PLASOLUTION ADQUIRE QUATRO NOVOS ROBÔS DA YASKAWA MOTOMAN ROBÓTICA DO BRASIL

Fornecer soluções em plástico específicas para o mercado com competitividade operacional e qualidade indiscutível. Com esse propósito, a Plasolution, empresa especializada no desenvolvimento, fabricação, montagem e comercialização de peças técnicas em plástico, através dos processos de Vacuum Forming, Injeção e Pintura – acaba de adquirir quatro  robôs Yaskawa Motoman Robótica do Brasil para as áreas de lixamento e corte de peças plásticas.

A parceria da Plasolution com a Yaskawa Motoman Robótica do Brasil foi firmada há pouco mais de 11 anos, quando a empresa instalada em Mogi das Cruzes, São Paulo, em uma área de 5.000 m², adquiriu seu primeiro robô. Ao longo dos anos, o parque fabril da empresa se modernizou, acompanhando a expansão do mercado, de tal modo que a Plasolution soma no momento oito  robôs, ou seja, além dos recém-adquiridos, mais dois jatos d`água e dois robôs de lixamento. “Atualmente, apenas na planta de vacuum forming ocupamos uma área de 10.000 m² e os robôs estão instalados nas áreas de corte e preparação, executando corte jato d’agua, corte a fresa e lixamento”, explica Luana Gomes, responsável pelo Comercial da empresa.

Luana destaca que, inicialmente, na área de corte, onde foram instalados os robôs e atuavam cerca de 10 funcionários, houve a necessidade de treinamento.   Hoje, por turno, dois funcionários operam os robôs, sendo que a empresa mantém três turnos e vem se tornando referência na manutenção de mão de obra especializada e qualificada. “Com os robôs, a Plasolution garante maior agilidade e, principalmente, precisão na produção, com redução de custos e de mão de obra”, evidencia.

Esse resultado positivo, que vem sendo mapeado pela empresa a partir da instalação dos robôs na planta,  a levou a investir, ainda mais, na automação dos processos. “A Plasolution tem projeto para comprar mais quatro robôs para lixamento, três para corte, dois para pintura e dois para colagem”, adianta a responsável pelo Comercial.

Não diferentemente do cenário empresarial nebuloso registrado em 2020, a Plasolution acompanhou seus volumes de venda baixarem no início do ano passado, sofrendo os impactos da pandemia. Entretanto, com a retomada do mercado, houve elevado aumento da demanda, impulsionada pelo setor agrícola. Paralelamente, a empresa também enfrentou um momento difícil e desafiador devido à falta e encarecimento abusivo dos preços das matérias-primas.

Ressalta-se que o mercado agrícola está cada vez mais exigente, tecnológico e busca equipamentos precisos e que garantam qualidade. “A Plasolution tem condições de atender esse segmento, com agilidade e custo. Por isso, estamos investindo na automação do nosso  parque fabril para ser capaz de atender à crescente demanda do mercado nacional. Para tanto, contamos com a Yaskawa Motoman Robótica do Brasil para seguir neste caminho e atuar no fornecimento de soluções com qualidade, precisão, custo e tecnologia”, sintetizou Luana.

O MH-180 adquirido pela Plasolution é um  robô de seis eixos que possui redutores de velocidade de alta performance e movimentos de alta velocidade capazes de reduzir os tempos de ciclo. Tem capacidade de carga de 180 kg, maior movimento e classificações de inércia  que permitem lidar com cargas úteis maiores e pesadas. “O design simplificado resulta em um perfil de punho bastante estreito, com redução de largura  em mais de 200 mm. Isso permite o acesso mais fácil a espaços confinados, melhorando a flexibilidade de aplicação. O raio de interferência do robô é de apenas 515 mm, o menor de sua classe, de modo que pode ser montado mais próximo às máquinas e acessórios, com melhor aproveitamento de espaço no chão de fábrica. O design aprimorado remove o contrapeso da base do robô, reduzindo seu peso e permitindo maior aceleração, desaceleração e velocidade. Seu consumo de energia  é até 70% menor durante o movimento com economia de 25% durante períodos inativos, se comparado aos modelos anteriores. O MH-180 tem um punho com proteção IP67 e um padrão da estrutura IP54”, detalha Alexandre Gomes, gerente Regional de Vendas da Yaskawa Motoman Robótica do Brasil.

Fundada em 2002, no município de Mogi das Cruzes, em São Paulo, a Plasolution integra do Grupo Piatex, cujo ramo de negócios é o fornecimento de peças técnicas de pequeno e médio volume com tecnologia de ponta. Especializada no desenvolvimento, fabricação, montagem e comercialização de peças técnicas em plástico, através dos processos de Vacuum Forming, Injeção e Pintura, a Plasolution busca continuamente produzir componentes de plásticos com qualidade técnica e precisão, oferecendo aos seus clientes bom atendimento e pontualidade na prestação de serviços. Ao longo da sua trajetória conquistou o certificado ISO9001 e ISO TS16949:2009 e investiu fortemente nos equipamentos de sua área produtiva. Atualmente reconhece os benefícios da automação com os robôs instalados nas áreas de corte e preparação, executando corte jato d’agua, corte a fresa  e lixamento (preparação para o processo de pintura). Alguns dos principais produtos do portfólio da empresa são tetos, capôs, paralamas para tratores, máquinas agrícolas e caminhões, para-choques, peças de revestimento interno, defletor de ar para radiadores de caminhões, ônibus e máquinas em geral, entre outros.

 

Foto 1 – Luana Gomes, responsável pela área Comercial da Plasolution.

Foto 2 – Robôs  posicionados nas áreas de lixamento e corte.

Foto 3 – Robôs  executam corte jato d’agua, corte a fresa e lixamento.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

TOLEDO DO BRASIL DESENVOLVE BALANÇA PARA O PEQUENO COMÉRCIO

Para atender a demanda de rotisseries, açougues, sorveterias, hortifrutis, mercearias e minimercados, que normalmente não …

Facebook
Twitter
LinkedIn