PROGRAMA DE INCENTIVO AO CRESCIMENTO DE HORTOLÂNDIA CONTA COM R$ 400 MILHÕES PARA MAIS DE 100 OBRAS

Com investimentos em diversas áreas de desenvolvimento urbano, ambiental e social, o Programa de Incentivo ao Crescimento (PIC), lançado na última semana pelo prefeito de Hortolândia (SP), Angelo Perugini, inclui entre as obras previstas a implantação de um parque ambiental na Vila Real, região do Jd. Nova Hortolândia.

Na última quinta-feira (18/10), Perugini apresentou o programa aos moradores desta região e ressaltou a meta de que os investimentos do PIC, cerca de R$ 400 milhões, alavanquem o desenvolvimento da cidade pelos próximos 20 anos, com planejamento e sustentabilidade. O programa conta com mais de 100 obras e serviços que vão modernizar a cidade, com qualidade de vida para a população, investimentos em saúde, educação, geração de emprego e renda. Na área ambiental, o parque da Vila Real garantirá a recuperação das margens do córrego que corta o bairro, com plantio de espécies nativas e criação de uma nova área de lazer para a população. “Todas as obras e ações que fazem parte deste programa ajudam a população a olhar para frente, a enxergar as possibilidades de crescer junto com a cidade. São investimentos que melhoram a vida das pessoas, movimentam e economia e ajudam a trazer mais empresas, garantindo emprego para os moradores de Hortolândia. Por isso, é importante que a comunidade saiba onde este investimento é utilizado, que cada um conheça as obras em andamento e se apaixone ainda mais pelo nosso projeto de desenvolvimento”, enfatiza o prefeito.

O plano de ação do PIC leva em conta as principais necessidades apontadas pela própria população em todas as áreas do serviço público municipal. O investimento fomentará a criação de quatro mil postos de trabalho diretos e 10 mil indiretos, movimentando a economia municipal. Para colocar o PIC em prática, a Prefeitura viabilizou, desde 2017, recursos financeiros do banco CAF e dos governos federal e estadual.

Para a criação do parque ambiental da região do Jd. Nova Hortolândia, a Prefeitura investirá na canalização de um trecho do afluente do Ribeirão Jacuba, plantio de espécies nativas e recuperação das margens do córrego, numa extensão que vai desde os limites das ruas Atévio Alves Moreira e Ana Profetisma da Silva, na Vila Real Continuação, até a linha férrea. “Vai ser muito bom para a cidade ter novas áreas de praças e parques, porque as pessoas precisam de lazer. Eu visitei o Parque Lago da Fé e achei que ficou muito bonito. Espero que os projetos para os outros parques sejam parecidos”, disse a dona de casa Rosemeire Morta da Silva, de 59 anos, moradora do Jd. Nossa Senhora Auxiliadora.

Ainda na questão ambiental, o município tem projetos para outras 10 intervenções, que vão ampliar a área verde em 417 mil metros quadrados, o equivalente a 1,88 metros quadrados por habitante. Os novos parques ambientais, cinco no total, vão criar um corredor ecológico na cidade, desde o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, contornando a cidade pelo Jd. Novo Ângulo. Jd. Carmem Cristina, região central, Parque Gabriel, Jd. Santa Fé, Jd. Santa Clara, até a lagoa que fica atrás da EMS, no residencial Maria de Lourdes. A ação proporcionará a recuperação de nascentes e matas ciliares, além de garantir novos espaços de lazer à população, com uma ciclovia e pista de caminhada contínuas, de cerca de 10 km, unindo todas estas áreas.

Investimento em todas as áreas

Entre as principais intervenções do PIC, o maior volume está em mobilidade urbana. Serão construídas novas ruas, pontes, viadutos e acessos viários, além da realização de obras de asfalto, recapeamento, sinalização e drenagem. Dados da Secretaria de Obras indicam que serão realizadas intervenções viárias em cerca de 63 mil metros de vias, ação que proporcionará novas ligações entre bairros, ampliação e prolongamento de ruas já existentes e abertura de novos caminhos. Uma das ações será a liberação da Ponte da Esperança (Estaiada) para o tráfego de veículos, por meio da continuidade das obras do Corredor Metropolitano. Haverá também a duplicação da avenida São Francisco de Assis, desde o Jd. São Felipe até a Vila Real, e da Estrada Teodor Cundiev, no bairro Chácaras Recreio Alvorada. Entre as pontes que serão construídas está a de ligação do Jd. Novo Cambuí ao Parque Gabriel, passando por cima do Parque Lago da Fé.

Na área da Saúde, a reforma e ampliação do Hospital é um dos principais investimentos, pois garantirá uma unidade de saúde moderna e mais qualidade no serviço prestado à população. Há recursos garantidos, ainda, para ampliação das equipes de saúde da família, implantação de farmácias em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde), e a entrega de mais uma unidade de saúde no Parque das Figueiras para atendimento de moradores da região do Jd. São Sebastião.

Na Educação, a ampliação de escolas possibilitará a criação de 800 novas vagas em creches. Além disso, o Programa de Educação Integral será ampliado para as 28 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) do município, atendendo mais de 6.400 crianças com atividades no contraturno das aulas. O município ainda investe em merenda, garantindo alimentação de qualidade aos alunos, com arroz, feijão, carne, legumes, frutas e suco, todos os dias. A Prefeitura também articula junto ao Governo do Estado a implantação de uma Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) na cidade, e garante por meio do Cursinho Popular, a preparação de jovens e adultos para vestibulares e para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

A iluminação pública e a segurança também terão investimentos, como a troca de lâmpadas de 22 mil pontos de iluminação pública por luminárias LED, que garantem maior luminosidade e asseguram ambientes menos vulneráveis à criminalidade. O município também ampliará o sistema de videomonitoramento e a rede de dados em fibra ótica. Há também projetos nas áreas esportiva e cultural, de desenvolvimento urbano e econômico, de habitação e de inclusão social.

Para apresentar o PIC à população, a Prefeitura realizará 23 plenárias em todas as regiões da cidade, até o final deste ano. Assim, os moradores poderão conhecer todas as intervenções e obras que vão impactar de forma positiva na vida dos cidadãos da cidade.

 

Foto: O Prefeito de Hortolândia, AngeloPerugini, apresenta o PIC aos moradores da região do Jardim Nova Hortolândia.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

TOLEDO DO BRASIL OBTÉM, PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO, ZERO NÃO CONFORMIDADE NA AUTORIA DO SGI

Pelo terceiro ano consecutivo, a Toledo do Brasil, líder no País em soluções de pesagem …

Facebook
Twitter
LinkedIn