PRESIDENTE DA EPSON DO BRASIL VÊ POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO MESMO COM PANDEMIA

“Claro que temos que considerar que é uma questão de saúde pública. Mas olhando pelo lado do negócio, a pandemia é um ótimo cenário para o crescimento”. Essa foi uma das primeiras afirmações de Fábio Neves, presidente da Epson do Brasil, na primeira edição do Impressão Digitalks by GQM, com Felipe Sanchez, CEO da Global Química & Moda. Numa conversa descontraída e cheia de informação, eles falaram do momento que o mercado, em especial o setor têxtil, enfrenta e quais as projeções em longo prazo.

Um dos pontos mais citados pelos empresários foi a mudança de comportamento do consumidor e como isso está sendo determinante no processo de adaptação das empresas a este novo momento. “O consumidor final tem sido impactado por mudanças que devem se incorporar ao cotidiano. Surge aí o hábito do consumo consciente, que não vai sumir tão rápido. Nesse contexto, a tecnologia, o digital têm um aspecto importante na cadeia consciente, tanto por questões de impacto ambiental quanto de impacto econômico”, destacou Sanchez, que foi complementado por Fábio a respeito do papel do varejo no pós-pandemia. “O consumidor se habituou ao e-commerce, ao consumo necessário. O varejo físico deve ser retomado de um modo diferente por causa dessa experiência do consumidor. Vai ser preciso uma adequação entre o físico e o digital, vai ser necessário se habituar ao novo cenário pós-pandemia, ter imaginação para atingir o cliente e atender suas necessidades mudadas de consumo”.

No setor têxtil, por exemplo, aliado a isso, o CEO da GQM apontou ainda a necessidade de os empreendedores buscarem alternativas com fornecedores locais para suprir uma demanda até então atendida pelo mercado externo e também por uma necessidade de fazer a economia girar a partir do consumo local. “A gente percebe também uma mudança no comportamento do empresário. Cresceu muito a procura por produtos nacionais, por serviços internos. Existe um movimento de apoio ao nacional muito grande, impulsionado por questões econômicas, claro. Pela nossa vivência no setor têxtil por conta da impressão digital, percebemos um sofrimento significativo no setor, percebemos a necessidade de adaptações a processos tecnológicos para manter o fôlego do segmento. O ano de 2021 deverá ser um ano de retomada e o de 2022 de crescimento efetivo”, observou.

Completando este raciocínio, o presidente da Epson avaliou que este movimento de apoiar a produção nacional não tem volta e aliado a plataformas tecnológicas é o que vai impulsionar a retomada econômica do setor. “A cadeia têxtil deverá passar por uma mudança no modo de fazer. Será preciso máquinas mais sustentáveis, com menos consumo de matéria-prima, energia e água. Será preciso processos mais rápidos e uma diminuição gradativa de estoques, que por sua vez afeta diretamente questões estruturais e de logística. A exposição a riscos será muito bem pensada porque a incerteza do futuro sempre vai existir daqui pra frente”, afirmou.

A íntegra do bate-papo completo entre Felipe Sanchez e Fábio Neves está disponível no canal do YouTube da GQM.

A ideia do Impressão Digitalks by GQM é de que as lives sejam sempre nesse tom informal, trazendo contribuições sobre o que deve mudar para o setor, o que esperar do futuro, além da aplicação de tecnologias como a impressão digital, especialmente em negócios ligados à moda e comunicação visual.

Os próximos encontros serão anunciados nas redes sociais da empresa: https://www.instagram.com/gqmnoinsta/ e https://www.facebook.com/GQMnoface.

Fundada em 2006, a GQM é líder brasileira no setor de impressão digital têxtil direta no tecido, com cerca de 70% do market share brasileiro. Se destaca por parcerias com marcas de renome, como Epson, Sensient, Neenah Coldenhove e Lamberti. Conta com produtos que vão de impressoras e tintas a insumos como foil e glitter, e também serviços de assistência técnica. Com sede em São Paulo (SP), filiais em Blumenau e Gaspar (SC), além de Centrais de Vendas distribuídas por outros quatro  estados (Pernambuco, Ceará, Goiás e Rio de Janeiro).

 

Foto 1 – Felipe Sanchez, CEO da Global Química & Moda.

Crédito: Daniel Zimmermann.

Foto 2 – Fábio Neves, presidente da Epson do Brasil.

Crédito: Divulgação.

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