PESQUISADORES CRIAM PORTAL DO PESQUISADOR PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE INOVAÇÃO

Cerca de R$ 70 milhões por ano estão deixando de ser revertidos  em programas de inovação pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) devido a ausência de projetos. O alerta é do pesquisador e sócio da ED6, Demétrius Moura. 

Para mudar essa realidade, um grupo de pesquisadores da ED6, que é uma consultoria educacional, criou o “Portal do Pesquisador – PesqEmpreende”. A ferramenta promove o desenvolvimento de produtos e serviços por meio da inovação e atua no aperfeiçoamento da relação entre academia, governo e mercado.

O Portal está hospedado na plataforma UniversitasLab, uma startup com foco na constante aproximação das instituições de ensino e pesquisa junto aos setores público e privado.

A região paulista do ABC é a primeira a participar do projeto, já que sofre um desaquecimento pela saída de montadoras, e repensa seu processo de inovação a partir desses recursos com a participação de pesquisadores da academia.

A iniciativa da ED6 Consultoria Educacional conta com a participação da Agência de Desenvolvimento Econômico do  Grande ABC (GABC), em parceria com a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

A ferramenta é gratuita para os associados e colaboradores da Agência GABC, onde poderão incluir pesquisas, projetos e estudos, além de buscarem parceiros para a solução de eventuais problemas e a concepção de novos produtos.

Para o presidente da Agência GABC, Aroaldo Oliveira da Silva, o portal fará o encontro entre oferta e demanda, maximizando as capacidades das academias e dos setores público e privado. “Iremos apresentar a plataforma para as universidades e empresas da região, com isso, elas poderão acessar e registrar as necessidades em relação à ciência, tecnologia e inovação, bem como, aquilo que ofertam. A ideia é identificar toda a capacidade da região e colocar à disposição da própria região, criando uma sinergia entre o que já existe e as necessidades de cada projeto, promovendo o encontro da oferta com a demanda para pesquisadores, gestores públicos e empresários”, destacou Aroaldo.

Na visão de Hugo do Nascimento, sócio da ED6 Consultoria Educacional, a ferramenta fará com que as ideias das academias cheguem até as empresas, oferecendo maior competitividade e produtividade, gerando mais capital. “A ideia do “Portal do Pesquisador – PesqEmpreende” é ser uma conexão entre as empresas, instituições de ensino, alunos, pesquisadores e professores. É gerar valor a partir das ideias das academias e fazer chegar na prática através das empresas. Dessa forma, conseguimos fazer com que grandes, médias e pequenas empresas, possam desenvolver projetos de inovação, conseguindo maior competitividade e produtividade, consequentemente, gerando mais capital”, explicou Hugo.

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), parceira no projeto, colabora por meio do seu corpo de docentes e discentes com a melhoria da ferramenta que estará disponível de forma gratuita para todos parceiros da Agência ABC, e conforme destacou o professor  Leandro Campi Prearo, reitor da USCS “Sem dúvida, é mais um passo importante para o desenvolvimento da nossa região do  ABC”, destacou o professor Dr.  Leandro Campi Prearo, reitor da USCS.

 

Foto: A esquerda o Presidente da agência de desenvolvimento econômico Aroaldo Oliveira, no centro Leandro Prearo Reitor da USCS, a direita Hugo Nascimento sócio da ED6 e Pesquisador responsável do portal UniversitasLab.

Crédito: Divulgação.

 

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

CAMPINAS É A CAPITAL BRASILEIRA DO EMPREENDEDORISMO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

A cerimônia de abertura do Campinas Innovation Week, na noite desta segunda-feira (10/06) foi um …

Facebook
Twitter
LinkedIn