PESQUISA APONTA QUE CONSUMO DE ALIMENTAÇÃO FORA DO LAR TERÁ QUEDA DE 40% NA REGIÃO DE CAMPINAS EM 2020

A pandemia do coronavírus deve impactar fortemente o consumo na Região Metropolitana de Campinas (RMC) neste ano. Estudo que acaba de ser divulgado pela empresa IPC Maps estima que as famílias da região devem gastar neste ano R$ 91.804 bilhões, contra os 97.157 bilhões de 2019. A queda terá forte reflexo nas vendas de alimentos para consumo em casa e fora do lar, que inclui bares e restaurantes, que estão fechados para atendimento presencial há mais de 90 dias por conta da quarentena.

Segundo o levantamento, a expectativa é de que o consumo com alimentação fora do lar neste ano atinja R$ 3.575 bilhões, inferior aos R$ 5.949 bilhões de 2019, uma queda de 39,91%. Com 1.129.260 domicílios, a RMC responde por 2,05% do consumo nacional. A região ocupa a sétima posição no ranking nacional e o 2º lugar no Estado de São Paulo, com um PIB per capta urbano de R$ 27.698,47.

Com a pandemia do novo coronavírus, o consumo das famílias brasileiras ficará comprometido ao longo de 2020, se igualando aos patamares de 2010 e 2012, descartando a inflação e levando em conta apenas os acréscimos ano a ano. No Brasil, a projeção é uma movimentação de cerca de R$ 4,4 trilhões na economia, um crescimento negativo de 5,39% em relação a 2019, a uma taxa também negativa do PIB de 5,89%. A previsão é do estudo IPC Maps 2020, especializado há mais de 25 anos no cálculo de índices de potencial de consumo nacional, com base em dados oficiais

Segundo o sócio da IPC Marketing Editora e responsável pela pesquisa, Marcos Pazzini, esse crescimento negativo após a pandemia cria um efeito déjà-vu, já que a economia retomará os índices dos últimos anos em que houve um progresso vigoroso. O especialista ressalta a previsão de crescimento no início de março, antes desse cenário de pandemia e isolamento social. “A previsão do PIB para 2020, conforme o Boletim Focus do Banco Central, era de 2,17%, o que resultaria numa projeção do consumo brasileiro da ordem de R$ 4,9 trilhões, superando os R$ 4,7 trilhões obtidos no ano passado”, lembra Pazzini.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (Abrasel RMC), Matheus Mason, endossa esses números.  “Os números da pesquisa estão em linha com as projeções iniciais do nosso setor”, admite. “Em três meses de quarentena, que representam 25% do ano, já tivermos uma queda de 20% na região”, afirma.

Matheus Mason lembra, ainda, que no inicio deste ano, antes da pandemia, as projeções da entidade apontavam para uma leve recuperação, iniciada no final de 2019. “Para atenuar esta retração forte, precisaremos, mais do que nunca, de políticas de incentivos que cheguem aos pequenos negócios, linhas de crédito e reformas estruturantes”, acredita. “Estas três ações vão ser fundamentais para que o setor volte a contratar, reduza seus custos operacionais e gere vendas quando esta crise econômica e sanitária terminar”, conclui.

 

Foto 1 – Presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (Abrasel RMC), Matheus Mason.

Foto 2 – Sócio da IPC Marketing Editora e responsável pela pesquisa, Marcos Pazzini.

Crédito: Divulgação.

 

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