PREÇO DE PASSAGENS PARA DESTINOS NACIONAIS CAI EM MÉDIA 18% PARA AS FÉRIAS DE FINAL DE ANO

Quem pretende aproveitar o final do ano para tirar aquela viagem do papel, deve começar a se planejar desde já. De acordo com o Travel Report, relatório de tendências de viagem produzido pelo KAYAK, neste período é comum que a busca por passagens aéreas aumente consideravelmente. Apesar disso, os viajantes têm bons motivos para comemorar, já que, segundo outro levantamento do principal metabuscador de viagens do mundo, o preço de voos domésticos para o período caiu cerca de 18% em relação a 2022, o que indica uma ótima oportunidade para explorar novos lugares durante a segunda quinzena de dezembro e primeira de janeiro. Se tratando de destinos internacionais, Nova York teve uma redução de 23%, enquanto Santiago, no Chile, 22%.

Para tornar a viagem de final de ano ainda mais econômica, o KAYAK acaba de lançar uma versão de férias de sua popular ferramenta Melhor Momento para Viajar, para que os viajantes saibam quando reservar e os dias mais baratos para voar em todo o mundo. “Usando dados preditivos baseados no histórico de milhares de buscas realizadas no KAYAK, o Melhor Momento para Viajar – Edição de Férias de Fim de Ano permite que os viajantes tenham autonomia para decidir exatamente em que dias voar, levando em consideração seu orçamento, a origem e o destino, com o melhor custo-benefício para aquela rota”, explica Gustavo Vedovato, Country Manager do KAYAK no Brasil.

Ao selecionar a origem, o destino, e indicar se o tempo da viagem programado é de quatro, sete ou 14 dias, a ferramenta indica as melhores datas para reservar, o percentual a ser economizado viajando neste período e a média de preço das passagens. Por exemplo, considerando a rota de São Paulo para Recife, o melhor momento para reservar é com cerca de 54 dias de antecedência para garantir um melhor preço. O percentual de desconto observado com a reserva antecipada é baseado no dia em que a busca é realizada, por isso, é fundamental que o viajante faça este acompanhamento na ferramenta.

Metodologia

O levantamento foi realizado na base de dados do KAYAK considerando buscas por voos de ida e volta, em classe econômica, de todos os aeroportos do Brasil, para todos os aeroportos do Brasil. Como datas de buscas foram consideradas de 15/01/2023 a 19/09/2023, comparadas com o mesmo período de 2022. Para datas de viagem, foram consideradas 15/12/2023 a 08/01/2024, comparados ao mesmo período do ano anterior. Para indicar o tempo de antecedência que a viagem deve ser planejada para garantir os melhores preços e o melhor momento para viajar, foram considerados voos partindo de São Paulo para todas as cidades do Brasil, por um período de 14 dias. Para a rota que tem São Paulo como destino, consideramos voos partindo de Recife. A taxa de conversão do dólar utilizada foi de USD 1 = R$ 4,9510. Os preços e percentuais são uma média e podem variar com o tempo.

O levantamento realizado na base de dados do KAYAK considerando buscas por voos de ida e volta, em classe econômica, de todos os aeroportos do Brasil, para todos os aeroportos do mundo. Como datas de buscas foram consideradas de 15/01/2023 a 19/09/2023, comparadas com o mesmo período de 2022. Para datas de viagem, foram consideradas 15/12/2023 a 08/01/2024, comparados ao mesmo período do ano anterior. Para indicar o tempo de antecedência que a viagem deve ser planejada para garantir os melhores preços e o melhor momento para viajar, foram considerados voos partindo de São Paulo para todos os destinos internacionais, por um período de 14 dias. A taxa de conversão do dólar utilizada foi de USD 1 = R$4,9510. Os preços e percentuais são uma média e podem variar com o tempo.

Metodologia Melhor Momento para Viajar – Versão Férias de Fim de Ano

Os preços são estimados com base em uma análise do KAYAK sobre as tarifas atuais e da média histórica de custo de passagens de ida e volta para um viajante. A combinação mais barata para datas de partida e retorno é identificada para corresponder à duração escolhida da viagem e à rota durante as datas relativas ao período de férias e incluindo o dia [25-12-2023]. As economias são calculadas com a diferença entre as combinações mais caras e mais baratas de datas de partida e retorno, a partir das previsões de preços que cobrem as datas das viagens de férias de final de ano. Os preços são estimados e estão sujeitos a mudanças e devem ser interpretados como um guia. As economias são aproximadas e não podem ser garantidas.

Os insights sobre o melhor momento para reservar são baseados no histórico de buscas interno do KAYAK para o período de viagens de inverno no hemisfério norte e verão no hemisfério sul, que abrange datas de ida entre [15-12-2022] e [31-12-2022], e datas de volta entre [26-12-2022] e [08-01-2023]. O KAYAK compilou e consolidou os dados de pesquisa para cada dia dentro de um intervalo de 7 a 120 dias a partir da data de partida planejada (desde aproximadamente 4 meses de antecedência até uma semana antes da partida). A média de preços para voos de ida e volta, para classe econômica e um passageiro, foi então calculada. O dia que apresentou o preço mínimo médio foi identificado como o melhor momento para reservar passagens aéreas para uma viagem em particular. Em seguida, dados específicos para cada viagem são agregados para prover uma estimativa do melhor momento para reservar de acordo com o país de origem.

 

Foto: Gustavo Vedovato, Country Manager do KAYAK no Brasil.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

COMO O CIDADÃO PODE SE PROTEGER DAS FAKE NEWS NAS ELEIÇÕES

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já disponibiliza aos cidadãos o Sistema de Alerta de Desinformação …

Facebook
Twitter
LinkedIn