PESQUISA IDENTIFICA O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO À MORADIA

O Imovelweb, um dos maiores portais do mercado imobiliário do Brasil, acaba de divulgar uma pesquisa exclusiva com a proposta de identificar as percepções do consumidor em relação à moradia. O objetivo da ação é descobrir quais os principais fatores que influenciam as pessoas no momento de alugar ou renovar um contrato de locação, assim como a importância da existência de áreas verdes e de espaços pet friendly próximos ao local no qual desejam residir.

No Brasil, o estudo foi realizado com usuários dos portais Imovelweb e Wimoveis (site imobiliário do Distrito Federal adquirido pelo Imovelweb em 2014). A pesquisa também foi conduzida pelo Grupo Navent, líder no mercado imobiliário online e de classificados de empregos na América Latina e proprietário do Imovelweb, em mais quatro países: México (Inmuebles24), Peru (Adondevivir), Equador (Plusvalía) e Panamá (CompreoAlquile).

Aluguel

O levantamento do Imovelweb revelou que para 50% dos brasileiros a localização é a principal variável considerada no momento de alugar um imóvel. Gastos (20%), preço (10%) e facilidades (10%) também foram citados. Entre os motivos da locação, 85% dos respondentes da pesquisa alegam ter fechado o contrato para firmar residência.

O estudo ainda apontou que 70% dos participantes já renovaram um contrato de aluguel pelo menos uma vez, sendo que, 67%, aceitariam dividir o imóvel com outra pessoa para poupar recursos. 67% também afirmaram ter preferência por imóveis já mobiliados e 100% dos respondentes asseguraram já ter reformado o imóvel alugado, sendo que uma nova pintura do local foi o principal investimento dos locatários (78%). “Na busca por uma residência para alugar, metade dos brasileiros se preocupam, primeiramente, com a localização do imóvel, sendo essa a mesma apreensão dos equatorianos (43%) e mexicanos (51%). Já no Peru e no Panamá, o preço é o principal ponto de atenção, com 39% e 32%, respectivamente. Diferentemente do apontado no Brasil, em outros países analisados, é baixo o número de pessoas que aceitariam dividir a propriedade para dividir as despesas. No Equador, foi identificada a maior rejeição para esse quesito, onde 85% dos entrevistados se recusariam a compartilhar um espaço alugado”, explica o CEO do Imovelweb, Leonardo Paz.

Animais de estimação

Atualmente, em muitos lares, os animais de estimação já se tornaram companheiros inseparáveis e são considerados membros das famílias. Por isso, não é incomum vermos pets passeando com seus donos em shoppings e, até mesmo, em restaurantes.

No Brasil, 87% das pessoas afirmam que têm ou já tiveram animais de estimação em casa, sendo a grande maioria cachorros (80%), seguida por gatos (16%), aponta estudo do Imovelweb. Deste montante, 37% dos participantes revelaram dificuldade para encontrar locais com filosofia pet friendly. Entre as principais reclamações, estão a preocupação com possíveis danos ao imóvel ou às áreas comuns (68%), receio de incomodar os vizinhos (25%) e comprometimento da limpeza e higiene (7%).

62% dos respondentes brasileiros da pesquisa moram em casa, sendo que 63% são proprietários do imóvel. 63% afirmaram que não sofreram dificuldades de aceitação do animal e 89% acreditam que deveria haver mais facilidades para quem tem pets. “Vemos que no mundo inteiro, os bichos são os grandes aliados das pessoas. Nos Brasil, assim como nos demais países pesquisados pelo Grupo Navent, o cachorro ocupa a maioria dos lares, mesmo com todas as dificuldades e regras impostas por quem aluga um imóvel, por exemplo. No Equador e no México, foram observados os maiores percentuais de dificuldade para a aceitação dos pets, com 73%. Já o Brasil, com 37%, apresenta a menor taxa, o que é um resultado bastante positivo”, acrescenta o executivo.

Foto: Bairro Vila Mariana, em São Paulo – O levantamento mostra que para 50% dos brasileiros a localização é a principal variável considerada no momento de alugar um imóvel.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Google+
https://www.panoramadenegocios.com.br/pesquisa-identifica-o-comportamento-do-consumidor-em-relacao-a-moradia/
Twitter
LinkedIn

Veja também

VIRACOPOS REGISTRA MELHOR MÊS DE JUNHO NA HISTÓRIA DO AEROPORTO COM 885 MIL PASSAGEIROS

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), registrou o melhor mês de junho da …

Facebook
Google+
https://www.panoramadenegocios.com.br/pesquisa-identifica-o-comportamento-do-consumidor-em-relacao-a-moradia
Twitter
LinkedIn