PRÊMIO JATUBA ESCOLHERÁ O MELHOR PRATO FEITO COM INGREDIENTES DA RECEITA ORIGINAL DO PIRÃO

Uma competição que dará, literalmente, água na boca. Assim será o Prêmio Jacuba. A premiação é uma das novidades da 2ª edição do roteiro gastronômico “Sabores de Hortolândia”, promovido pela Prefeitura. O prêmio visa valorizar a história da cidade por meio da jacuba, um tipo de pirão feito com farinha de mandioca, cachaça e mel. De acordo com pesquisa feita pela Secretaria de Cultura, Hortolândia era ponto de pouso e parada de tropeiros no século 19. Nestas ocasiões, eles consumiam a jacuba.

O prêmio escolherá o melhor prato feito com os três ingredientes (farinha de mandioca, cachaça e mel) da receita da jacuba. Podem participar os estabelecimentos inscritos na edição deste ano do roteiro gastronômico “Sabores de Hortolândia”. As inscrições para o prêmio devem ser feitas até  esta quarta-feira (09/10), por meio do e-mail [email protected] Até o momento, já se inscreveram para o prêmio 16 estabelecimentos da cidade.

A escolha do melhor prato será feita por uma comissão julgadora formada por cinco integrantes, dentre profissionais da área gastronômica e moradores da cidade. Os integrantes da comissão foram escolhidos pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação e de Cultura.

A comissão fará a degustação dos pratos de cada estabelecimento em dia e horário previamente agendados, por ordem alfabética da lista dos estabelecimentos concorrentes ao prêmio. As degustações serão feitas no período de 15/10 a 15/11. Ainda durante este período, os estabelecimentos deverão incluir o prato no cardápio para ser consumido pelos clientes.

Os pratos receberão notas de 0 a 10. Serão avaliados os seguintes itens: apresentação, criatividade, aparência, capricho, receita, harmonia dos ingredientes, sabor, finalização, temperatura do prato. Os três ingredientes da jacuba deverão ser, obrigatoriamente, na receita dos pratos. O regulamento do Prêmio Jacuba foi publicado no Diário Oficial Eletrônico Nº 653, que pode ser conferido por meio do link https://www.publicacoesmunicipais.com.br/eatos/#visualizador;p=64621;src=s.

A 1ª EDIÇÃO DO “SABORES DE HORTOLÂNDIA”

A 1ª edição do roteiro gastronômico “Sabores de Hortolândia” foi lançada pela Prefeitura, nos formatos impresso e digital, em novembro de 2018. O objetivo da publicação é apresentar e valorizar o setor gastronômico do município e, com isso, estimular a população a consumir no comércio local.

A Prefeitura realizou, em fevereiro deste ano, a cerimônia de premiação da 1ª edição. Os vencedores foram o restaurante Saizen Sushi (1º lugar), Faminto´s Burguer (2º lugar) e o restaurante Sushizeiros (3º lugar). De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na 1ª edição do roteiro foram computados 4.000 votos.

O roteiro aumentou o consumo no setor gastronômico da cidade. De acordo com a estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, os consumidores injetaram em torno de R$ 5.200.000,00 nos 64 estabelecimentos inscritos na 1ª edição do guia. No período de votação, entre novembro de 2018 a janeiro deste ano, foram servidas cerca de 20 mil refeições nos estabelecimentos inscritos na 1ª edição.

O roteiro “Sabores de Hortolândia” é uma ação que integra o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura. O programa prevê obras, serviços e ações em todas as áreas para promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social, humano e econômico para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

 

Foto: Prêmio Jatuba.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

VINHO EM LATA É A NOVIDADE DA EVINO EM OUTUBRO

A EVINO, referência nacional em vendas online de vinhos, tem uma grande novidade. A partir …

Facebook
Twitter
LinkedIn