PREVISÃO DE AUMENTO NO CONSUMO COM TURISMO NA RMC EM 2021 GERA EXPECTATIVA POSITIVA NO SETOR

O setor de turismo da Região Metropolitana de Campinas (RMC) sentiu fortemente os impactos da crise econômica ocasionada pela pandemia. Somente em 2020 as cidades perderam 390 mil turistas, resultando em prejuízos de aproximadamente R$ 455 milhões somente para a rede hoteleira e mais de cinco mil postos de trabalhos cortados, ou seja, metade da mão de obra do setor. As taxas de ocupação dos hotéis ainda continuam bem abaixo do período pré-pandemia e deverão continuar baixas até o inicio de 2022, mas a liberação gradual das atividades econômicas começa a acender uma luz no fim do túnel para o setor.

Segundo estudo realizado pela empresa IPC Maps, o potencial de consumo estimado no setor de turismo na RMC para este ano pode chegar a R$ 3.36 bilhões, uma alta de 12.03% ante os R$ 2.99 bilhões de 2020.

Em Campinas, onde o turismo de negócios é mais forte e vem sofrendo com os cancelamentos de grandes eventos e convenções, o levantamento aponta para uma alta de 10,04% no potencial de consumo: passando de R$ 1.107 bilhão em 2020, para R$ 1.222 bilhão este ano.

O estudo do IPC Maps leva em conta as despesas nomeadas viagens (alimentação, hospedagem, passagens aéreas e de ônibus, combustível e excursões). “Houve crescimento nominal nos valores de potencial de consumo de Recreação, Cultura e Viagens, tanto na RMC como no município de Campinas, o que também é um excelente indicador de que, aos poucos, as coisas tendem a voltar ao normal, mesmo com a segunda onda da pandemia”, explica Marcos Pazzini, responsável pelo IPC Maps.

Empresas do setor enxergam com otimismo e esperança as previsões de retomada. O avanço dos negócios também está diretamente ligado à aceleração da vacinação no país, para trazer maior conforto e segurança para as pessoas saírem de casa.

Município de Interesse Turístico

Dentro deste cenário de retomada, uma iniciativa de caráter governamental pode ser muito importante no momento atual. Campinas deverá ser classificada como Município de Interesse Turístico (MIT), o que permitirá receber recursos anuais do governo do Estado para investimentos na infraestrutura turística da cidade. Projeto de lei que define essa classificação tramita na Assembleia Legislativa (Alesp). Segundo o deputado Gilmaci Santos, autor da proposta, a cidade possui os requisitos exigidos por lei para ser reconhecida como Município de Interesse Turístico.

A existência de um Plano de Desenvolvimento Turístico é um dos principais fatores que credencia Campinas a ser classificada como MIT. “Nossa meta é aumentar a competitividade turística de Campinas, organizar e qualificar a oferta cultural, de lazer e entretenimento, para ampliar os serviços para a comunidade e para o turista de negócios”, afirma o prefeito Dário Saadi.

Pesquisa realizada para a elaboração do plano apontou que as pessoas com idades entre 18 e 45 anos representam 71,08% dos visitantes e, quando se atrela os dois principais motivos da visita, verifica-se que 59,12% são atraídos por negócios e eventos o que mostra que este segmento é o que mais movimenta a economia local. Parte desse público tem como opção de lazer a gastronomia e a cultura.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Adriana Flosi, informa que o turismo sempre teve relevância como uma atividade econômica, especialmente o turismo de negócios. A cidade, no entanto, segundo ela, tem outros segmentos que demonstram o potencial turístico, como gastronomia, cultural, aventura, rural, religioso, compras, tecnologia e inovação.

De acordo com a secretária, ser município de interesse turístico é meta muito clara e definida pelo Município, mas acessar outros recursos de programas nacionais e internacional será necessário para elevar a oferta turística a um patamar de excelência. A classificação da cidade será importante, na sua avaliação, para fomentará a retomada do desenvolvimento econômico.

Cada município classificado como MIT tem oportunidade de aumentar seu fluxo turístico e melhorar a qualidade da atividade turística local com um verba anual. Os montantes são liberados mediante a apresentação de convênios para obras de infraestrutura turística com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos da Secretaria Estadual de Turismo (Dadetur) e aprovação do Conselho Municipal de Turismo de cada cidade, além do aval do Conselho de Orientação e Controle (COC).

Rede Hoteleira se mobiliza

A Rede Vitória Hotéis, com cinco unidades em Campinas, Paulínia e Indaiatuba, tem como estratégia apostar em diversas frentes para aproveitar a retomada. A rede está desenvolvendo pacotes turísticos focados em experiências com diversos parceiros, mini wedding (eventos pequenos e restritos), atrativos para casais, pacotes de núpcias, bastante procurados, Pet Friendly (hoje uma questão bastante influenciadora nas decisões das famílias na hora da escolha do hotel), além dos próprios restaurantes do grupo.

Os pacotes oferecem uma série de atividades dentro e fora das dependências hoteleiras da rede, incluindo jantares servidos pelos restaurantes premiados Bellini (culinária Contemporânea) e Kindai (com foco na cozinha japonesa), passeios monitorados a produtores de alimentos e pontos turísticos, além de atividades ao ar livre como caminhadas e trilhas em Área de Proteção Ambiental (APA). “Nossa proposta é oferecer às famílias, amigos e casais um final de semana diferenciado e repleto de experiências, começando pela hospedagem em uma de nossas três unidades, a alta gastronomia dos restaurantes do grupo, e passeios ao longo do dia a lugares fascinantes que a região proporciona”, explica Eduardo Porto, Gerente de Marketing da Rede Vitória Hotéis.

Eduardo Porto explica que estes pacotes já vinham sendo desenhados, mas que o isolamento com a pandemia acabou por acelerar todo o processo e parcerias com as empresas. “Estamos trabalhando e negociando com mais parceiros para ampliar as atividades e passeios aos nossos hóspedes”, completa.

Além dos pacotes, outra aposta da rede é nos chamados mini wedding, eventos como casamentos e festas intimistas e para grupos de 10 e 100 pessoas. “Desde a reabertura dos espaços, no final de abril, registramos uma grande procurar e fechamento de pacotes no grupo”, conta Porto, acreditando que esta nova tendência deverá ajudar bastante na recuperação do setor nos próximos anos.

 

Fotos 1 e 3 – Vitória Hotel Concept Campinas.

Crédito: Divulgação.

Foto 2 – Prefeito de Campinas Dário Saadi.

Crédito: Divulgação/PMC

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