PORTO DE SANTOS PROJETA MOVIMENTAÇÃO RECORDE DE 114 MILHÕES DE TONELADAS PARA 2013

O ano de 2013 apresentou
resultados muito expressivos para o Porto de Santos. Destaca-se a movimentação
de cargas que aponta para um total anual em torno de 114 milhões de toneladas.
O movimento recorde foi impulsionado pelo desempenho dos setores
sucroalcooleiro, complexo soja, milho  e contêineres. Esse movimento,
cerca de 9,4% acima do registrado em 2012 e 4,58% acima do inicialmente
projetado pela Autoridade Portuária (109 milhões de toneladas), se deve
às  exportações, que apresentaram um incremento de 12,7% sobre o
desempenho do último ano, mesmo sob os efeitos da crise econômica financeira
que afetou as principais economias mundiais, inclusive o Brasil. O total
previsto considera a movimentação realizada até novembro e a prevista para o
mês de dezembro.

A expectativa para 2014 é atingir
122 milhões de toneladas, que representa um incremento de 7,0% em relação ao
previsto para 2013. Para os sólidos a granel está sendo projetado um aumento de
4,9%, enquanto os líquidos a granel devem crescer em torno de 1,5% e a carga
geral 11,4%. Os maiores destaques são para as expectativas de crescimento das
movimentações do complexo soja (16,0%) e das cargas conteinerizadas (12,3%).

Apesar do crescimento da economia
mundial ficar abaixo do esperado, o Porto de Santos encerra 2013 apresentando
um destacado desempenho. Ao longo de todos os meses o porto santista bateu
sucessivos recordes de movimentação, atingindo em agosto, pela primeira vez em
sua história, um volume mensal superior a 11 milhões de toneladas. Os
volumes movimentados, até o momento, refletem o desempenho nos embarques de
açúcar, soja em grãos e  milho, refletindo a forte demanda internacional
por esses produtos e a safra nacional recorde de grãos.

O cenário internacional promete
ser mais favorável no próximo ano, com a continuidade da recuperação das
economias dos Estados Unidos e da Europa, com Itália e Espanha mostrando os
primeiros indícios de crescimento após dois anos de forte recessão.  A
economia chinesa deve continuar crescendo ao ritmo de 7,5% ao ano, abaixo dos
tradicionais 10% verificados até 2012, mas em linha com o registrado em 2013. O
câmbio brasileiro em um patamar médio mais elevado também deve favorecer as
exportações brasileiras. Esse cenário promete um bom dinamismo do comércio
internacional, com um crescimento estimado pelo FMI de 4,9%, contra 2,9%
previsto para 2013.

Diante desse cenário e com base nas
informações fornecidas pelos terminais portuários, acredita-se que o Porto de
Santos registrará um novo recorde de movimentação em 2014, por conta, principalmente, dos aumentos previstos para a
carga geral e para os sólidos a granel.

A expectativa para os sólidos a granel é chegar a
59,8 milhões de toneladas em 2014. A movimentação do complexo soja aparece
liderando esse segmento, com um aumento estimado de 16,0% em relação a
expectativa prevista para 2013, devendo chegar a 18,4 milhões de toneladas. A
soja peletizada deve crescer cerca de 24,2% e a soja em grãos 14,2%. Para o
minério de ferro foi projetado um crescimento de 4,9%, para o adubo de 2,7% e
para o trigo e o milho são esperadas quedas de, respectivamente, 5,7% e 1,0%.

Líder entre as mercadorias
movimentadas no Porto de Santos, o crescimento do volume embarcado de açúcar em
2013 foi excepcional. Mesmo com a desaceleração nos embarques, verificada a
partir de setembro, a expectativa é que o resultado anual chegue a 19,7 milhões
de toneladas, representando um salto de 17,5% na comparação com 2012.

De acordo com a União da
Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), a safra 2013/14 terá uma produção de 34,2
milhões de toneladas de açúcar, apenas 0,3% superior à safra de 2012/13. Desse
total, 24,5 milhões t devem ser destinadas para exportação. Com a retomada
gradual dos embarques no terminal da Copersucar, após o incidente ocorrido em
outubro deste ano, e com a intenção de alguns terminais em priorizar os
embarques do complexo soja, a perspectiva é de um crescimento sutil na
movimentação do produto em 2014. Considerando apenas a movimentação na
modalidade granel, o incremento deverá ser de 1,2% em relação a 2013,
alcançando 16,9 milhões t.  Considerando, também, a movimentação de açúcar
em sacas e em contêineres, o produto deverá atingir 20 milhões de toneladas, 1,5% acima
do resultado previsto para 2013.

Segunda mercadoria mais
movimentada no porto santista, o volume exportado da soja em grãos em 2013 deve
superar as expectativas, acumulando 14,9 milhões de toneladas, crescimento de
14,2% se comparado ao mesmo período de 2012. Para 2014 as perspectivas de
movimentação desta carga continuam favoráveis, já que a expectativa é que a
safra brasileira de soja 2013/2014 atinja novo recorde histórico.

Segundo levantamento de novembro
desse ano da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de soja da
região Centro-Oeste deverá crescer entre 7,7% e 10,7%,  reflexo do avanço
entre 4,1% e 6,9% da área plantada de soja na região, em detrimento de outras
culturas cujas remunerações não têm sido tão benéficas.

Com o recorde na produção de soja
estimado para a safra 2013/2014 e a intenção de vários terminais em priorizar a
movimentação dos produtos do complexo soja, projeta-se um crescimento,
significativo, também nos embarques de soja peletizada, que devem atingir
24,2%, totalizando um volume de 3,4 milhões de toneladas. A Associação
Brasileira de Óleos Vegetais (Abiove), em seu relatório “Dados estatísticos do
complexo soja referentes ao mês de outubro de 2013”, divulgado no início de
dezembro, prevê para as exportações do farelo em 2014 um incremento de 5,3%
sobre as exportações realizadas em 2013.

A exemplo do açúcar e  soja,
o desempenho dos embarques de milho foi excepcional. A expectativa é encerrar
2013 com o resultado recorde de 11,0 milhões de toneladas. Tal desempenho teve
a influência da quebra da safra norte-americana, da boa safra de inverno
colhida no Brasil e da valorização do dólar frente ao real, compensando, em
parte, a queda nos preços da commodity no mercado internacional. A queda nos
preços e as perspectivas amplamente favoráveis para a soja na próxima safra se
refletem nas estimativas da Conab para a produção de milho em 2014.

Segundo levantamento da Conab a
produção do grão pode cair entre 1,7% a 3,2% na safra 2013/14, com uma queda
entre 1,6% e 2,0% da área plantada de milho na região Centro-Oeste, responsável
por mais de 90% do produto escoado pelo Porto de Santos. Diante desse cenário
estima-se uma retração de 1,0% nos embarques de milho em 2014 frente ao
resultado previsto para 2013.

Os desembarques de adubo vêm
ganhando expressão nos últimos anos, acompanhando os sucessivos recordes de
produção do agronegócio brasileiro. A descarga de adubo no complexo santista,
prevista para 2013, é de 3,7 milhões de toneladas, um crescimento de 7,5% sobre
2012. Com o novo recorde esperado para a safra de grãos, estima-se para 2014
uma movimentação de adubo em torno de 3,8 milhões t, um aumento de 2,4% sobre o
projetado para 2013.

A expectativa de movimentação de líquidos a granel para 2013 é de 16,1
milhões de toneladas,  um acréscimo de 2,9% em relação ao último ano. Em
2014 a movimentação desse segmento deve atingir 16,4 milhões de toneladas,
correspondendo a uma expansão de 1,5% se comparado à previsão para 2013 (16,2
milhões de toneladas). Deve destacar-se, com um aumento de 6,7%, a movimentação
de amônia, enquanto que para os sucos cítricos é projetada queda de 7,0%.

A projeção para a carga geral é chegar ao final
deste ano com 41,0 milhões t, um acréscimo de 8,0% em relação ao ano passado.
Para 2014 a expectativa é atingir 45,8 milhões de toneladas, 11,4% acima das
previsões para este ano. As projeções para carga geral conteinerizada apontam
para um incremento de 9,7%, devendo totalizar cerca de 3,4 milhões teu (unidade
equivalente a um contêiner de 20 pés) ou 36,3 milhões t. Para 2014 a
expectativa é chegar a 3,9 milhões teu, um crescimento de 12,3%. 

A expansão significativa na
movimentação projetada para a carga conteinerizada em 2014 é o fator
determinante para o elevado aumento previsto para o segmento de carga
geral.  A Autoridade Portuária espera encerrar 2013 superando o recorde
anual de 2012 (3,1 milhões teu), com a marca de 3,4 milhões teu.

Para 2014 espera-se a
continuidade da trajetória ascendente verificada nos últimos anos, atingindo o
patamar de 3,9 milhões teu. A entrada em operação, neste ano, de dois novos
terminais para movimentação dessa modalidade de carga (BTP e Embraport), dá
sustentação a esta projeção, além de melhores perspectivas para as exportações
brasileiras de bens de maior valor agregado, aproveitando-se do câmbio em patamar
mais elevado e de um cenário internacional mais favorável.

Foto 1 – Terminal da BTP
Foto 2 – Operação de embarque de milho
Crédito – Divulgação

 

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