PROGRAMA DE INTERCÂMBIO EMPRESARIAL DO GRUPO FREUDENBERG JÁ PROPORCIONOU 1000 VIAGENS

17 de dezembro de 2015.
Cada vez mais as
empresas precisam inovar para atrair e reter talentos. A remuneração vem
perdendo seu papel de destaque entre os indicadores de tomada decisão de
colaboradores entre permanecer nas empresas ou mudar de trabalho. Atualmente,
os recursos não financeiros são, na maioria das vezes, um fator determinante.
Como um benefício
diferenciado, há 15 anos, o Grupo Freudenberg coloca à disposição dos
colaboradores de suas empresas, um programa de intercâmbio conhecido como
TANNER (“Travel And Navigate New Exciting Roads”, ou “Viagem e Navegue Por
Caminhos Novos e Surpreendentes”).
É por meio dele que
os filhos de colaboradores, jovens entre 14 e 20 anos, viajam o mundo, conhecem
outras culturas, ampliam seus horizontes e ganham uma bagagem de vida
inestimável. Além disso, tem a oportunidade de melhorar suas habilidades com
outros idiomas e fazer amigos, algo que agrega benefícios em termos de educação
e carreira.
Os jovens passam de
duas a três semanas hospedados com uma família anfitriã, que more e trabalhe em
uma das localizações globais do Grupo Freudenberg. Os países que mais atraem
interesse no programa são Alemanha, Estados Unidos e Espanha e o período de
férias escolares é quando a maioria das viagens é realizada. “Não é um simples
programa de intercâmbio. Como os jovens ficam hospedados nas residências de
colaboradores em outros países, promovemos também um engajamento corporativo. A
ligação com o Grupo Freudenberg é um ponto em comum entre o viajante e os
anfitriões, que gera um sentimento de pertencer à família global”, explica
Simone Sá, gerente de RH e Comunicação Corporativa do Grupo Freudenberg na
América do Sul.
A participação do
Brasil tem sido expressiva, das 1.000 viagens já realizadas globalmente,
tivemos 41 jovens brasileiros e 44 famílias anfitriãs que receberam filhos de
colaboradores de outros países. Em 2015 estão programadas mais 2 viagens. “Nosso
desejo é que todos os filhos de dos nossos colaboradores possam ter esta
oportunidade, especialmente aqueles jovens cujos pais não têm condições de
financiar uma viagem para outros países”, ressalta Simone.
A expectativa é de
que até o final de 2015, o programa tenha promovido 1.060 intercâmbios pelo
mundo.
A brasileira Juliana
Matos, filha de Carlos Matos, gerente de mercado da Freudenberg Filtration
Technologies (Jacareí, SP), viajou para a Alemanha em dezembro de 1999, quando
ela tinha 15 anos no primeiro ano do TANNER. A viagem marcou o início de sua
bagagem internacional e foi um sonho que se tornou realidade. “Sempre quis me
lançar no mundo e a Freudenberg me ajudou a fazer isso. Minha primeira
experiência nova e surpreendente aconteceu ao desembarcar no aeroporto de
Frankfurt, quando vi a neve pela primeira vez”, conta Juliana, que tomou gosto
por viajar e, em 2001, passou um ano nos Estados Unidos, em um intercâmbio de
estudantes.
Hoje, assim como o
seu pai, Juliana também atua em uma das empresas do Grupo, a Freudenberg-NOK
Sealing Technologies que, no Brasil, tem fábrica em Diadema (SP). Mas,
atualmente, ela se encontra novamente nos EUA, na cidade de Plymouth, onde é a
Gerente de Contas para o setor automotivo em outra unidade da companhia. “O
TANNER me mostrou como o mundo é colorido”, diz.
A Freudenberg é um
grupo de tecnologia global que fortalece seus clientes e a sociedade de forma
duradoura por meio de inovações orientadas para o futuro. Em conjunto com seus
parceiros, clientes e o universo da ciência, o Grupo Freudenberg desenvolve
tecnologias de ponta e produtos, excelentes soluções e serviços para mais de 30
segmentos do mercado e para milhares de aplicações: vedações, componentes para
controle de vibração, não tecidos, filtros, especialidades químicas, produtos
médicos e mecatrônicos, serviços de TI e os mais modernos produtos de limpeza.
Poder de inovação,
intensa orientação ao cliente, diversidade e espírito de equipe são a base do
nosso Grupo. Comprometimento com a excelência, confiabilidade e ação proativa e
responsável fazem parte dos valores básicos da empresa, vivenciados por mais de
165 anos.  

Em 2014, o Grupo
Freudenberg empregou mais de 40 mil pessoas em cerca de 60 países do mundo e
gerou vendas de mais de 7 bilhões de Euros (incluindo joint ventures de
consolidação proporcional de 50:50). 

Foto: Simone Sá, gerente de RH e Comunicação Corporativa do Grupo Freudenberg na América do Sul.
Crédito: Divulgação.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LIDE CAMPINAS PROMOVE ENCONTRO SOBRE INVESTIMENTO E MORADIA NOS ESTADOS UNIDOS

O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn