Em Pelotas, durante a 18ª Expofeira, na última quarta-feira (11/10), foram avaliados os melhores animais rústicos da raça Angus. Receberam premiação as melhores fêmeas PO e os melhores machos PO e PC, além da fêmea e macho supremos campeões, que são os animais eleitos entre os melhores animais individuais dos trios contra os melhores animais do julgamento de rústicos individual. “Posso dizer que estou muito feliz e honrado em poder julgar estes animais. Iniciei minha trajetória profissional aqui em Pelotas, um dos maiores elogios é vir julgar uma exposição deste quilate. Tivemos animais com alta genética, com excelentes avaliações do Promebo. Os animais supremos, estavam espetaculares”, ponderou Adevolmir Lima da Silva, jurado da Expofeira.
A manhã iniciou com o julgamento dos trios de fêmeas PO, que consagrou o produtor rural Francisco Azambuja Amaral, com o lote 2, com o trio grande campeão, com as novilhas Dom Flor TE494 Augusta 26 Courage, tatuagem TE494, Dom Flor TE484 Comrade TE64 Dakota, tatuagem TE484, e Dom Flor TE464 Checkmate TE70 Courage, tatuagem TE464, da Estância Três Marias, de Santa Vitória do Palmar (RS).
Amaral levou para casa ainda a suprema grande campeã e a melhor fêmea PO dos trios com a novilha de tatuagem TE464, do lote 2, Dom Flor TE464 Checkmate TE70 Courage. “É uma conquista que nos deixa muito orgulhosos. Na Estância genotipamos todos os animais, e essas fêmeas têm uma pontuação excelente no Promebo, são novilhas muito produtivas”, comemora Azambuja.
O trio reservado grande campeão da categoria fêmea PO ficou com o lote 1, do produtor rural Fábio Ruivo, com os animais de tatuagem 478, 502 e 508, da Cabanha Recalada, de Capão do Leão (RS). Ruivo também levou para casa a melhor fêmea PO individual, com o grande campeonato do animal de tatuagem 493, a Recalada 493 Patriarch 268, filha de pai Tehama Patriarch F028 e mãe, Recalada 268 Harvestor TEI 2494.
Já a avaliação de Deva, como é conhecido o jurado, consagrou a Parceria Rotta Assis, da Estância Tradição, com o tricampeonato do Supremo Macho PO, com o touro de tatuagem T153, da Parceria Rotta Assis, com o Tradição T153, filho de mãe Tradição TB396, e pai SAV Raindance 6848, o mesmo touro ganhou também como melhor macho PO dos trios. A Estância Tradição levou para casa também o grande campeonato de trios machos PO, com o lote número 5, dos animais de tatuagem T156, T153 e T161. “Este touro, que ganhou o macho PO, é um touro completo não se vê defeitos onde ele olha. Ele é tricampeão supremo e nos dá muito orgulho. Ele já está contratado pela Renascer Biotecnologia para venda de sêmen. Queremos difundir a sua genética formidável”, comemora Rogério Rotta Assis, da Estância Tradição, de Santa Vitória do Palmar, (RS).
O trio reservado grande campeão ficou com o lote 4, de Francisco Azambuja Amaral, da Estância Três Marias, de Santa Vitória do Palmar (RS), com os animais de tatuagem 599, TE595 e TE517, deste mesmo lote saiu o terceiro melhor macho PO dos trios com o animal de tatuagem TE 517. A Três Marias levou para casa também o terceiro melhor macho PO individual com o animal do lote 7, Dom Flor 527 Chekmate TE44 Absolute. O terceiro melhor trio PO ficou com o lote 6 de Fábio Ruivo, da Cabanha Recalada, com os animais de tatuagem 425, TE53 e 391.
A disputa entre os machos PO individuais consagrou o lote 6, de Joaquim Francisco Bordagorry Assumpção Mello, da Estância Santa Eulália, de Pelotas (RS), como grande campeão, com o touro Santa Eulália Resource 01775, de tatuagem 01775, filho de pai Sav Resource 1441 e mãe Santa Eulália TE494 D. Jose Lider TE1107.
Entre os machos PC, o grande campeonato dos trios ficou com o lote 7 da Estância Santa Amélia, de Santa Vitória do Palmar (RS), com os animais de tatuagem, A25, A17 e A11. O trio reservado grande campeão de machos PC ficou com o lote 8, de César Augusto Rabassa Hax, da Estância Passo Comprido, também de Santa Vitória do Palmar (RS), com os touros de tatuagens 611, 569 e 565.
O melhor macho PC dos trios, ganhou também o supremo grande campeão macho PC, com o touro do lote 7, de tatuagem A11, da Estância Santa Amélia, o touro A11 Santa Amélia, filho de pai Basin Rainmaker 4404 e mãe Santa Amélia 8068. O mesmo lote 7 levou para casa o reservado grande campeão para o melhor macho PC dos trios com o touro de tatuagem A25. O terceiro melhor macho PC do trio ficou com o lote 8, o touro Passo Comprido 611, tatuagem 611, do produtor rural César Augusto Rabassa Hax.
Finalizando a manhã com o melhor macho PC individual da raça angus com o touro de tatuagem 688, da Cabanha Albardão de Fernanda e Claudia Talavera Campos, de Santa Vitória do Palmar (RS), com o animal Albardão 688 One and only Quebracho Donpan, filho de pai Rra One And Only 733 e mãe Al3192 Quebracho Don Pancho Licorice.
Foto: Supremo Macho PO levou o tricampeonato, da Estância Tradição, da Parceria Rotta Assis.
Crédito: Ricardo Moglia.