PESQUISA REVELA QUE 51% DOS CONSUMIDORES VÃO GASTAR ATÉ R$ 300 NO DIA DAS MÃES; 63% PREFEREM LOJAS FÍSICAS

PESQUISA REVELA QUE 51% DOS CONSUMIDORES VÃO GASTAR ATÉ R$ 300 NO DIA DAS MÃES; 63% PREFEREM LOJAS FÍSICAS

O Dia das Mães segue consolidado como uma das datas mais relevantes para o varejo brasileiro. Uma pesquisa realizada pela SYN, empresa especializada em imóveis comerciais e shoppings centers, aponta que 75% dos consumidores pretendem ir às compras para celebrar a data neste ano. O estudo, que ouviu 4.576 pessoas nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, mostra que 85% dos entrevistados planejam gastar o mesmo ou até mais que no ano anterior.

O valor mais comum a ser desembolsado é entre R$ 101 e R$ 300, segundo 51% dos participantes. Outros 20% pretendem gastar entre R$ 301 e R$ 500, enquanto 10% devem escolher presentes de até R$ 100. Os dados evidenciam um cenário de consumo aquecido, especialmente nas lojas físicas: 63% dos consumidores afirmaram que preferem realizar suas compras presencialmente, número superior ao do comércio online (13%) e similar ao verificado na mesma pesquisa em 2024. “Mesmo com o crescimento do e-commerce, os consumidores ainda valorizam a experiência proporcionada pelos shoppings, especialmente em datas comemorativas como o Dia das Mães”, destaca Ricardo Loducca, diretor comercial e de marketing da SYN. “Além de uma grande variedade de lojas, os shoppings oferecem gastronomia, lazer e um ambiente seguro, elementos que tornam a ocasião ainda mais especial”, completa.

Presente para além das mães

Embora a maioria (49%) compre presentes exclusivamente para a própria mãe, outros membros da família também são lembrados: 17% vão presentear a sogra, 10% as avós e 8% irmãs ou esposas. Entre os produtos mais procurados estão vestuário (19,9%), itens de beleza, calçados e perfumaria (com pouco mais de 16% cada), além de chocolates e joias (7,7%).

O levantamento também mostra que a celebração vai além das compras. Cerca de 40% dos entrevistados pretendem sair para almoçar ou jantar com a família, favorecendo os shoppings com opções gastronômicas variadas.

Marketing e promoções são decisivos na decisão de compra

A pesquisa da SYN também revelou que 81% dos consumidores se sentem impactados pelas ações promocionais e ambientações dos shoppings em datas comemorativas. Para 42% dos entrevistados, essas ativações ajudam na escolha do presente e, para 39%, influenciam diretamente na decisão de compra.

Entre os estímulos mais valorizados estão promoções com brindes e sorteios (30%), decoração temática (21%), espaços promocionais (18%) e experiências interativas (15%).

Campanhas exclusivas nos shoppings da SYN

Com base nas preferências do público, os shoppings administrados pela SYN prepararam campanhas especiais para a data. O Grand Plaza e o Tietê Plaza, por exemplo, fecharam parcerias com a Dona do Doce. O Shopping Cidade São Paulo uniu-se à marca Corello, enquanto o Shopping D promove ações no parque T-Rex. Já o Shopping Metropolitano, no Rio de Janeiro, oferece presente da Natura na campanha “comprou, ganhou”.

Perfil dos participantes

A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 20 de abril de forma híbrida, com consumidores do entorno e da base de clientes dos shoppings administrados pela SYN. A maioria dos respondentes está na faixa etária de 25 a 54 anos (69%) e 78% são mulheres. Homens representam 21% da amostra, e 1% se identificou como “outros” ou preferiu não declarar.

Com mais de 18 anos de atuação no setor, a SYN reafirma sua relevância como parceira estratégica do varejo, administrando cinco importantes shoppings e um portfólio diversificado de imóveis comerciais em todo o Brasil.

Foto: Ricardo Loducca, diretor comercial e de marketing da SYN.

Crédito: Divulgação.

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