PESQUISA REVELA AMOR DO BRASILEIRO PELO CHOCOLATE

Recente pesquisa encomendada pela Associação
Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB)
revela que brasileiros amam chocolate. Um verdadeiro raio X dessa relação foi
feito e mostra, por exemplo, que 75% da população consome o alimento e 35% não
troca o chocolate por nenhum alimento ou bebida. O estudo realizado pelo IBOPE
Inteligência ouviu 2.002 pessoas, de diferentes faixas etárias, classes sociais
e regiões do país, e identificou os principais hábitos de consumo quando se
trata de bombons, tabletes, confeitos, achocolatados, trufas, entre outras
categorias.

O chocolate faz parte do carrinho de compras da
maioria dos brasileiros e o sabor ao leite é o campeão, com 58% da preferência
dos apaixonados. As classes A/B são as que consomem mais chocolate. E depois da
Páscoa, o inverno, Natal e Dia dos Namorados são os períodos em que o consumo
aumenta: 23%, 16% e 11%, respectivamente. O estudo mostra ainda que fatores
como tipo de chocolate ou a embalagem são mais importantes que a marca e
o preço na hora de presentear para 57% dos entrevistados.

Os dados revelam também que o prazer e a satisfação
são as principais sensações obtidas, para 61%. Não é a toa que 88% dos
consumidores compram o produto para consumo próprio. Quanto à origem do
alimento, o chocolate nacional, com nota 8,6 dentro de uma escala de 0 a 10, é
melhor avaliado do que o importado, que teve nota 7,4.“A pesquisa confirma a
qualidade do produto nacional, que já tem forte tradição junto ao consumidor. O
consumo per capita de chocolates no Brasil cresceu
muito. Na década de 70 girava em torno de 300g,
hoje é de 2,5Kg em média por pessoa. Isso se deve principalmente pelo fato do
brasileiro cada vez mais identificar o chocolate como um alimento”, afirma
Ubiracy Fonseca, vice-presidente de Chocolate da ABICAB. “Esse estudo permitirá
que as empresas conheçam o perfil do consumidor, e ofereçam produtos que
atendam suas expectativas. O Brasil é o 3º maior mercado de chocolates do mundo
e caminha a passos largos para assumir a 2ª posição até 2016”, afirma Ubiracy.
Outro dado importante é que a marca e a qualidade dos ingredientes são os
principais fatores que definem o chocolate Premium, mercado que cresce em média
20% ao ano e já representa 6% do total de chocolates produzidos no país.

A ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de
Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados foi fundada em 1957 com o
objetivo de responder pela política do setor junto às esferas públicas e
privada, tanto no Brasil quanto no exterior. Suas diretrizes são voltadas para
a valorização destas indústrias, que são responsáveis pela geração de 31 mil
empregos diretos e 62 mil indiretos.  Atualmente, a ABICAB engloba a
cadeia produtiva nacional, representando 92% do mercado de chocolates, 70% do
mercado de balas e confeitos, 80% do mercado de amendoim e 100% do mercado de
cacau.

 
Foto – Composição de Chocolates.
Crédito Pri. Miranda 

 
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