26 de fevereiro de 2016.
O Projeto Franquias
Brasil, uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e o
Sebrae, completa um ano de atividades em fevereiro. Com o objetivo de
disseminar o sistema de franchising em todo o País com especial destaque para
regiões fora dos grandes centros, o Projeto promove cursos de capacitação
presenciais e um programa de treinamento online por meio de um game gratuito.
Nestes 12 meses, cerca de 10 mil pessoas foram capacitadas no sistema de
franchising.
Brasil, uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e o
Sebrae, completa um ano de atividades em fevereiro. Com o objetivo de
disseminar o sistema de franchising em todo o País com especial destaque para
regiões fora dos grandes centros, o Projeto promove cursos de capacitação
presenciais e um programa de treinamento online por meio de um game gratuito.
Nestes 12 meses, cerca de 10 mil pessoas foram capacitadas no sistema de
franchising.
Segundo a presidente
da ABF, Cristina Franco, na última década, o mercado de franchising brasileiro
quadruplicou de tamanho. Chegamos a todos os estados, mas muitos mercados
permanecem subaproveitados. A missão do Projeto Franquias Brasil é, justamente,
abrir novos horizontes tanto para potenciais empreendedores quanto para as
redes. Com a receptividade que estamos tendo, inclusive em regiões distantes,
creio que estamos sendo bem sucedidos. Este é o maior programa de capacitação
no mercado de franchising já realizado no Brasil e um dos maiores do mundo.
da ABF, Cristina Franco, na última década, o mercado de franchising brasileiro
quadruplicou de tamanho. Chegamos a todos os estados, mas muitos mercados
permanecem subaproveitados. A missão do Projeto Franquias Brasil é, justamente,
abrir novos horizontes tanto para potenciais empreendedores quanto para as
redes. Com a receptividade que estamos tendo, inclusive em regiões distantes,
creio que estamos sendo bem sucedidos. Este é o maior programa de capacitação
no mercado de franchising já realizado no Brasil e um dos maiores do mundo.
Na área presencial,
já foram realizadas 164 turmas do curso “Entendendo Franchising”, em 19
Estados, desde o Acre até o Rio Grande do Sul. Com duração de 8 horas, o curso
abrange os conceitos essenciais do franchising, aspectos legais, vantagens e
desvantagens do sistema, dicas de como escolher uma franquia ou se tornar um
franqueador, disciplinas envolvidas (vendas, marketing, finanças), dentre
outros. A diretora da ABF Educação, Angela Manzoni, explica que o perfil que
tem predominado, cerca de 80%, é de empreendedores interessados em se tornar um
franqueado. “Estamos acompanhando in loco a vocação empreendedora do brasileiro
que vê no franchising uma alternativa mais segura de abrir seu próprio
negócio”, diz.
já foram realizadas 164 turmas do curso “Entendendo Franchising”, em 19
Estados, desde o Acre até o Rio Grande do Sul. Com duração de 8 horas, o curso
abrange os conceitos essenciais do franchising, aspectos legais, vantagens e
desvantagens do sistema, dicas de como escolher uma franquia ou se tornar um
franqueador, disciplinas envolvidas (vendas, marketing, finanças), dentre
outros. A diretora da ABF Educação, Angela Manzoni, explica que o perfil que
tem predominado, cerca de 80%, é de empreendedores interessados em se tornar um
franqueado. “Estamos acompanhando in loco a vocação empreendedora do brasileiro
que vê no franchising uma alternativa mais segura de abrir seu próprio
negócio”, diz.
Representantes de
marcas locais também tem participado dos cursos a fim de estudar a viabilidade
de franquear seus negócios. “Como ocorre nos EUA, começamos a notar o
desenvolvimento de redes franqueadoras regionais, ou seja, cuja área de
expansão é mais dirigida a sua própria localidade. Temos ciência de exemplos no
Nordeste e no Sul. Certamente, redes com forte acento local tem potencial de
seguir o mesmo caminho”, diz Cristina Franco.
marcas locais também tem participado dos cursos a fim de estudar a viabilidade
de franquear seus negócios. “Como ocorre nos EUA, começamos a notar o
desenvolvimento de redes franqueadoras regionais, ou seja, cuja área de
expansão é mais dirigida a sua própria localidade. Temos ciência de exemplos no
Nordeste e no Sul. Certamente, redes com forte acento local tem potencial de
seguir o mesmo caminho”, diz Cristina Franco.
Mesmo em curto espaço
de tempo, o Projeto já coleciona histórias interessantes. Por exemplo, o maior
público dos cursos presenciais foi em Itapipoca (CE), com 140 pessoas – a média
de presença gira entorno de 30 pessoas. Localizada a 130 km de Fortaleza, a
cidade possui 124 mil habitantes. Já Coari, interior do Amazonas, destacou-se
pela dificuldade do acesso. Localizada a 363 km de Manaus, a cidade tem acesso
apenas por avião (com baixíssima regularidade de voos) ou barco. Após ministrar
um curso para cerca de 40 participantes, a instrutora teve seu voo cancelado, vendo-se
obrigada a retornar de barco, em uma viagem de 8 horas até Manaus. Os estados
campeões em número de cursos foram Santa Catarina (26), Goiás (26) e Ceará
(19). Já em volume de público os vencedores foram São Paulo (732), Santa
Catarina (660) e Ceará (629 ).
de tempo, o Projeto já coleciona histórias interessantes. Por exemplo, o maior
público dos cursos presenciais foi em Itapipoca (CE), com 140 pessoas – a média
de presença gira entorno de 30 pessoas. Localizada a 130 km de Fortaleza, a
cidade possui 124 mil habitantes. Já Coari, interior do Amazonas, destacou-se
pela dificuldade do acesso. Localizada a 363 km de Manaus, a cidade tem acesso
apenas por avião (com baixíssima regularidade de voos) ou barco. Após ministrar
um curso para cerca de 40 participantes, a instrutora teve seu voo cancelado, vendo-se
obrigada a retornar de barco, em uma viagem de 8 horas até Manaus. Os estados
campeões em número de cursos foram Santa Catarina (26), Goiás (26) e Ceará
(19). Já em volume de público os vencedores foram São Paulo (732), Santa
Catarina (660) e Ceará (629 ).
No “fronte” digital,
o Projeto conta com o game Franquias Brasil, que de modo interativo e
divertido, transmite lições e dicas relevantes para administração de uma
franquia. São seis jogos online e gratuitos sobre os seguintes temas: Preços,
Vendas e Custos; Gestão de Pessoas, Atendimento a Clientes, Marketing e
Merchandising, Gestão Financeira e Indicadores de Desempenho. Com um público
predominantemente masculino (68%), os games vem atraindo, principalmente,
profissionais de 20 a 30 anos (36%) e 40 a 50 anos (36%), localizados na Região
Sudeste. Dos módulos disponíveis, o mais acessado é o de Preços, Vendas e
Custos, embora o que os jogadores passam mais tempo seja o de Gestão
Financeira. “Além do amplo e fácil
acesso, o game traz uma vivência do dia a dia do franchising que é muito
importante para candidatos. Mesmo para quem já opera, o conteúdo é bastante
relevante, especialmente para aquele que estão começando”, afirma a diretora da
ABF Educação.
o Projeto conta com o game Franquias Brasil, que de modo interativo e
divertido, transmite lições e dicas relevantes para administração de uma
franquia. São seis jogos online e gratuitos sobre os seguintes temas: Preços,
Vendas e Custos; Gestão de Pessoas, Atendimento a Clientes, Marketing e
Merchandising, Gestão Financeira e Indicadores de Desempenho. Com um público
predominantemente masculino (68%), os games vem atraindo, principalmente,
profissionais de 20 a 30 anos (36%) e 40 a 50 anos (36%), localizados na Região
Sudeste. Dos módulos disponíveis, o mais acessado é o de Preços, Vendas e
Custos, embora o que os jogadores passam mais tempo seja o de Gestão
Financeira. “Além do amplo e fácil
acesso, o game traz uma vivência do dia a dia do franchising que é muito
importante para candidatos. Mesmo para quem já opera, o conteúdo é bastante
relevante, especialmente para aquele que estão começando”, afirma a diretora da
ABF Educação.
Em 2016, o Projeto
Franquias Brasil vai passar por 18 Estados e 104 cidades, de Norte a Sul do
País. A agenda dos cursos presenciais pode ser acompanhada pelo link:
http://abfeducacao.portaldofranchising.com.br.
Franquias Brasil vai passar por 18 Estados e 104 cidades, de Norte a Sul do
País. A agenda dos cursos presenciais pode ser acompanhada pelo link:
http://abfeducacao.portaldofranchising.com.br.
A ABF é uma entidade
sem fins lucrativos, criada há 29 anos para divulgar, defender e promover o
desenvolvimento sustentável, técnico e institucional do modelo de negócio
denominado como Franchising/Franquia. Sendo assim, a instituição reúne todas as
partes envolvidas na franquia – franqueadores, franqueados, consultores e
prestadores de serviços – para garantir e disseminar as melhores práticas da
indústria do franchising no Brasil.
sem fins lucrativos, criada há 29 anos para divulgar, defender e promover o
desenvolvimento sustentável, técnico e institucional do modelo de negócio
denominado como Franchising/Franquia. Sendo assim, a instituição reúne todas as
partes envolvidas na franquia – franqueadores, franqueados, consultores e
prestadores de serviços – para garantir e disseminar as melhores práticas da
indústria do franchising no Brasil.
Entre as funções
desempenhadas pela entidade estão orientar o investidor como pesquisar
corretamente uma franquia, indicar leituras especializadas e fornecer dados
sobre as empresas franqueadoras no Brasil e no exterior. Para as empresas
interessadas em expandir seus negócios por meio do sistema de franquia, a ABF
indicada quais ações são necessárias para formatar o negócio, assim como
relaciona profissionais de consultoria em franchising para auxiliarem o
processo.
desempenhadas pela entidade estão orientar o investidor como pesquisar
corretamente uma franquia, indicar leituras especializadas e fornecer dados
sobre as empresas franqueadoras no Brasil e no exterior. Para as empresas
interessadas em expandir seus negócios por meio do sistema de franquia, a ABF
indicada quais ações são necessárias para formatar o negócio, assim como
relaciona profissionais de consultoria em franchising para auxiliarem o
processo.
Fotos 1 e 2 – ABF Game franquias Brasil gestão financeira.
Crédito: Divulgação.