PLANEJAR É PRECISO, VENCER AS METAS TAMBÉM

11 de fevereiro de 2016.
ARTIGO DE ROBERTO VILELA
Ao iniciar um novo
ano é comum vermos as pessoas realizando todo o tipo de promessa. De perder
peso a comprar um carro novo, a maioria delas cai por terra ainda nos primeiros
dias de janeiro. Em 2016 não será diferente e não se assuste se você perceber esta
tendência também nos negócios. Por isso é essencial levar alguns aspectos em
conta e não abrir mão do planejamento para cumprir as metas deste novo ano na
sua empresa.
O primeiro conselho
que dou é que o gestor faça uma criteriosa análise do período que passou. Caso
a empresa não tenha atingido os objetivos pretendidos, é preciso avaliar o
porquê dessa questão. A situação econômica, o posicionamento da companhia em
seu segmento, a preparação da equipe e a tomada de decisões são fatores que
influenciam diretamente nos resultados.
É preciso também
levar em conta estes mesmos aspectos para planejar as metas do próximo ano. Em
meio à crise econômica, as metas de vendas, por exemplo, podem ser trimestrais
ou até mensais. Assim, dá para avaliar o andamento e a performance da equipe de
forma mais realista e facilitar o planejamento dos próximos passos.
Defina os
macroobjetivos da sua empresa. Trace uma meta, mesmo que ousada, que mostre
aonde o seu negócio deverá estar após doze meses. Depois, defina ações para que
se possa chegar lá. Por exemplo: se você pretende dobrar as vendas, quais
atitudes deve tomar? Certifique-se de que sua equipe esteja realmente
preparada, motivada e com os profissionais certos.
Existe uma linha
tênue entre metas ousadas e planos mirabolantes. Não há nada de errado e é,
inclusive, saudável, pensar em objetivos que façam sua equipe crescer e se
esforçar. Porém elas não podem ser traçadas sem uma base. Busque a expertise de
profissionais que o acompanham há mais tempo e também aposte em uma consultoria
para definir o melhor caminho a seguir. Afinal, metas só são metas de fato se
exigirem que saiamos da zona de conforto.
Por último, ouça. O
mercado, os profissionais, os clientes, os fornecedores. Esteja atendo às
informações que chegam até você. Afinal, o sucesso é como uma corrida: com os
objetivos traçados e as ferramentas certas, respeitando os limites do corpo e
da equipe, é possível alcançar a linha de chegada.
Roberto Vilela é
consultor da Mega Empresarial
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