POLO ARQDEC PREMIA ARQUITETOS E DECORADORES DE CAMPINAS E REGIÃO

Anualmente o Polo Arqdec, associação sem fins lucrativos fundada
em Campinas (SP) em 2003 realiza um levantamento entre seus associados no intuito de
traçar um panorama do segmento de arquitetura, decoração e paisagismo em
Campinas e região. A mais recente avaliação foi feita entre 1º de abril de 2013
e 31 de março de 2014 junto aos mais de 40 estabelecimentos associados ao Polo
Arqdec e o resultado norteará a atuação proativa da entidade com vistas ao
fortalecimento do setor. O levantamento apontou os nomes dos 33 profissionais
da área, cadastrados como parceiros do Polo, mais atuantes no período e que
serão divulgados na noite de 6 de maio, durante jantar no restaurante Vila
Paraíso, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas.
Para chegar ao resultado foram cruzados os volumes de negócios
gerados por esses profissionais nas lojas associadas à entidade. De acordo com
o presidente do Polo Arqdec Sante Testa Neto as compras feitas por eles ou por
seu intermédio refletem a atuação de cada um deles do mercado. “Os
profissionais fomentam toda uma cadeia de negócios por meio de seu trabalho,
contribuem para a geração de empregos e para o aquecimento tanto do setor de
varejo como o de prestação de serviços. É mais que justo que sejam premiados”,
afirma.
A pesquisa do Polo Arqdec apontou um crescimento
aproximado de 10% nas vendas registradas nas lojas associadas
no período
de vigência da campanha de 2013 em relação ao ano-base anterior. Somente em
janeiro deste ano foi verificado um aumento de 175,5% no total de negócios gerados pelas
empresas associadas, em comparação com o mesmo período de 2013, e de 52,8% em relação
ao mesmo mês em 2012. A avaliação foi feita com base na média de cada segmento,
como móveis, eletroeletrônicos, revestimentos e prestação de serviços e dois
fatores contribuíram efetivamente para o crescimento: o aquecimento do setor
imobiliário em Campinas a partir do segundo semestre de 2013 e as mudanças
estruturais no programa de fidelidade do Polo, dividido em duas campanhas –
Grand Prix e Pedras Preciosas – iniciadas em abril do ano passado.
Um amplo levantamento realizado pelo departamento de economia da
Associação Comercial e Industrial de Campinas mostra que o número de
estabelecimentos do setor da construção civil na RMC (formado pelos segmentos
de arquitetura, engenharia, designer, decoração, paisagismo, móveis,
revestimentos e materiais para construção) cresceu 91,4% nos últimos dez anos
(2003/2013), saltando de 3.607 para 6.904. Em volume de negócios o setor
evoluiu 261,6% no mesmo período, subindo de R$ 3.267,00 para R$ 11.813,00. De
acordo com o estudo da ACIC, o segmento da construção civil representa
atualmente quase 24% do volume de vendas do comércio e de serviços de Campinas
e região. “As avaliações da ACIC vêm ao encontro do panorama verificado pelo
Polo, que registrou nos últimos dez anos um incremento de
60% no volume de negócio ao ano e de 250% no número de associados, o que
representa uma média anual de 10% a 15%
.  Já o número de arquitetos,
decoradores, paisagistas e engenheiros de Campinas e região cadastrados chega a
1600. São dados que demonstram a importância do setor para a economia da nossa
região e sinalizam que estamos no caminho certo ao criar mecanismos para
estimular ainda mais seu crescimento”, avalia Testa Neto.
Criado simultaneamente à fundação do Polo Arqdec o programa de
fidelidade já distribuiu mais de uma centena de prêmios em viagens e carros aos
profissionais de arquitetura e similares, cadastrados na entidade.
A campanha Pedras Preciosas é dividida nas seguintes metas a
serem atingidas pelo profissional no prazo estabelecido (1º de abril de 2013 e
31 de março de 2014): ametista, safira, brilhante, rubi, diamante e máster.
Toda compra realizada por ele nas lojas associadas tem seu valor computado num
sistema único do Polo. Cada R$ 2 mil equivalem a um POLO (ponto) e, ao atingir uma
meta, automaticamente, ele recebe o prêmio correspondente. O participante pode
acompanhar cada lançamento e gerenciar seu volume de compra por meio do site do
Polo Arqdec www.poloarqdec.com
O Polo Arqdec realiza uma seleção criteriosa dos itens da
premiação, buscando destinos turísticos inusitados e bens de maior valia de
marcas conceituadas no mercado para presentear os vencedores. O prêmio
correspondente à categoria ametista é uma viagem para um destino da América do
Sul e para a categoria safira, o destino é o México. Os vencedores nas
categorias máster, diamante, rubi e brilhante poderão receber em crédito para
viagens o valor equivalente ao prêmio ganho. “Acreditamos que eles ficarão mais
à vontade para conciliar seus gostos pessoais e suas agendas podendo usufruir
melhor do prêmio”, explica Sante Testa Neto.
Nessa edição, os dez primeiros colocados receberão o troféu Polo
Arqdec, uma obra especialmente desenhada pelo renomado artista plástico paulistano
Duda Rosa. As viagens proporcionadas aos vencedores da campanha Pedras
Preciosas são individuais. Os pacotes têm duração de até seis dias e incluem
passagens de ida e volta, hospedagem, traslado (aeroporto-hotel/hotel-aeroporto),
seguro saúde e a participação em até quatro passeios ou eventos selecionados a
critério do Polo.
Já no Grand Prix, o vencedor é o profissional que acumular o
maior número de pontos no maior número de lojas associadas também durante o
período de vigência da campanha. O prêmio é um carro zero quilômetro. Assim
como na modalidade Pedras Preciosas, na qual cada R$ 2 mil equivalem a um POLO,
no Grand Prix, o valor representa um ponto. Ao comprar em mais de dez lojas
atingindo um valor mínimo estipulado em cada uma delas o profissional ganha um
acréscimo de um ponto percentual por loja.
O Polo Arqdec é uma entidade sem fins lucrativos com formato
pioneiro na RMC e sinônimo de credibilidade e transparência em sua área de
atuação. Fundado em 14 de maio de 2003, em Campinas, nasceu com o objetivo de
criar um canal de aproximação entre os empresários do setor de arquitetura e
similares e os profissionais do setor. A associação congrega empresas
varejistas e prestadores de serviços com perfil de público-alvo predominante
nas classes A e B, de Campinas, Americana, Valinhos, Vinhedo, Paulínia e outros
municípios.
A entidade, com sede à Rua Odila Maia Rocha Brito, 169, Nova
Campinas, tem ainda a finalidade de promover e incentivar o mercado regional,
zelar pela ética profissional entre seus afiliados, realizar estudos nas áreas
técnicas e administrativas de interesse dos profissionais, facilitar o acesso
às inovações, tendências, estilos e melhores soluções para a gestão dos
negócios, proporcionar a troca de informações e estimular os associados a
promover seus produtos e serviços junto aos profissionais.
Além do fomento aos negócios, os associados são beneficiados com
a realização de campanhas de marketing institucional, que promovem a inserção
de sua marca em ações de responsabilidade social, realizadas por meio do selo
Polo Solidário.  As iniciativas com renda revertida para entidades
assistenciais já beneficiaram diversas instituições de Campinas, entre as quais
a Casa da Criança de Sousas, o Centro Infantil Boldrini – por meio das
campanhas Mc Dia Feliz, a Fundação Arca, o Lar dos Velhinhos, a Creche Menino
Jesus de Praga, o Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores e o Centro
Corsini. As atividades visam não somente a arrecadação de donativos, mas,
principalmente, o engajamento do setor de arquitetura e afins junto às causas
sociais, por meio também de palestras de caráter técnico para aperfeiçoamento
de temas ligados à área.

Foto 1 – Premiação do Pólo Arqdec no ano passado.
Foto 2 – Presidente do Polo Arqdec Sante Testa Neto.
Crédito: Divulgação.

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