comportamento de consumo do brasileiro também tem sofrido mudanças. Apesar de
uma estagnação em 2012 e um início tímido em 2013, o primeiro semestre deste ano
marca uma retomada do crescimento do consumo de bens não duráveis. Além disso,
gastos.
Atualmente
existem 28 marcas no mercado que se mantém líderes em seu segmento há 10 anos
ou mais. Em 2003, esse grupo da elite era composto por 69 marcas. Isso mostra
que se inicia uma guerra, na qual a tradição disputa contra a inovação a
atenção do consumidor. A média de lançamentos de novos produtos no Brasil
superou a média global, em lista liderada por produtos pós-shampoo, seguido por
cremes e loções, shampoos, biscoitos e sorvetes. A concorrência dentro de uma
categoria é tão grande que apenas 9% de todos os produtos lançados conseguem
alcançar 1% de penetração em um ano.
Em exemplo
disso é o movimento dos produtos chineses. Na China, um novo produto é lançado
a cada 2,15 minutos. Aqui no Brasil a situação é bem parecida: a cada 4 minutos
o consumidor pode ver alguma novidade nas gôndolas, o que representa um
crescimento de 69% das categorias no País. Isso mostra que o segredo para as
marcas é inovar sempre. Até julho de 2012 haviam 228 mil produtos diferentes no
mercado nacional. Só no último ano, surgiram cerca de 14.400 novos itens.
Atualmente temos 233.200 mil diferenciações de itens circulando em lares que
compram aproximadamente 2.7 unidades por dia.
Kantar Worldpanel é líder mundial em conhecimento
do consumidor, através de painéis de consumo contínuos. High Definition
Inspiration ™ combina análises avançadas e soluções customizadas em pesquisa de
mercado oferecendo insights com nitidez e clareza, tanto no quadro geral quanto
nos pequenos detalhes que resultam em ações bem-sucedidas por seus clientes.
Seu conhecimento sobre o que as pessoas compram, o que usam e as atitudes por
trás de seus comportamentos de compra se tornou moeda corrente no mercado para
os proprietários de marcas, varejistas, analistas de mercado e as organizações
governamentais globalmente.
Com mais de 40 anos de experiência, formada por uma
equipe com mais de 3.000 funcionários, e serviços que cobrem mais de 50 países,
diretamente ou através de parceiros, Kantar Worldpanel apresenta High
Definition Inspiration™ em campos tão diversos como o largo consumo, produtos
por impulso, de bebês, de telecomunicações e entretenimento, entre muitos
outros.
Kantar é uma divisão da WPP especializada na
gestão do investimento em informações e uma das miores colsultorias de
informação e insights. Ao reunir diversos talentos de 13 empresas
especializadas, o grupo pretende se tornar o principal fornecedor de insights
precisos para a comunidade de negócios global. Seus 28.500 funcionários se
encontram baseados em mais de 100 países em todo o espectro de disciplinas de
pesquisa e consultoria, capacitando o grupo para oferecer aos clientes ideias
de negócios, em qualquer ponto do ciclo de consumo. Os serviços do grupo são
utilizados por mais da metade das empresas da Fortune top 500.
Foto 1 – Rua 13 de Maio região central de Campinas.
Foto 2 – venda de produtos
Crédito – Divulgação