PLAENGE CELEBRA 50 ANOS COM LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE A HISTÓRIA DA EMPRESA

A Plaenge comemora 50 anos com o lançamento do livro “Valores de uma Construção: Plaenge 50 anos”, que conta a história da construtora pelas lentes de seu fundador, Ézaro Fabian. O engenheiro e empresário narra a trajetória da empresa desde que decidiu estudar engenharia, ainda adolescente, até o final dos anos 2010, destacando todo o processo de construção e evolução da Plaenge ao longo de cinco décadas. O texto foi escrito pelas jornalistas Erika Zanon e Carolina Avansini.

O fio condutor de “Valores de uma Construção: Plaenge 50 anos” são os valores familiares que fizeram parte da formação de Ézaro desde a primeira infância e permaneceram na empresa ao longo das décadas. “Ao criar a Plaenge, fui influenciado por quatro valores familiares. Um deles é fazer bem feito e cada vez melhor. Outro valor familiar é a perseverança. O terceiro valor é: seja útil. Por fim, o quarto valor familiar é não prometer o que não pode cumprir. São valores que faziam parte da minha vida e passaram a fazer parte da Plaenge”, diz. Desde os primeiros anos após a fundação, as decisões sempre foram tomadas de forma participativa e consolidaram um valor corporativo, presente até os dias de hoje: trabalhar em equipe. “Sempre achei que a participação das pessoas envolvidas na decisão contribui para uma melhor execução do trabalho, qualquer que seja ele”, complementa. O trabalho em equipe, por fim, foi o quinto valor utilizado pela empresa nos seus primeiros 50 anos.

Os anos de colégio e universidade, os diferentes estágios e as primeiras experiências profissionais antes da fundação da Plaenge ocupam o início do livro. Ao longo da obra, Ézaro descreve momentos importantes para a empresa, como a construção da fábrica da Coca-Cola em Cambé, que iniciou uma parceria que resultou na construção, pela Plaenge, de 60% das fábricas da Coca-Cola no Brasil; o relacionamento com clientes importantes, como Lojas Americanas e Cargill; a decisão de levar a Plaenge para outros estados; a ampliação para o mercado de incorporação residencial; e a chegada ao Chile.

Aos 80 anos, Ézaro revela que o livro tem o objetivo de registrar os primeiros cinquenta anos da Plaenge para que se torne um legado às gerações mais novas. “Esperamos que a segunda geração da empresa dê continuidade a essa história. Não há como prever o futuro. Mas tenho certeza que sempre nos sairemos bem se formos fiéis a fazer bem feito e cada vez melhor, ser útil, ser ético, perseverante e trabalhar em equipe”, encerra Ézaro.

 

Foto: fundador da Plaenge, Ézaro Fabian.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SAIBA USAR O TEMPO COMO ALIADO NO PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO

ARTIGO DE JOÃO GUILHERME CAENAZZO O planejamento sucessório – que por décadas chegou a ser …

Facebook
Twitter
LinkedIn