PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL 2018: COMO CRIAR UM PLANO DE SUCESSO

Após anos de tentativas e testes, os irmãos Anderson Gil e André Gil aprenderam que sem um planejamento bem definido as coisas não andam. “Mesmo que seja só sobre marketing digital, tudo está envolvido: financeiro, comercial, RH. Todas as ações impactam a empresa inteira”, explica André Gil, diretor financeiro e um dos cofundadores da startup Followize, que desenvolve o software de serviço para gerenciar leads. Anderson Gil - (ISSOaí DesignDrika Trevisan) (2)

De acordo com a pesquisa divulgada pelo Comitê Gestor da Internet, o ano de 2016 apresentou que 54% dos domicílios do País (36,7 milhões de lares) tinham alguma conexão à Internet. Outro estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 89% dos internautas realizaram ao menos uma compra online nos últimos 12 meses.

Esses dados mostram que cada vez mais os brasileiros estão ativos na internet, e comprando. “Para empresas que querem conquistar mais clientes e fãs, a presença online é praticamente obrigatória”, explica Anderson Gil, diretor comercial e de marketing e também cofundador da startup Followize. “Tudo precisa começar com um bom planejamento e com estratégias que realmente façam a diferença nos negócios”, completa.

Alguns pilares são fundamentais  para que a empresa consiga desenvolver um bom planejamento:

1- Traçar um objetivo

Qual é a meta da empresa? Vender mais? Ter clientes fiéis? Construir branding e obter prestígio na mídia? Para cada objetivo, existe um processo e várias etapas a serem cumpridas. “Inicialmente dê foco em apenas uma meta, para depois ir estruturando a empresa e fazendo o mesmo com cada variável”, explica André.

2- Entender onde a empresa estáAnderson Gil e André Gil - (Crédito ISSOaí Design) (1)

Saber exatamente em qual cenário a empresa está inserida é primordial. “Analise o mercado, a  economia, as tendências de consumo, o comportamento e universo da marca”, ensina Anderson.

3- Saber quem é a concorrência

Fazer um benchmarking de produtos, serviços e presença digital de seus concorrentes é o terceiro passo neste planejamento. “Aqui é a hora de estudar muito bem quem é o seu oponente nos negócios, principalmente o que ele tem de pontos fortes e fracos”.

4- Compreender o público

“Acredito que este é um dos pilares mais importantes”. Anderson explica que é preciso compreender quem são os consumidores, como eles interagem com a marca e quais os são os canais utilizados por eles. “Quanto eles consomem? Uma vez por semana? Por mês? Que tipo de pessoa é? O que gosta de fazer? Quais são as características principais do produto ou serviço que a fazem comprar? Faça uma lista de perguntas e responda com base em pesquisas, não em achismos”.

5- Definir a estratégia

Na etapa da estratégia é a hora de definir qual o rumo que o planejamento irá tomar: que tipo de conteúdo será realizado? Quais plataformas serão usadas para interagir com os clientes? Facebook? Blog? Terá anúncios no site? André explica que é este momento de escolher como tudo ganhará forma e de pesquisar o que será mais assertivo em todo o marketing.

6- Colocar o plano de ação em prática

Esta é a hora de “arregaçar as mangas” e detalhar as táticas para executar as estratégias. “É importante que em cada ação deve constar o que será feito, por quê, onde, quando, por quem, como, quanto custará e o mais importante: os Indicadores de Performance (KPI), para realmente saber se as ações estão dando resultados”, explica Anderson.

7- Estipular o cronograma

Para ficar mais fácil, definir qual será o cronograma das ações torna o acompanhamento mais assertivo. “Antigamente as empresas faziam o cronograma anual, com todos os departamentos. No caso do marketing digital, as coisas mudam muito rápido, por isso é importante mensurar os resultados constantemente para não deixar os investimentos se perderem”, finaliza André.

Foto 1 – Anderson Gil, diretor comercial e de marketing e também cofundador da startup Followize.

Foto 2 – Os irmãos Anderson Gil e André Gil.

Crédito: ISSOaí Design.

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