PROJETO FRANQUIAS BRASIL DISSEMINA O FRANCHISING DE NORTE A SUL DO PAÍS

26 de fevereiro de 2016.
O Projeto Franquias
Brasil, uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e o
Sebrae, completa um ano de atividades em fevereiro. Com o objetivo de
disseminar o sistema de franchising em todo o País com especial destaque para
regiões fora dos grandes centros, o Projeto promove cursos de capacitação
presenciais e um programa de treinamento online por meio de um game gratuito.
Nestes 12 meses, cerca de 10 mil pessoas foram capacitadas no sistema de
franchising.
Segundo a presidente
da ABF, Cristina Franco, na última década, o mercado de franchising brasileiro
quadruplicou de tamanho. Chegamos a todos os estados, mas muitos mercados
permanecem subaproveitados. A missão do Projeto Franquias Brasil é, justamente,
abrir novos horizontes tanto para potenciais empreendedores quanto para as
redes. Com a receptividade que estamos tendo, inclusive em regiões distantes,
creio que estamos sendo bem sucedidos. Este é o maior programa de capacitação
no mercado de franchising já realizado no Brasil e um dos maiores do mundo.
Na área presencial,
já foram realizadas 164 turmas do curso “Entendendo Franchising”, em 19
Estados, desde o Acre até o Rio Grande do Sul. Com duração de 8 horas, o curso
abrange os conceitos essenciais do franchising, aspectos legais, vantagens e
desvantagens do sistema, dicas de como escolher uma franquia ou se tornar um
franqueador, disciplinas envolvidas (vendas, marketing, finanças), dentre
outros. A diretora da ABF Educação, Angela Manzoni, explica que o perfil que
tem predominado, cerca de 80%, é de empreendedores interessados em se tornar um
franqueado. “Estamos acompanhando in loco a vocação empreendedora do brasileiro
que vê no franchising uma alternativa mais segura de abrir seu próprio
negócio”, diz.
Representantes de
marcas locais também tem participado dos cursos a fim de estudar a viabilidade
de franquear seus negócios. “Como ocorre nos EUA, começamos a notar o
desenvolvimento de redes franqueadoras regionais, ou seja, cuja área de
expansão é mais dirigida a sua própria localidade. Temos ciência de exemplos no
Nordeste e no Sul. Certamente, redes com forte acento local tem potencial de
seguir o mesmo caminho”, diz Cristina Franco.
Mesmo em curto espaço
de tempo, o Projeto já coleciona histórias interessantes. Por exemplo, o maior
público dos cursos presenciais foi em Itapipoca (CE), com 140 pessoas – a média
de presença gira entorno de 30 pessoas. Localizada a 130 km de Fortaleza, a
cidade possui 124 mil habitantes. Já Coari, interior do Amazonas, destacou-se
pela dificuldade do acesso. Localizada a 363 km de Manaus, a cidade tem acesso
apenas por avião (com baixíssima regularidade de voos) ou barco. Após ministrar
um curso para cerca de 40 participantes, a instrutora teve seu voo cancelado, vendo-se
obrigada a retornar de barco, em uma viagem de 8 horas até Manaus. Os estados
campeões em número de cursos foram Santa Catarina (26), Goiás (26) e Ceará
(19). Já em volume de público os vencedores foram São Paulo (732), Santa
Catarina (660) e Ceará (629 ).
No “fronte” digital,
o Projeto conta com o game Franquias Brasil, que de modo interativo e
divertido, transmite lições e dicas relevantes para administração de uma
franquia. São seis jogos online e gratuitos sobre os seguintes temas: Preços,
Vendas e Custos; Gestão de Pessoas, Atendimento a Clientes, Marketing e
Merchandising, Gestão Financeira e Indicadores de Desempenho. Com um público
predominantemente masculino (68%), os games vem atraindo, principalmente,
profissionais de 20 a 30 anos (36%) e 40 a 50 anos (36%), localizados na Região
Sudeste. Dos módulos disponíveis, o mais acessado é o de Preços, Vendas e
Custos, embora o que os jogadores passam mais tempo seja o de Gestão
Financeira.  “Além do amplo e fácil
acesso, o game traz uma vivência do dia a dia do franchising que é muito
importante para candidatos. Mesmo para quem já opera, o conteúdo é bastante
relevante, especialmente para aquele que estão começando”, afirma a diretora da
ABF Educação.
Em 2016, o Projeto
Franquias Brasil vai passar por 18 Estados e 104 cidades, de Norte a Sul do
País. A agenda dos cursos presenciais pode ser acompanhada pelo link:
http://abfeducacao.portaldofranchising.com.br.
A ABF é uma entidade
sem fins lucrativos, criada há 29 anos para divulgar, defender e promover o
desenvolvimento sustentável, técnico e institucional do modelo de negócio
denominado como Franchising/Franquia. Sendo assim, a instituição reúne todas as
partes envolvidas na franquia – franqueadores, franqueados, consultores e
prestadores de serviços – para garantir e disseminar as melhores práticas da
indústria do franchising no Brasil.
                                                
Entre as funções
desempenhadas pela entidade estão orientar o investidor como pesquisar
corretamente uma franquia, indicar leituras especializadas e fornecer dados
sobre as empresas franqueadoras no Brasil e no exterior. Para as empresas
interessadas em expandir seus negócios por meio do sistema de franquia, a ABF
indicada quais ações são necessárias para formatar o negócio, assim como
relaciona profissionais de consultoria em franchising para auxiliarem o
processo.
Fotos 1 e 2 – ABF Game franquias Brasil gestão financeira.
Crédito: Divulgação.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ESPECIALISTA AVALIA SOBRE A MELHORA DA PERSPECTIVA DA NOTA DE CRÉDITO DO BRASIL

A agência de classificação de riscos Moody´s revisou para cima a perspectiva da nota de …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn