PREFEITURA DE CAMPINAS AMPLIA O TOQUE DE RECOLHER

A partir de segunda-feira (21/06), o toque de recolher em Campinas (SP) será antecipado em duas horas passando das 21h às 05h para 19h às 05h. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (18/06) pelo prefeito Dário Saadi. O decreto será publicado neste sábado (19/06) em edição extraordinária no Diário Oficial de Campinas. “Estamos conduzindo o enfrentamento da pandemia com o maior equilíbrio possível. As medidas restritivas prejudicam setores importantes da cidade, mas todos estão vendo a fila de pacientes à espera de internação. Os indicadores de monitoramento da pandemia acenderam o alerta e por isso estamos adotando as medidas focando nos horários e nos exageros das atividades que mais contaminam. Nosso esforço é para salvar vidas, para ampliar a vacinação, e precisamos da compreensão da população”, disse Dário Saadi.

O secretário de Justiça, Peter Panutto, informou que as atividades que estão autorizadas a funcionar até 19h deverão respeitar 40% da capacidade de atendimento, mantendo as medidas sanitárias. “As restrições impostas são necessárias diante da piora nos números da pandemia”, afirmou.

Com isso, comércios e serviços, inclusive galerias e estabelecimentos congêneres; shopping centers; atividades religiosas; restaurantes e similares; padarias, supermercados, atacadistas e comércios em geral que vendam gêneros alimentícios e produtos de limpeza; comércio de alimentação e remédios para animais; serviços de retirada (drive thru); salões de beleza, barbearias, clínicas de estética e congêneres deverão encerrar as atividades presenciais às 19h. Bares seguem proibidos de funcionar e podem atender apenas para entrega (delivery) e retirada.

Também estão permitidos a funcionar até às 19h atividades culturais, tais como museus, galerias, centros culturais, bibliotecas, cinemas, teatros e salas de espetáculos, e a realização de eventos culturais e sociais; clubes sociais, academias de esporte de todas as modalidades e centros de ginástica. Cursos do setor de educação não-regulada, assim entendidos aqueles que não dependem de regulação direta pelos órgãos estatais de educação, tais como idiomas, informática, formação complementar, aulas práticas de autoescola e artes em geral, inclusive cursos de dança, música e teatro.

O prefeito Dário Saadi também anunciou, que pessoas que forem flagradas consumindo bebidas alcoólicas nas vias públicas ou em postos de combustíveis serão multadas em R$ 1.515,44. Os proprietários de postos onde estiver havendo o consumo receberão multa de 3.030,88. Em caso de reincidência, a multa será em dobro e o local será lacrado por 30 dias. Neste final de semana, dias 19 e 20 de junho, o consumo está proibido das 21h às 5h, e a partir de segunda-feira, 21 de junho, a proibição será das 19h às 5h.

 

Foto: Secretário de Justiça, Peter Panutto.

Crédito: Carlos Bassan

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PILZ DO BRASIL FORNECE AO MERCADO NACIONAL O PSSUNIVERSAL E O PSSUNIVERSAL 2 – MÓDULOS DE COMUNICAÇÃO PARA SISTEMAS

A multinacional alemã, Pilz do Brasil, líder em sistemas de automação e em soluções de …

Facebook
Twitter
LinkedIn