PREFEITURA BUSCA TRAZER POLO DA UNIVESP PARA HORTOLÂNDIA

A fim de trazer um dos polos presenciais da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) para Hortolândia (SP), a Prefeitura entregou ao diretor administrativo da instituição, Ricardo Alexandre de Almeida Bocalon, carta demonstrando interesse na implantação de unidade onde serão disponibilizados cursos gratuitos, do tipo EAD (Ensino à Distância). O ofício foi entregue pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, que representou o prefeito Angelo Perugini no encontro, na última quinta-feira (17/08). A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal, representada pelo vereador Prof. João Pereira. Representantes de outros sete municípios da região participaram do encontro, realizado no escritório do deputado estadual Chico Sardelli, em Americana. rsz_univesp_img-20170817-wa0109_1_1

A entrega da carta de intenção representa o primeiro passo para viabilizar a parceria. A partir do aceite das cartas de intenções, as prefeituras deverão aderir ao chamamento público a ser divulgado pela Univesp. De modo a contribuir com a viabilização do projeto, a Administração se propõe a disponibilizar, como contrapartida, sala de aula com 50 computadores ou duas salas com 25 máquinas cada, além de um professor eletivo para coordenação do local.

A proposta visa oferecer à população, em parceria com a universidade, quatro cursos de graduação gratuitos: licenciatura em pedagogia, licenciatura em matemática, engenharia de produção e engenharia da computação, todos na modalidade à distância. Cada curso possui vaga para 50 estudantes, com aulas presenciais a cada 15 dias. Os docentes são da USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Centro Paula Souza.

Segundo o site da Univesp, os polos de EAD são espaços físicos localizados nos municípios. “Eles oferecem a infraestrutura necessária (computadores, impressoras e acesso à internet) para o estudante participar das atividades da universidade como provas, discussões em grupo e dos trabalhos orientados por tutores. Nesses locais, também é possível solicitar serviços de secretaria acadêmica, assim como tirar suas dúvidas sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma digital utilizada pelos estudantes para desenvolver as atividades acadêmicas, que incluem as videoaulas e o acesso ao material didático, bibliografia e sistema para sanar dúvidas com os tutores”, informa o portal.

Criada em 2012 como Fundação, a Univesp é uma IES (Instituição de Ensino Superior) mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com credenciamento como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC. A Prefeitura de Hortolândia também apoiou a implantação do Instituto Federal de São Paulo no município, órgão vinculado ao governo federal.

Foto: Entrega da carta de interesse na implantação da Univesp.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

CAMPINAS É A CAPITAL BRASILEIRA DO EMPREENDEDORISMO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

A cerimônia de abertura do Campinas Innovation Week, na noite desta segunda-feira (10/06) foi um …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn