PREFEITO DE CAMPINAS APRESENTA PROJETO DE CRIAÇÃO DE HUB INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O prefeito de Campinas (SP), Dário Saadi, participou na última sexta-feira (28/05), de teleconferência para a apresentação do projeto de criação do Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável de Campinas (HIDS) ao secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Alexandre da Costa.

O prefeito pediu a participação efetiva do governo federal nesse projeto. “Essa participação é importante para que o projeto saia do papel e se transforme em uma experiência fantástica de desenvolvimento tecnológico, de sustentabilidade para a redução das diferenças sociais no país”, disse Dário. O convite ao governo federal, informou o reitor da Unicamp, Antônio José Meirelles, será encaminhado pelo Conselho Consultivo do HIDS.

O Hub Internacional é um projeto de distrito inteligente e sustentável, combinando a presença das universidades, centros de pesquisa, empresas, indústrias, serviços e residências. O objetivo é que esses diferentes colaboradores tenham uma atuação integrada, contribuindo para a produção de inovações que atendam aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A área de planejamento do Hub envolve os campi da Unicamp (incluindo a Fazenda Argentina, com 1,4 milhão de m2), da PUC-Campinas e da Facamp, e ainda todo o território do Ciatec II – Polo de Alta Tecnologia com 8,8 milhões de metros quadrados, totalizando 11,3 milhões de m2.

A região do Ciatec II é identificada como Polo Estratégico de Desenvolvimento do município de Campinas onde estão presentes empresas e instituições de pesquisa de ponta, como o CNPEM, o CPQD, o Instituto Eldorado e o Centro de Inovação América Latina da Cargill.

O prefeito lembrou que a área do Ciatec é privada e que está reservada para abrigar empresas de tecnologia. “Estamos estudando mudanças no zoneamento para que a área seja compatível com as diretrizes do HIDS. A participação do governo federal nesse processo de implantação do HIDS é fundamental”, afirmou.

Também participaram da teleconferência o reitor da Unicamp, Antônio José de Almeida Meirelles; a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi; o coordenador executivo do projeto do HIDS,Mariano Francisco Laplane, e o professor Marco Aurélio Lima.

 

Foto: Prefeito Dário Saadi apresenta projeto ao governo federal.

Crédito: Divulgação/PMC.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

AFINZ FECHA PARCERIA COM CENTRO ODONTOLÓGICO VOLTE A SORRIR PARA EMIOSSÃO DE CARTÃO DE CRÉDITO

A Afinz, plataforma de soluções financeiras e de cuidado, de A a Z, anuncia parceria …

Facebook
Twitter
LinkedIn