PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

17 de novembro de 2015.
ARTIGO DA PROFESSORA IDA FERNANDES

É tempo de
planejar…
Manter a
competitividade, a participação de mercado e até mesmo o posicionamento
estratégico focado no crescimento sustentado, são alguns dos grandes desafios
do cenário atual, em que tanto se fala em crise. Exatamente por isso, toda
empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, deve se dar conta, antes
de iniciar sua jornada no próximo ciclo do novo ano, da importância de realizar
o seu planejamento estratégico.
É tempo de planejar.
Organizar as ideias,
alinhar os sonhos, conhecer a realidade, analisar as oportunidades, reconhecer
os desafios, determinar as metas e, principalmente, avaliar os investimentos e
recursos necessários para atingir seus objetivos, é um exercício fundamental,
que demonstra grande inteligência e maturidade organizacional. O sucesso
empresarial, está fortemente respaldado pela capacidade da empresa em pensar o
futuro, repensar o presente e planejar estrategicamente. Qual o destino, onde
queremos chegar, a rota, a direção, os riscos, os desafios e as condições
necessárias que a levarão a uma posição competitiva e de destaque?
O planejamento
estratégico é um poderoso aliado das empresas visionárias em seu caminho rumo
ao sucesso. É a partir das definições e determinações de um planejamento
estratégico bem elaborado, que os demais planos táticos e operacionais, de
todas as demais áreas da empresa, podem ser também definidos, com ações e
planos de execução, capazes de sustentar o direcionamento estratégico da empresa.
Fator incontestável a
ser considerado na hora de desenvolver o planejamento é a importância da
participação conjunta e ativa de todas as áreas, promovendo assim o alinhamento
entre a visão geral da presidência e diretoria, as realidades de marketing, vendas,
finanças, operações de produção, logística e, fundamentalmente, o envolvimento
das áreas de gestão estratégica de pessoas, que assumiram nos dias de hoje um
novo papel e a grande responsabilidade por atrair, qualificar e reter os
talentos da empresa, considerados o grande diferencial competitivo nas maiores
organizações do mundo.
O método de
elaboração do planejamento deve abranger um diagnóstico detalhado, uma ampla e
profunda análise dos indicadores corporativos e resultados conquistados nos anos
anteriores, as deficiências, forças e fraquezas internas, cultura,
direcionamento corporativo, clima e valores; análise do ambiente externo,
riscos, ameaças, oportunidades, mercado, concorrentes e, definir formas de
controle e acompanhamento das ações do plano a ser executado.
Não se pode fazer um
bom planejamento sem informações, dados e fatos relevantes que darão suporte
para as decisões mais importantes, entretanto, é a análise conjunta por parte
da alta direção, e a discussão com seus gestores, especialistas, técnicos e
consultores (internos ou externos), sem paradigmas limitadores e conceitos
previamente estabelecidos, que auxiliará na montagem de um plano atual, real e
seguro, com o menor risco e a maior possibilidade de sucesso.
Três pontos são fundamentais
e fazem parte da realidade das empresas visionárias: acompanhamento,
redirecionamento com velocidade e reconhecimento constante.
Acompanhe as ações,
execução e efetividade
O acompanhamento do
plano deve ser feito com muita proximidade, discutido constantemente em
reuniões periódicas pelos gestores, sendo os resultados reportados à direção,
seja em encontros mensais, bimestrais ou trimestrais, de acordo com a
necessidade do negócio, com avaliação criteriosa. Os indicadores devem ser
precisos, atualizados e indicarem a realidade de atendimento ou não aos
objetivos propostos, com métricas que permitam avaliação de retorno das ações e
facilitem as tomadas de decisão.
Redirecione as ações
com velocidade
Ao longo do novo
ciclo, em virtude de fatores externos incontroláveis ou internos inesperados,
os resultados podem ser comprometidos e os resultados encontrados não
satisfatórios, por isso, avaliar e redirecionar é essencial. Nesse caso, pode
se identificar necessidade de mudança nos planos. É imperativo que os
dirigentes, gestores e influenciadores, estabeleçam ajustes nas ações ou
definição de novas ações de suporte que possam reverter a situação rapidamente.
A agilidade nas análises, definições e ações pode ser a responsável por
recolocar as coisas nos eixos, caso contrário, a falta de velocidade pode pôr a
perder todo o investimento realizado, podendo levar a prejuízos e, até mesmo,
comprometendo amplamente os negócios da empresa.
Reconheça
constantemente as pequenas, médias e grandes realizações
Fator ainda muito
pouco exercitado no mundo dos negócios brasileiros é o reconhecimento em
relação aos bons resultados conquistados ao longo do ano. Essa prática vem
crescendo, mas ainda temos muito a evoluir nessa questão. Entretanto, o
reconhecimento, seja ele em forma de feedback, premiação ou outra ação
motivacional, é fundamental para que se fortaleça um clima de estímulo e
satisfação, o que leva à busca, natural e voluntária, da alta performance
profissional. É fato conhecido e revelado por grandes autores como Ram Charan,
Adalberto Chiavenato, Mihalyi Csikszentmihalyi, Helder Kamei e outros, que
profissionais motivados produzem mais, melhor, com menos e ainda conseguem ser
felizes, constituindo um clima de satisfação e produtividade geral no ambiente
de trabalho.
Para garantir a
sobrevivência em tempos cada vez mais desafiadores e a competitividade, é vital
que as empresas façam essa imersão em seu próprio universo, e conheçam a fundo,
a realidade interna e externa. É fundamental refletir sobre onde se quer chegar
e, o que se está disposto a fazer para conquistar seus sonhos e atingir suas
metas e objetivos.
E, nesse contexto, o
planejamento estratégico é a prática organizadora e unificadora, que poderá
manter o alinhamento, o foco, a direção e conduzir os esforços de todos, por
caminhos mais seguros, que conduzam ao sucesso desejado, com crescimento,
satisfação e bons resultados.
Ida Fernandes é
professora da IBE-FGV, especialista em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching
Executivo.
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