PRÁTICAS E TERAPIAS ORIENTAIS AJUDAM A MOVIMENTAR O CORPO TODOS OS DIAS

É comum ver que a rotina de incluir os movimentos no dia a dia tornou-se um hábito na vida de diversas pessoas. Em busca de saúde e bem-estar, muita gente procura por atividades rápidas e versáteis que podem ser feitas em qualquer lugar e a qualquer hora.

A atividade mais famosa com essas características é a yoga, porém há outras atividades orientais como as terapias chinesas de Qi Gong, que trabalham na correção de desarmonias para o restabelecimento do equilíbrio da saúde física e emocional de seus praticantes. Essa técnica milenar visa a mobilização da energia sutil do corpo.

A prática das terapias orientais ajuda a relaxar não só nos momentos de lazer, mas também no trabalho. De acordo com a Ramarante, empresa que trabalha com serviços de meditação e práticas corporais, é possível fazer os exercícios para aliviar as tensões nos ambientes corporativos. O terapeuta, Ricardo Amarante, explica como as práticas orientais podem ser alternativas para exercitar o corpo e treinar a respiração:

Lian Gong em 18 Terapias: Composto por 18 terapias, trabalha a energia vital no corpo através de exercícios físicos com movimentos e respiração presentes e conscientes, que previnem e tratam dores. A Ramarante oferece a prática online no site aprendaliangong.com.br, além de atendimentos individuais e corporativos. Em Campinas, a atividade acontece gratuitamente de 15 em 15 dias, aos sábados na OCA Urbana.

Tai Chi Chuan (Tai Ji Quan): É uma arte marcial chinesa, baseada em suaves movimentos circulares, caracterizada pela suavidade, ritmo calmo e flexibilidade das posturas e movimentos. Utilizada como uma forma de meditação em movimento, segue os princípios filosóficos do Ta Chi Chuan estão associados à filosofia do Taoísmo e ao conhecimento da Alquimia chinesa.

Dao Yin Bao Jian Gong: Técnica psicofísica chinesa de  purificação do corpo e do espírito. O Daoyin Yangsheng Gong é um sistema completo de exercícios sistemáticos, científicos e de eficácia provada, que baseia os seus princípios na antiga tradição chinesa e segue as teorias médicas tradicionais.

Tai Ji Qi Gong: Recebe este nome porque se baseia nos movimentos suaves do tai ji quan e nos três tesouros da filosofia do qi gong que são Jing, Qi e Shen. O Tai Ji de 18 passos é capaz de prevenir doenças porque fortalece a essência da pessoa, realça a energia vital e estimula a resistência natural.

Xiang Gong (Treinamento Perfumado): A prática permite a regulação do fluxo do Qi e o fortalecimento das funções orgânicas, mantendo a harmonia entre o homem e a natureza e beneficiando o seu psiquismo. Não exige concentração mental, o que é indicado para pessoas que têm dificuldade de se concentrar,as que são habitualmente muito distraídas ou doentes.

Lien Chi: Significa ”treinar a energia”. Este tipo de terapia feita em oito movimentos, auxilia o indivíduo a ter consciência sobre o seu próprio corpo, a assumir uma nova postura perante a própria vida, e conseqüentemente sobre sua saúde

Tai Chi Pai Lin: Essa linhagem segue uma transmissão de ensinamentos ancestrais preciosos incluindo treinos para a saúde, arte marcial e caminho para a iluminação. Em sua transmissão, há treinos variados de chi kung (cultivo interno da energia vital) e daoyin oriundos de linhagens de grandes sábios taoístas.

A Ramarante nasceu através da necessidade em integrar os conhecimentos de todas as áreas, com o intuito de ajudar as pessoas e as organizações a serem mais felizes tornando-as capazes de transformar o mundo a sua volta em um lugar mais agradável de viver, diminuindo os atritos e desgastes diários os muitas vezes geram quebras desnecessárias.

Também oferece serviços como aulas de meditação e de práticas corporais, sessões de alinhamento energético, processo de mentoria integral, sessão de renascimento, sessão terapêutica, terapia para terapeutas, além de diversos outros atendimentos podendo ser individuais, em grupos ou em ambientes corporativos, sendo esses para mulheres executivas, palestras e workshops.

O idealizador Ricardo Amarante é pai e multipotencial. Terapeuta e Instrutor de QI Gong pela Associação Brasileira de Qi Gong para saúde. Instrutor de Lian Gong em 18 Terapias com especialização em Shangai na China. Especialista em Sustentabilidade, Engenheiro Civil, Empreendedor, Consultor em Desenvolvimento de Novos Negócios e Startups. Formado em Engenharia Civil pela PUC-Campinas, atualmente dá aulas na ESAMC e atua como terapeuta.

 

Fotos 1 a 3 – Ricardo Amarante é Terapeuta e Instrutor de QI Gong.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

GOVERNO DE TAIWAN BUSCA REPRESENTANTES NA INTERMACH

A indústria de transformação tem papel vital na economia de Taiwan.  Para estar em linha …

Facebook
Twitter
LinkedIn