PwC BRASIL AVALIA RANKING IBEVAR

23 de outubro de 2014.
A PwC Brasil avaliou o ranking do
Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) divulgado
pelo instituto. Dentre os segmentos incluídos no ranking IBEVAR, que apresenta a relação
das 120 maiores empresas do varejo brasileiro e um panorama do consumo no
Brasil em 2013, o de Super, Híper e Atacado é o maior em termos de faturamento e,
consequentemente, o que contempla mais empresas com receita superior a R$ 1
bilhão.  Das 55 companhias ranqueadas do segmento de super, híper e
atacado, 30 estão na casa dobilhão em receita anual.
O Grupo Pão de Açúcar (GPA) continua
no topo da lista com faturamento de R$ 64.4 bilhões no período, seguido de
Carrefour e Grupo Walmart. Dia Brasil e Supermercados Mundial entraram para o
‘clube do bilhão’ – título conferido às 82 empresas que superaram R$ 1 bilhão
em faturamento anual no ranking IBEVAR 2014.
A dimensão do segmento de Super, Híper
e Atacado no varejo é tão expressiva que
corresponde a 56,5% do montante registrado pelas 120 – o equivalente a mais de
R$ 214 bilhões. Comparado ao ano de 2012, o faturamento total do setor cresceu
11,3%. “O que podemos observar é que o 1º colocado desse segmento de
Super, Hiper e Atacado possui um faturamento cerca de 20 vezes maior do que o
10º colocado, o que indica que há espaço para crescimento, principalmente para
fusões e aquisições. Essa disparidade significa que há perspectivas para a
entrada de novos players no mercado ou de consolidação entre os grupos menores”, afirma
Ana Hubert, especialista de varejo e consumo na PwC Brasil.
Nos últimos anos, o Produto Interno
Bruto (PIB) foi afetado positivamente pela aceleração do consumo das famílias
brasileiras (bens de consumo, serviços e outras despesas). Consumo este que
representa 62,6% do PIB.
De acordo com o levantamento, 52% das
despesas familiares são destinadas ao aos bens de consumo. Excluindo veículos e
combustíveis, a participação cai para 42%. O segmento de híper e supermercados
representa 19,5% nas vendas de varejo, atrás apenas do setor de veículos, motos
e peças.

ECommerce

Outro ponto a ser destacado são as
empresas que disponibilizam serviço de comércio eletrônico. Pão de Açúcar e
Sonda, por exemplo, que ocupam 1° e 12° lugar no ranking respectivamente,
permitem que o cliente faça compras pela internet e as receba em domicílio.
Segundo Ana Hubert, o mercado de
eCommerce cresce anualmente acima do crescimento do mercado de varejo
total.  “Neste ano de 2014, considerado um ano de menor crescimento,
observamos um aumento de 26% no faturamento do eCommerce no 1º semestre e a estimativa
é fechar o ano com um crescimento de 21% no faturamento, chegando a 63 milhões
de e-consumidores únicos, ou seja, que já realizaram pelo menos uma compra
online. Esses números mostram que os varejistas não podem ficar fora desse
canal que pode impulsionar as vendas do setor”, explica Ana.
Com o objetivo de apresentar a relação das 120 maiores empresas do
varejo brasileiro e um panorama do consumo no Brasil em 2013, o Ranking IBEVAR
traz em sua quarta edição novos dados do setor. As 120 ranqueadas faturaram
juntas R$ 379 bilhões no ano passado, o que responde por 30% do faturamento
total do setor no país – valor 13,2% maior que o observado em 2012, que
era de R$ 326 bilhões. O levantamento divulgado pelo IBEVAR foi realizado
pelo PROVAR (Programa de Administração de Varejo da FIA), com apoio da PwC
Brasil.
As firmas do network PwC assessoram empresas e indivíduos a criar o
valor que eles buscam. Somos um network de firmas que atuam em 157 países com
195.000 profissionais que se dedicam a prestar serviços de alta qualidade em
auditoria, consultoria tributária e societária e de negócios. 
Fotos 1 e 2 – Ana Hubert, especialista de varejo e consumo na PwC Brasil.
Crédito: Divulgação/PwC Brasil.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

RODADA DE NEGÓCIOS PROMOVIDA PELO CIESP CAMPINAS MOBILIZA 140 EMPRESAS

A 1ª Rodada de Negócios promovida pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn