Pesquisa inédita desenvolvida pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) com relação aos hábitos de consumo dos consumidores aponta que a maioria dos entrevistados (59%) afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. “Essa situação se reflete em Campinas e região também. Os dados são importantes para que os varejistas pautem seu comportamento em relação aos consumidores”, avalia a vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), entidade que representa o SCPC, Adriana Flosi. Ela acrescenta que o fato de o consumidor se considerar equilibrado colabora para o uso sustentável do crédito.
O levantamento, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31 de janeiro e 13 de fevereiro, também quis saber em qual situação os entrevistados acreditam ser mais conservadores. Nesse caso, 61% disseram ser mais conservadores em seus hábitos de compra, independente do produto ou serviço; e 39% no uso diário do dinheiro.
A pesquisa do SCPC também perguntou ao consumidor o que leva em consideração, em primeiro lugar, ao decidir pela compra de determinados produtos ou serviços. A promoção, por exemplo, supera a qualidade e a marca nos itens de limpeza, vestuário, calçados, perfumaria, eletrodomésticos, eletrônicos e até celular/smartphone. Por outro lado, a qualidade tem mais relevância em detrimento da promoção ou da marca quando a compra é de alimentos e produtos de higiene pessoal. O quesito marca fica em terceiro lugar em todos os itens questionados, como mostra a tabela abaixo.
Maioria do público representa as classes D/E. Aproximadamente 70% residem no Sudeste do país. Prevalecem os homens e os que moram com a família. Os mais jovens concentram-se nas classes DE. 17% dos consumidores da classe DE estão desempregados. 34% fazem “bico” ou trabalho extra. Em média, 65% dos consumidores são casados e possuem filhos. Na classe AB este percentual cai para 62%.
Esta pesquisa teve como identificar o perfil do consumidor frente aos hábitos de compra. A aplicação da pesquisa se deu via Internet, por meio do Portal Consumidor Positivo (www.consumidorpositivo.com.br), ao longo do período de 31 de janeiro até 13 de fevereiro, e contou com a participação de 1.169 respondentes.
Foto: Vice-presidente da ACIC, Adriana Flosi.
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