PILZ DO BRASIL LANÇA SISTEMA SEGURO DE RADAR

A multinacional alemã especializada em segurança de máquinas e automação industrial, Pilz do Brasil, expande seu portfólio na área de sistemas de sensores de segurança com o lançamento do Sistema LBK. Trata-se de sua primeira solução completa e segura para o monitoramento das áreas de proteção com base em tecnologia de radar, com aplicações na indústria em geral (fundição, ponte rolante, guindaste, processamento e produção de materiais, em ambientes com a presença de células robóticas, entre outros), como também no agronegócio e portos, por exemplo.

Por ser uma tecnologia robusta, o LBK é resistente a poeira, água, luz, sujeira, vapores e vibrações, podendo ser usado em ambientes internos e externos, e com raio de alcance de até 4 metros. “O diferencial é que o nosso sistema de monitoramento de frequência é capaz de detectar partículas reflexivas móveis, ou seja, faz a distinção da presença humana em relação à objetos, por exemplo”, afirma Darcy Pereira Falcão, do suporte técnico da Pilz.

Ainda de acordo com Falcão, a solução completa do LBK pode ser integrada junto com o minicontrolador configurável PNOZmulti 2 da Pilz, e com ligação em série de até 6 sensores. “Com essa solução, é possível monitorar com segurança aplicações complexas bem como ambientes críticos, inclusive externos. Entre as funções de segurança cobertas pelo sistema está a função de ‘bloqueio contra reinicialização’. Ou seja, evita que a máquina volte a funcionar enquanto ainda houver pessoas na área de perigo”, explica.

Dependendo da aplicação, e conforme o tamanho da área a ser monitorada, é possível definir uma área de proteção mais ampla ou estreita. “A área de proteção ampla conta com ângulos de abertura de 110° na horizontal e 30° na vertical; na área de proteção estreita, os ângulos de abertura são de 50° na horizontal e 15° na vertical”, destaca Falcão, ressaltando que a área máxima que pode ser monitorada é de 15 x 4 m, com tempo de reação máximo de 100 m e atinge até SIL 2, PL d, categoria 2.

A Pilz é uma empresa internacional de tecnologia de automação e em soluções de segurança de máquina, sendo esse seu diferencial. Sediada em Ostfildern, Alemanha, está presente em todos os continentes através de 42 subsidiárias. De caráter familiar possui 2.400 funcionários e três parques fabris, na Alemanha, França e China, sendo que na Irlanda possui uma unidade de desenvolvimento de software. No Brasil está presente há 22 anos.

Os produtos da empresa incluem tecnologia de sensores, relés de monitoramento eletrônico, relés de segurança, sistemas de controle configuráveis e programáveis, soluções de automação com controle de movimento, sistemas para comunicação industrial, bem como soluções de visualização e terminais de operação.

As soluções da Pilz podem ser utilizadas em todos os campos da engenharia, nos segmentos de embalagem, automotivo, farmacêutico, ferroviário, prensas, energia eólica, entre outros. Essas soluções garantem a segurança do operador em seu ambiente de trabalho.

 

 

Foto 1 – Darcy Pereira Falcão, do suporte técnico da Pilz.

Foto 2 – LBK.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

CO-FUNDADORA DO ARQ FUTURO DEFENDE RECUPERAÇÃO DOS CENTROS COMO OPÇÃO DE MORADIA

Nesta semana Campinas foi sede de um evento com palestrantes internacionais e expoentes brasileiros dos …

Facebook
Twitter
LinkedIn