PRESIDENTE DO GRUPO BOTICARIO TRAZ TRÊS GRANDES LIÇÕES PARA EMPRESÁRIOS CATARINENSES

14 de junho de 2016.
O Presidente do Grupo Boticário, Artur Grynbaum, esteve no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau (SC) na
última sexta-feira (10/06) numa palestra realizada pelo Santa Catarina Moda e
Cultura (SCMC). Cerca de 600 pessoas enfrentaram o frio intenso a trajetória da
empresa iniciada pelo cunhado de Artur, Miguel, Há 39 anos.
O Grupo Boticário é
detentor de 4 marcas de modelos de negócio. O Boticário, é a marca líder do
grupo e a maior franqueadora no Brasil, com cerca de 4 mil lojas, 7 mil
colaboradores diretos e 25 mil indiretos e produz o perfume mais vendido do
país, o Malbec. As demais marcas do grupo são Eudora, The Beauty Box e Quem
disse, Berenice?.
Ao apresentar o
executivo, a presidente do SCMC, Amélia Malheiros, destacou a notoriedade do
Grupo Boticário tanto para o mercado quanto para os consumidores, que mantém um
carinho muito especial pela marca. “O Boticário é um símbolo de produto e
negócio brasileiro de qualidade. Temos que ter muito orgulho do que esses
executivos brilhantes e visionários construíram”, defendeu.
A apresentação, onde
Artur foi contando a história do Grupo Boticário e os principais desafios
enfrentados nesta trajetória, deixou três lições contundentes.
Em time que está ganhando há oportunidade de mexer

Este foi um dos
destaques da fala de Artur. Ele reforçou que a máxima brasileira de que
“em time que está ganhando não se mexe” não vale para os negócios.
“Em 2008, quando o mundo viveu um cenário econômico bastante desafiador e
o Brasil estava num bom momento, nós olhamos para o futuro e percebemos que
precisávamos alterar alguns processos e realizar mudanças na organização.
Enquanto os números estavam crescendo e poderíamos ter nos acomodado, começamos
a pensar no que faríamos de novo”, comentou.
“Acredito que o
crescimento sólido que alcançamos nos últimos cinco anos tem muito a ver com
aquele momento em que decidimos que tudo estava bem, mas precisávamos nos
preparar para o que estava por vir”, comentou Artur. Foi neste momento de
mudanças intensas que aconteceu a criação do Grupo Boticário e a ampliação no
portfólio de marcas.
Hoje, em que o
negócio segue com números positivos e acima da média nacional, o momento é de
colher resultados das últimas reestruturações. “Desde 2014 estamos
trabalhando para que a nossa estrutura seja mais ágil, para que dê respostas
mais rápidas. Hoje os números refletem a importância dessa antecipação. Quem se
antecipa começa na frente”, defendeu Artur.
As melhores práticas de gestão podem ser aplicadas em
empresas familiares

O Grupo Boticário não
é uma empresa de capital aberto. Por isso, fica livre de algumas
obrigatoriedades. O conselho de administração e o relatório de sustentabilidade
estão entre elas. Mesmo assim, as duas práticas são realizadas na empresa.
“Não podemos pensar no que temos ou não a obrigação de fazer. E, sim, o
que consideramos saudável e viável para a organização. Fomos uma das primeiras
companhias a pensar em fundar uma Fundação de proteção ao meio ambiente, muito
antes da palavra sustentabilidade entrar na moda. Porque, então, não fazer um
balanço das nossas ações?”, comentou Artur.
Para o executivo, as
melhores práticas precisam ser analisadas como oportunidades, não como
obrigatoriedades. “Se elas trazem resultados efetivos quando não são
opcionais, podem gerar um excelente retorno também quando são
espontâneas”, acrescentou.
Comunicação leve e condizente com a realidade
No Dia dos Namorados
de 2015, há um ano, O Boticário se tornou um dos assuntos mais comentados no
país na internet. Tudo por conta de uma campanha que incentivava a troca de
presentes entre casais homoafetivos. “Nós acreditamos numa comunicação
leve, que não varra nada para debaixo do tapete e represente a rotina das
pessoas. É por isso que tratamos de temas como o empoderamento feminino, pais
divorciados, adoção e até datas comemorativas para quem está longe da
família”, explicou Artur.
“As reações a
essas campanhas são maciçamente positivas e nos aproximam do público na medida
em que mostram que somos transparentes em relação aos nossos valores e
crenças”, finalizou.
O Santa Catarina Moda
e Cultura (SCMC) é uma plataforma colaborativa que conecta empresas e
universidades de moda e design para capacitar pessoas, fomentar a inovação,
estimular ambientes pulsantes e ressignificar protagonismos.
Em mais de 10 anos de
atuação, mais de 45 empresas catarinenses já passaram pelo SCMC e 25
instituições de ensino aderiram à plataforma através da participação dos seus
alunos. Foram mais de 400 eventos de capacitação que impactaram cerca de 30 mil
profissionais e acadêmicos. Juntas, as empresas associadas faturam R$ 4
bilhões.
Atualmente, 16
empresas fazem parte da plataforma: Altenburg, Audaces, Cia. Hering, Círculo,
Copa&Cia, Coratex, Cores e Tons, Dudalina, Fakini, HI Etiquetas, Karsten,
Lepper, LOA Underwear, Marisol, Meu Móvel de Madeira e Tecnoblu.
Fotos 1 e 2: Palestra do Presidente do Grupo Boticário, Artur Grynbaum no SCMC.
Crédito: Daniel Zimmermann.
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