da Boa Vista, Fernando Cosenza, disse que com as mudanças ocorridas no mercado de crédito é preciso revisitar afirmações como  “O cenário tem se alterado de forma acelerada e queríamos entender se essas hipóteses continuam válidas”.
Com entrevistas qualitativas e quantitativas em todo o País, a Boa Vista constatou, ao revisitar percepções tradicionais sobre o mercado de crédito, na qual é verdadeira a afirmação de que o consumidor olha primeiro as parcelas e depois os juros. De acordo com o levantamento 30% dão prioridade ao valor das parcelas quando vão fazer um financiamento e 15% olham em primeiro lugar o número de prestações. Os juros são a preocupação de apenas 22%.
A pesquisa da Boa Vista levantou também até que ponto se confirma a afirmação de que consumidores de classes sociais mais baixas pagam suas contas em dia. A constatação foi de que eles têm dificuldade para cumprir seus compromissos no prazo como 45% dos entrevistados da classe C e 48% das classes D/E afirmam que é difícil quitar suas dívidas, em comparação a 15% da classe A, e que nas classes C e D/E a inadimplência é maior, 23% e 21%, respectivamente.
Ao apurar verdades e mitos que permeiam o mercado de crédito, a afirmação de que a dificuldade para pagar as contas está na volatilidade da renda torna-se mito a medida que as classes de menor renda são as que mais declaram que seus ganhos são sempre os mesmos ou variam pouco, reflexo muitas vezes das recentes condições favoráveis do mercado de trabalho.
O presidente da Boa Vista, Dorival Dourado, reforça que o objetivo do trabalho foi analisar as mudanças recentes no comportamento do consumidor: “A publicação ajuda a entender esse movimento e é uma ferramenta de qualidade a ser utilizada em favor da construção de um sistema de crédito sustentável”, diz.
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