
A demanda de imóveis residenciais teve um aumento significativo em todo o País em 2024 e deve manter o mercado aquecido, ainda que em menor intensidade, durante 2025. O monitor Datastore, uma pesquisa sobre a demanda imobiliária desenvolvido pela empresa, líder nacional em pesquisa de mercado imobiliário e acumula R$ 1 trilhão de VGV (Valor Geral de Vendas) nos últimos 30 anos, Em 2024 o levantamento mostra que 29,27% ou 11,6 milhões famílias no Brasil pretendiam adquirir residência. “É praticamente o mesmo patamar de 2010, ano do boom imobiliário, quando 11,1 milhões famílias tinham intenção de compra em 24 meses”, salienta o estatístico, Marcus Araujo, fundador da Datastore. Este patamar fez muita gente ganhar um bom dinheiro na época com a disparada de preço dos imóveis, enquanto outros amargaram prejuízo por adiar a compra. Por isso, quem hoje adiar por um período maior que seis ou 12 meses a aquisição da casa própria pode ter prejuízo, apesar de o Brasil não estar com a economia tão aquecida como em 2010.
Campinas e RMC tem a maior demanda imobiliária do Brasil
Araujo afirma que o Monitor Datastore mostra que em Campinas e região metropolitana a intenção de comprar imóvel residencial nos próximos 24 meses é de 31,5%. A cidade supera, inclusive, a demanda da região sudeste que está em 30,98%. Isso transforma a cidade, sua região metropolitana e todo o interior do estado no mais importante polo imobiliário do Brasil. “Hoje 40% da demanda imobiliária residencial é de investidores que também têm um perfil diferenciado”, afirma Marcus Araujo. Em 2010, comenta, eram especuladores que compravam imóveis para ter retorno imediato. Hoje compram para alugar para a nova geração e ganhar com a valorização a médio prazo o que muda a configuração do mercado. “Nunca foi tão importante saber a hora de comprar e vender um imóvel”, comenta.
A iniciativa deve reunir em Campinas entre 360 e 400 participantes, formando a maior densidade de conhecimento por metro quadrado do mercado imobiliário, conforme vem acontecendo desde sua primeira edição em 2022. Araujo ressalta que o SIMM prioriza a profundidade do conhecimento, não a quantidade de participantes. Por isso, explica, as vagas são limitadas para gestores. O evento é voltado para construtoras, incorporadoras, imobiliárias, arquitetos e engenheiros que buscam atualização profissional para atender melhor a demanda do mercado. Traz informações e insights sobre administração, como integrar trabalho e residência, o que deve ter em um condomínio para agregar crianças e pets que hoje são determinantes na escolha do imóvel.
Palestrantes e temas
Segundo Araujo que é curador do evento e autor best-seller com 160 mil exemplares vendidos dos livros “Meu Imóvel, Meu Mundo”, “Meu Imóvel, Meu Mundo Kids”, “Meu imóvel, Meu Mundo Pets” e “Mentes Saudáveis, Lares Felizes” em coautoria com o psiquiatra Augusto Cury, o evento conta com grandes nomes do setor imobiliário. Reúne quatro palestrantes e 20 painelistas que trazem aos participantes as principais tendências do mercado imobiliários. “Hoje os imóveis que mais atendem à expectativa do novo consumidor integram ambientes e dão a sensação de maior amplitude sem exigir grandes reformas que frequentemente superam o poder de compra do proprietário. Também estão em alta as “casas inteligentes” com automação de iluminação e climatização, controle de acesso e gestão de consumo”, finaliza.
Palestrantes
Marcus Araújo – Codesenvolvedor do novo conceito de moradia Biosphere baseado no lifestyle do ator Cauã Reymond, e também curador da imagem de Romero Britto para empreendimentos imobiliários. Apresenta neste congresso a palestra “5/50 – O mercado Imobiliário Brasileiro mudará mais nos próximos cinco anos do que nos últimos 50 anos.”
Samy Dana – Economista e professor da FGV fala sobre “A macro economia 2025-2026 e o mercado imobiliário.”
Priscila Triska – Reconhecida como a empresária brasileira mais premiada dos EUA no setor imobiliário e CEO da BIS Entertainment traz ao congresso “O sucesso de vendas de imóveis na Flórida (EUA) aplicado ao Brasil”.
Diego Peres – Cofundador da SMU Investimentos e presidente da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) apresenta “DREX na prática: o que muda na vida das empresas e dos consumidores do imobiliário”.
Foto: Marcus Araujo, fundador da Datastore.
Crédito: Divulgação.