PROPTECH OU CONSTRUTECH: QUAL O TERMO CORRETO PARA ESTA ONDA TECNOLÓGICA NO IMOBILIÁRIO?

ARTIGO DE GUSTAVO ZANOTTO 

Duas consagradas instituições de ensino, MIT e Oxford, e seus representantes Steve Weikal e Andrew Baum, respectivamente defendem o termo PropTech. Inclusive Andrew é autor de um estudo chamado PropTech 3.0, recomendo a leitura. Logo de início vemos que existem 3 pilares fundamentais para as PropTechs: Smart Real Estate, plataformas que facilitam a operação e o gerenciamento de ativos imobiliários.

A Economia Compartilhada, plataformas baseadas em tecnologia que facilitam o uso de ativos imobiliários.

E por fim Real Estate FinTech, plataformas baseadas em tecnologia que facilitam a negociação de ativos imobiliários.

E onde esta a construção? Inegável que exista as construtechs / constech, porém, elas são uma parte do todo chamado PropTech. Quando falamos de propriedades, falamos de como vender, de como realizar o uso e também como financiar, sendo que construir esta dentro de cada um destes pontos.

Vou mais além, em PropTech temos todas as outras techs plugadas: health, insurance, law, fin, rental e mais algumas. De novo, estas techs fazem parte de um todo, cada uma dessas techs atuam em seus mercado de origem com força e trazendo inovação para processos pertinentes a estes mercados, porém, atuam também dentro do grande mercado de PropTechs sendo complementares ao ativo imóvel.

E, quando estive em Montevideo para palestrar no evento PropTechWorkDay, visualizei um slide do amigo Sergio Topor que mostrava uma sequência animada: fintechs > constech > proptechs. Mais uma vez, proptech é maior e precisa ser entendida de fato como a mãe das tecnologias no mercado imobiliário.

Existe correntes defensoras que declaram existir diferenças entre prop e cons, claro que existe, eu afirmo que existem essas diferenças, porém, elas vão até a diferenciação do modelo de negócio.

Então, para finalizar PropTech é aplicar tecnologia no mercado imobiliário em todas as partes da cadeia produtiva. Constech é aplicar métodos construtivos em tudo que esta sobre a terra, no canteiro de obras, no empreendimento.

Se você é uma startup que entrega tecnologia para o mercado imobiliário visando resolver algum problema deste mercado, você é uma proptech.

Se você é uma empresa que emprega maneiras e modelos construtivos diferentes na entrega de seus produtos a venda no mercado imobiliário, você é uma empresa construtech que faz parte do modelo de negócios proptechs.

Certamente ainda teremos muito o que falar e o que diferenciar, termos novos, modelos de negócios novos, tecnologias novas, tudo isso novo, cria mercado novo, empresas e profissionais também novos e muitas dúvidas. E é na dúvida que teremos as melhores respostas.

 

Gustavo Zanotto é Diretor de Marketing da inGaia.

 

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SAIBA USAR O TEMPO COMO ALIADO NO PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO

ARTIGO DE JOÃO GUILHERME CAENAZZO O planejamento sucessório – que por décadas chegou a ser …

Facebook
Twitter
LinkedIn