PESQUISA MOSTRA MUDANÇA NO COMPORTAMENTO DE CONSUMO DO BRASILEIRO


Assim
como as profundas transformações econômicas e políticas nos últimos anos, o
comportamento de consumo do brasileiro também tem sofrido mudanças. Apesar de
uma estagnação em 2012 e um início tímido em 2013, o primeiro semestre deste ano
marca uma retomada do crescimento do consumo de bens não duráveis. Além disso,
Painel de Consumo da Kantar Worldpanel retrata em profundidade que o consumidor
está cada vez mais consciente com o seu bolso e tem tido maior equilíbrio nos
gastos.

Os
estudos da Kantar Worldpanel começam a apontar para um novo rumo, que teve
início com 2012 fechando com saldo positivo. Na média nacional, as famílias
conseguiram fechar o ano com gastos inferiores aos ganhos, acumulando uma
poupança de 2%. De qualquer forma, 51% das famílias continuam com o bolso
comprometido. Pela primeira vez, a educação aparece entre as cinco principais
contribuições para os gastos ao lado de alimentação e bebida dentro do lar,
transporte, vestuário e serviços financeiros.
Esse novo
comportamento de consumo se reflete, e também está diretamente ligado, ao
rápido avanço da tecnologia, principalmente no que diz respeito ao acesso à
comunicação. O número de usuários de smartphones cresceu, de 2012 para 2013,
185% e o de tablets 689%. Em contrapartida, o mercado de linha fixa perde
espaço e cai 23% no mesmo período. Acesso rápido à informação interfere
diretamente na decisão de compra com facilidades, como por exemplo, a uma
simples e ágil comparação de preços. Tudo isso resulta em um consumidor
multicanal: atualmente 84% dos lares brasileiros faz suas compras em três ou
mais canais diferentes.

Reflexo
na indústria


Atualmente
existem 28 marcas no mercado que se mantém líderes em seu segmento há 10 anos
ou mais. Em 2003, esse grupo da elite era composto por 69 marcas. Isso mostra
que se inicia uma guerra, na qual a tradição disputa contra a inovação a
atenção do consumidor. A média de lançamentos de novos produtos no Brasil
superou a média global, em lista liderada por produtos pós-shampoo, seguido por
cremes e loções, shampoos, biscoitos e sorvetes. A concorrência dentro de uma
categoria é tão grande que apenas 9% de todos os produtos lançados conseguem
alcançar 1% de penetração em um ano.

Em exemplo
disso é o movimento dos produtos chineses. Na China, um novo produto é lançado
a cada 2,15 minutos. Aqui no Brasil a situação é bem parecida: a cada 4 minutos
o consumidor pode ver alguma novidade nas gôndolas, o que representa um
crescimento de 69% das categorias no País. Isso mostra que o segredo para as
marcas é inovar sempre. Até julho de 2012 haviam 228 mil produtos diferentes no
mercado nacional. Só no último ano, surgiram cerca de 14.400 novos itens.
Atualmente temos 233.200 mil diferenciações de itens circulando em lares que
compram aproximadamente 2.7 unidades por dia.
Kantar Worldpanel é líder mundial em conhecimento
do consumidor, através de painéis de consumo contínuos. High Definition
Inspiration ™ combina análises avançadas e soluções customizadas em pesquisa de
mercado oferecendo insights com nitidez e clareza, tanto no quadro geral quanto
nos pequenos detalhes que resultam em ações bem-sucedidas por seus clientes.
Seu conhecimento sobre o que as pessoas compram, o que usam e as atitudes por
trás de seus comportamentos de compra se tornou moeda corrente no mercado para
os proprietários de marcas, varejistas, analistas de mercado e as organizações
governamentais globalmente.
Com mais de 40 anos de experiência, formada por uma
equipe com mais de 3.000 funcionários, e serviços que cobrem mais de 50 países,
diretamente ou através de parceiros, Kantar Worldpanel apresenta High
Definition Inspiration™ em campos tão diversos como o largo consumo, produtos
por impulso, de bebês, de telecomunicações e entretenimento, entre muitos
outros.
Kantar é uma divisão da WPP especializada na
gestão do investimento em informações e uma das miores colsultorias de
informação e insights. Ao reunir diversos talentos de 13 empresas
especializadas, o grupo pretende se tornar o principal fornecedor de insights
precisos para a comunidade de negócios global. Seus 28.500 funcionários se
encontram baseados em mais de 100 países em todo o espectro de disciplinas de
pesquisa e consultoria, capacitando o grupo para oferecer aos clientes ideias
de negócios, em qualquer ponto do ciclo de consumo. Os serviços do grupo são
utilizados por mais da metade das empresas da Fortune top 500.

Foto 1 – Rua 13 de Maio região central de Campinas.
Foto 2 – venda de produtos
Crédito – Divulgação

 
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

VIRACOPOS DEVE RECEBER 248 MIL PASSAGEIROS NO FERIADO DE PÁSCOA

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), deve receber 248 mil passageiros entre esta …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn