PESQUISA APONTA QUE 82% DOS BRASILEIROS AFIRMAM QUE EMPRESAS TEM PRECONCEITO EM CONTRATAR IDOSOS

Um estudo inédito sobre os impactos da longevidade e diversidade nas relações de compra e consumo. Este é o Oldiversity®, que se estabelece como parâmetro avaliativo e inovador a partir da opinião de 1.814 pessoas entrevistadas no Brasil. Com cotas para LGBT+, negros e PcDs, o estudo apresenta comparações de diferentes pontos de vista.idosos imagem_release_1364979

Preocupar-se com longevidade não é só “Coisa de Velho”

Hoje a expectativa de vida do brasileiro é de 75,5 anos, 30 anos a mais do que na década de 1940. Considerando que em poucos anos o Brasil terá uma pirâmide etária invertida, há uma mudança de modelo mental que deve ser estabelecida — e rápido. O Brasil será o sexto país no número de pessoas idosas até 2025, quando deve alcançar a marca de 32 milhões com mais de 60 anos. Esses anos a mais de vida com cada vez mais lucidez, independência, possibilidade de realizar planos e disposição para consumo de bens e serviços é o que projeta a Economia da Longevidade como um dos mais importantes movimentos econômicos deste século.

Quase metade dos entreidosos 2imagem_release_1364982vistados declara que não tem com quem contar na velhice, o que contribui para o alto índice (72%) dos que consideram importante a contratação dos mais velhos pelas empresas, principalmente no grupo dos que têm 61 anos ou mais. 72% reconhecem o despreparo das lojas, das dinâmicas do varejo e do treinamento dos vendedores no atendimento aos que têm 60 anos ou mais.

Apesar de apenas 19% acreditarem que pessoas mais velhas estejam habituadas a comprar em lojas virtuais, os que têm 61 anos ou mais são mais confiantes e elevam esse índice para quase 30%. Não é à toa que, dos 25,4 milhões de pessoas com 61 anos ou mais, 83% acessam a internet diariamente, dando ao e-commerce uma fatia importante de um mercado antes considerado inacessível. “O Oldiversity® mostra que 86% das pessoas pensam em manter a produtividade na velhice, pois além do benefício da manutenção da renda, estar no mercado de trabalho faz com que se sintam incluídas socialmente”, explica Edmar Bulla, CEO da Croma.

Poucos acreditam na adequação de marcas e empresas para atender às necessidades das pessoas mais velhas

75% dos entrevistados têm consciência de que a população está ficando mais velha, porém 70% dizem não estar preparados para perder sua qualidade de vida no futuro. Isso representa uma grande oportunidade para empresas e marcas que podem fazer parte dessa jornada entre o hoje e o amanhã de pessoas que precisam de auxílio para planejar e usufruir de uma qualidade de vida digna no futuro. A reputação das marcas no aspecto da longevidade parece ser abalada, especialmente sobre a autenticidade da comunicação e da proposta de valor. A descrença, no caso da longevidade, é tão significativa quanto a de diversidade. “Apenas uma pequena parte do varejo parece estar preparada para atender à demanda desse shopper tão importante, mas ainda pouco expressivo tanto nas estratégias de marketing quanto em relação ao quadro de funcionários de marcas e empresas”, define Bulla.

Marcas que se posicionam claramente ganham em consideração e preferência

O estudo comprova que marcas que se posicionam claramente sobre a longevidade são beneficiadas e têm impacto positivo em consideração e preferência. As pessoas passam a admirar (77%), acreditar (68%) e recomendar (69%) essas marcas. Entre os entrevistados com idade acima de 61 anos, esses índices alcançam 83%, 77% e 82%, respectivamente. “Isso representa uma grande oportunidade para empresas e marcas que podem fazer parte dessa jornada entre o hoje e o amanhã de pessoas que precisam de auxílio para planejar e usufruir de uma qualidade de vida digna no futuro”, explica Bulla.

Nestlé celebra o amor após os 50 anos

Reforçando sua posição como marca que apoia pessoas com 50 anos ou mais a viverem a melhor fase da vida com vitalidade, a Nestlé convidou os seguidores do Facebook da marca a enviarem suas histórias de amor. Com o conceito “Sua história de amor dura 50 anos ou começou um romance após os 50?”, a marca pediu através de um post em redes sociais histórias verdadeiras para contar em seu filme publicitário para Nutren Senior

A Croma entrega inovação e design de soluções em três unidades de negócios: Consultoria (Croma Consulting), Pesquisa (Croma Insights) e Capacitação (Croma Knowledge). Atua no Brasil, América Latina e Estados Unidos desde 2011. As soluções são baseadas em robusto conhecimento técnico, design thinking, neurociência, semiótica, antropologia, modelagem estatística e outras disciplinas. Entre seus clientes, incluemse Via Varejo, Latam, Raízen, Mondelez, Cielo, Pepsico, Mastercard, Netshoes, Coca-Cola, Natura, Whirlpool, GPA, Sanofi, Fiat, Petrobras, Mastercard, Camil, Claro, Carrefour, Britvic, Hershey’s, Philips, TIM, Icatu e Mitsubishi.

Edmar Bulla é CEO e fundador da Croma, empresa de design de soluções para inovação em negócios. Graduado pela ESPM, possui especialização em Marketing Digital em Harvard, além de formação em Música e Filosofia. Atuou em empresas como Nokia, PepsiCo e WPP, ocupando posições globais. Professor e palestrante em eventos no Brasil e exterior, recebeu prêmios durante sua carreira e é convidado para facilitar encontros de inovação, moderar debates em comitês executivos e processos de transformação cultural e digital em grandes empresas.

Fotos 1 e 2: Idosos em atividades diversificadas.

Crédito: Divulgação.

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