PRÊMIO INSTITUTO ARCOR BRASIL DIREITOS DA INFÂNCIA FOI PARA A TURQUIA NO SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR

A cartunista Hilal Özcan, da Turquia, foi a vencedora do Prêmio Instituto Arcor Brasil Direitos da Infância, uma das 13 premiações do 46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Os ganhadores foram conhecidos na cerimônia realizada no último sábado, dia 10 de agosto, no Teatro Municipal Erotides de Campos do Engenho Central. O Instituto Arcor Brasil está presente em várias outras atrações da programação do Salão de 2019: 17º Salãozinho de Humor de Piracicaba, 8ª Caminhada com Humor e Espaço Arcor Humor e Movimento, além da mostra dos demais trabalhos selecionados na categoria Direitos da Infância.

A coordenadora de Programas e Projetos Socioeducativos do Instituto Arcor, Milena Drigo Azal, entregou simbolicamente o Prêmio Instituto Arcor Brasil Direitos da Infância na cerimônia de 10 de agosto. A iraniana Saba Darabian, que integrou o Júri de Premiação do 46º Salão Internacional, recebeu o Prêmio em nome de Hilal Özcan. Como é tradição nas cerimônias de abertura do Salão de Piracicaba, a cartunista turca enviou seu agradecimento pelo prêmio com um vídeo exibido para o público que lotou o Teatro Municipal Erotides de Campos. Além do troféu, a cartunista receberá o valor correspondente a R$ 5.000,00, o mesmo de todas as categorias em disputa. “É uma grande honra para o Instituto Arcor Brasil ter participado com um prêmio especial no Salão Internacional de Humor de Piracicaba de 2019, como parte da programação de 15 anos de atividades do Instituto”, afirma Milena Drigo Azal. “Além do trabalho vencedor, a mostra com as outras obras escolhidas pelos jurados, na categoria Direitos da Infância, confirma que atingimos o nosso objetivo, de incentivar a reflexão sobre como estão sendo observados ou não esses direitos, no Brasil e no mundo, no momento em que são lembrados os 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança”, completa a coordenadora.

Hilal Özcan é uma das mais importantes artistas do humor da Turquia na atualidade. Ainda neste ano ganhou prêmio especial no First International Cartoonists Festival Ferizaj 2019, de Kosovo, e no ano passado menção honrosa no 1st International “Environmental Issues” Cartoon Contest 2018. Ela já participou da mostra Batom, Lápis & TPM, que integra a programação anual do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

O 46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba estará aberto até o dia 27 de outubro, com entrada gratuita às quintas e sextas-feiras, da 9 às 17 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 14 às 19 horas. A mostra principal, com 449 trabalhos entre os 2.781 que foram enviados, por artistas de 55 países, foi montada no Armazém 14 do Engenho Central. Entre as mostras, os 42 trabalhos escolhidos na categoria Prêmio Instituto Arcor Brasil Direitos da Infância, compondo um painel multicolorido e diversificado da situação dos direitos da infância no mundo. A categoria Instituto Arcor Brasil Direitos da Infância recebeu 212 trabalhos inscritos, de artistas de vários países.

A mostra principal e as paralelas se espalham pelos armazéns do Engenho Central, como o Espaço Arcor Humor e Movimento, montado com várias brincadeiras no Circuito Arcor de Humor, para as crianças de todas as idades: Jogo dos Sete Erros, Escalada, Jogo da Memória, Caça-Palavras e Espelho, entre outras.

Uma das principais atrações está no Armazém 5, próximo à passarela pênsil. É o 17º Salãozinho de Humor de Piracicaba, com 108 trabalhos na categoria entre 7 e 10 anos e 109 na categoria entre 11 a 14 anos. Os trabalhos foram escolhidos entre as 3200 obras escolhidas. Mais uma vez o Salãozinho de Humor de Piracicaba conta com o apoio do Instituto Arcor Brasil.

E o Instituto Arcor Brasil também, novamente, está entre os apoiadores e patrocinadores da Caminhada com Humor, que em 2019 chega à sua oitava edição. A 8ª Caminhada com Humor acontece no dia 18 de agosto, com concentração às 7h30 em frente ao Armazém 14 do Engenho Central. Os participantes percorrerão o trajeto de 3,5 quilômetros, em sua maior parte às margens do rio Piracicaba. “Humor, movimento, educação, vida ativa e saudável. O Instituto Arcor Brasil renova o seu apoio ao Salão e Salãozinho de Humor de Piracicaba, pela sintonia com a política de sustentabilidade do Grupo Arcor”, completa Milena Drigo Azal, coordenadora de Programas e Projetos Socioeducativos do Instituto Arcor.

 

Fotos 1 e 2 – Entrega do Prêmio Instituto Arcor Brasil Direitos da Infância por Milena Drigo Azal e Trabalho premiado de Hilal Özcan.

Crédito: Instituto Arcor Brasil.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PRÁTICA CORPORAL CHINESA QUE MELHORA O HUMOR E A DISPOSIÇÃO É OFERECIDA EM CAMPINAS

A correria do dia a dia pode ser estressante. Em meio a compromissos familiares, trabalho, …

Facebook
Twitter
LinkedIn